São Paulo, 22 de abril de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº16/2019.

Notícias

O engenheiro civil recém-formado na Poli, Ricardo Avelino, foi selecionado pela École des Ponts para receber o Prix Betancourt de 2019, prêmio oferecido anualmente ao melhor ex-aluno estrangeiro. Ricardo estudou na França por meio de um acordo de duplo-diploma. A premiação não reconhece apenas a performance acadêmica, mas o que o aluno aproveita e traz de contribuição para a instituição. Esta é a terceira vez que um brasileiro ganha esse prêmio, depois dos engenheiros Rodolfo Ferrari Jose da Silva e Mariana Ormelezi, também formados na Poli. Leia aqui a matéria sobre a experiência de Ricardo no intercâmbio.

---

Engenharia pode tornar acessíveis medicamentos contra leucemia

Nesta edição do Momento Tecnologia, um podcast do Jornal da USP, pesquisadores falam sobre um projeto para produzir uma enzima que pode ser usada no combate à leucemia, a Asparaginase. Melhorar o tratamento dos pacientes e provar que o Brasil é capaz de produzir um biofármaco puro, injetável e original são os objetivos dos pesquisadores. O professor Aldo Tonso, do Departamento de Engenharia Química da Poli, explicou que a engenharia tem o papel de aumentar a produtividade da fabricação da enzima, e assim diminuir o custo do produto para o consumidor. Ouça a matéria no link.

---

Professor da Poli atuará em projeto federal de mobilidade e logística

Paulo Kaminski, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, foi indicado para o Conselho Gestor do Programa Rota 2030 do Ministério da Economia. Entre as atividades do Conselho, que se reunirá periodicamente, está a discussão e a análise das propostas de programas prioritários que serão apresentadas pelo setor automotivo. Veja a matéria completa.

---

Agenda

Primeira reunião do grupo de trabalho para estudo de impacto de vizinhança acontece nesta quarta-feira (24)

No dia 24 de abril, às 14h, na sala de videoconferência do Edifício Mário Covas (Prédio da Administração) acontecerá a primeira reunião do Grupo de Trabalho da ABNT/CEE-268, cujo objetivo é a elaboração de norma técnica para Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e a revisão da NBR-12267 – Normas para elaboração de Plano Diretor. O grupo tem o propósito de estabelecer diretrizes para a elaboração e avaliação de EIVs, foi criado pela Comissão de Estudos Especiais da ABNT, a CEE-268, do Cidades e Comunidades Sustentáveis, sob a coordenação do professor Alex Abiko, do Departamento de Construção Civil.

 

Encontro de Engenharia Ambiental acontece nesta quinta

No dia 25 de abril, acontecerá a terceira edição do Encontro de Engenharia Ambiental, organizado pelo Centro Acadêmico dos estudantes desta área. O evento tem o objetivo de aproximar os alunos da profissão, mostrando as possibilidades de atuação do curso por meio de exposições de carreiras e do contato com ex-alunos formados na área. Outras informações na página do evento.

 

Hospital Albert Einstein promove simpósio internacional sobre Inteligência Artificial

Em parceria com o MIT, o segundo Simpósio Internacional e Datathon: Inteligência Artificial em Saúde será realizado de 25 à 27 de abril, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Veja detalhes do evento aqui.

 

Poli recebe lançamento de livro sobre análise linear de sinais

No dia 9 de maio, às 11h, no auditório da Engenharia Elétrica, acontecerá o lançamento do livro “Análise linear de sinais - Teorias, ensaios práticos e exercícios”, com a presença dos professores que elaboraram o livro. Será servido um coquetel após a apresentação.

---

O professor Diego Vazquez-Brust, da Universidade de Portsmouth, está atuando no Departamento de Engenharia de Produção como professor visitante até o fim deste semestre, e tem ministrado palestras abertas ao público, como parte de uma disciplina de pós-graduação. A visita é financiada pela FAPESP. Suas próximas palestras acontecerão nos dias 28 de maio e 11 de junho e é possível fazer inscrição no link.

Ex-alunos escolhem seus representantes na Congregação

Na última semana, foi realizada a eleição dos representantes dos antigos alunos da Poli para a Congregação da Escola. O representante eleito foi João Ernesto Figueiredo, e o suplente foi Orlando Vieira Sampaio Junior.

---

Poli em números

424

professores

 

394

servidores técnico-administrativos

 

Nesta edição, apresentamos dados de uma parte da comunidade interna. Em dados deste mês de abril, a Poli possui 424 professores, sendo 369 homens, e 55 mulheres. Destes, 335 atuam em dedicação em tempo integral, e 339 têm titulação de doutor ou acima. Entre os 394 funcionários, são 247 homens, e 147 mulheres.

---

Cursos e Editais

Programa de Bolsas da Califórnia está recebendo inscrições

Até o dia 28 de abril, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa de bolsas parciais de estudos na Califórnia, ofertado pela California State University, Northridge (CSUN) em conjunto com a University of La Verne (ULV) para alunos da USP. Os interessados devem solicitar detalhes sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.usp@profbritto.com.

 

Minicurso de pós-graduação em geociências, recursos minerais e meio ambiente

O curso “Interpretation of 2D/3D Subsurface Seismic Dataset and Introduction to Prospect Analysis”, da disciplina de pós-graduação “Tópicos Especiais em Geofísica Aplicada”, será ministrado do dia 2 a 10 de maio. As inscrições podem ser feitas até dia 28 de abril na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Geociências. Dúvidas no email andrenegrao@usp.br. Outras informações no link.

 

FAPESP abre processo seletivo para curso intensivo diplomacia científica

Até dia 5 de maio, estudantes de pós-graduação podem se candidatar para o curso intensivo “Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação”, financiado pela FAPESP, que acontecerá do dia 21 a 30 de agosto. Outras informações e inscrições no link.

 

MIT promove desafio para inovação inclusiva

Até dia 9 de maio, MIT receberá inscrições para o “MIT Inclusive Innovation Challenge”. Outras informações no link.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa lança três editais de iniciação científica e para inovação tecnológica

O período de inscrição irá das 8h30 do dia 22 de abril às 12h do dia 20 de maio. Os editais são: PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM.

 

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

 

Aucani lança edital da União Ibero-americana para pesquisadores

Até 7 de maio, serão recebidas inscrições para a Unión Iberoamericana de Universidades (UIU), em que participam a Universitat de Barcelona (Espanha), a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Universidad Nacional Autónoma de México (México) e  a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), em áreas de comum interesse. O edital 1054/2019 é voltado para docentes.

 

Aucani lança edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network

Até o dia 31 de maio, estarão abertas as candidaturas para o edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), que integra a USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NCSU, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O apoio de US$10.000 por instituição a projetos de pesquisa conjuntos entre as universidades parceiras. Outras informações no link.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

 

Simpósio MetMat receberá submissões de trabalho a partir de maio

De 4 a 8 de novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019, com palestrantes convidados, apresentações orais selecionadas e sessões de pôsteres. O objetivo do Simpósio é difundir as pesquisas realizadas pelos alunos do programa de pós-graduação da Poli, outros centros tecnológicos e universitários do Brasil. Outras informações no link.

---

Vivência Universitária

Competição promove gestão e estratégia aos participantes

Global Management Challenge é uma competição em que uma equipe de três participantes assume a administração de uma empresa e a sua gestão de forma virtual. As inscrições vão até 30 de agosto. Outras informações no link.

 

Evento de inovação no setor elétrico recebe trabalhos

O IX CIERTEC, que será realizado nos dias 23 a 24 de julho, está recebendo os trabalhos técnicos sobre inovações na área de energia elétrica até 30 de abril. Outras informações no link.

 

USP lança aplicativo de segurança no campus

O aplicativo possui registros de ocorrência, chamada de emergência, mapa de alerta e estado de alerta. Confira as funções no link.

 

Evento na Escola de Educação Física e Esporte aborda poluição, exercício e saúde

Nos dias 7 e 8 de maio, acontecerá sentido, a conferência “Grandes Desafios da Ciência: Poluição do Ar, Saúde e Exercício” na EEFE. As palestras serão em inglês, algumas com tradução simultânea. A inscrição tem taxa de R$100 e é possível realizá-la no site.

 

Programação do Cinusp aborda a relação entre homens e animais

De 22 de abril a 12 de maio, o Cinusp exibirá a mostra “Nossos melhores amigos” para falar da relação humana com os bichos. Confira a programação completa no site.

 

Concurso cultural da USP abre inscrições

No programa “Nascente”, os estudantes de graduação e pós-graduação da USP podem concorrer em sete áreas artísticas: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto. As inscrições estão abertas até 30 de maio. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível no site e anexar os arquivos solicitados. Além da premiação, de 4 mil reais por categoria, os vencedores têm a possibilidade de mostrar o seu trabalho em eventos promovidos pela curadoria do programa.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.