São Paulo, 29 de abril de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº17/2019.

Notícias

Pesquisadoras do Laboratório de Engenharia de Alimentos da Poli estão desenvolvendo embalagens biodegradáveis para alimentos feitas com matérias-primas de origem vegetal e resíduos agroindustriais, que servem de alternativa para o uso de plástico convencional.

“Um dos nossos principais desafios era desenvolver um filme biodegradável resistente e maleável para embalagens, que pudesse ser produzido em larga escala e por um preço competitivo em comparação ao plástico derivado do petróleo”, explica a professora Carmen Cecilia Tadini, coordenadora do Laboratório e diretora de Transferência de Tecnologia do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC). “Ao mesmo tempo, são pesquisadas substâncias com atributos diferenciais, como antioxidantes ou antimicrobianos”. Veja a matéria completa.

---

Jornal da USP - “Qual é o futuro da indústria automobilística no Brasil e no Mundo?”

Na série Desafios, do Jornal da USP, foram entrevistados três especialistas em indústria automobilística, que traçaram um painel sobre as tendências do setor para os próximos anos e décadas. Entre eles, está o professor Roberto Marx, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, especialista na área de indústria automobilística e organização industrial, e coordenador do Laboratório de Estratégias Integradas da Indústria da Mobilidade.

---

Professor aborda tecnologias imersivas na educação

Em entrevista à Rádio CBN Recife, o professor e coordenador do Laboratório de Tecnologias Interativas, Romero Tori, falou sobre a “educação imersiva”, ou seja, em que o aprendizado ocorre por meio das chamadas de tecnologias de imersão, como realidade virtual e realidade aumentada. Confira a entrevista completa.

---

Aluna está realizando pesquisa sobre acessibilidade aos prédios da Poli

A aluna Carollina Okamoto, do quarto ano da graduação em Engenharia Civil, está realizando uma pesquisa sobre a acessibilidade na Poli para elaborar projetos emergenciais de melhoria dessas interligações entre os prédios. Para prosseguir, é necessário que a comunidade politécnica responda ao breve questionário do link.

---

Na mídia

Canteiros de obra high tech

Na edição de abril da Revista FAPESP, os professores Eduardo Toledo Santos, Fabiano Corrêa e Vanderley John, do Departamento de Construção Civil, discorreram sobre as novas tecnologias, como ferramentas digitais e industrialização de processos, que buscam aumentar a produtividade da área de construção civil.

Respeito ao limite de cargas pode aumentar em até seis meses vida útil de rodovia

Monitoramento na Fernão Dias apontou que quase 24% dos caminhões levavam carga acima dos limites da lei. A pesquisadora do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, Mariana Bosso, verificou como o excesso de carga prejudica a qualidade e a duração da pavimentação, traduzindo esse impacto em números. Veja a matéria completa.

Gerenciamento da execução da obra: como deve ser feito?

O professor Francisco Ferreira Cardoso, do Departamento de Construção Civil, e a professora Clarice Degani, do mesmo Departamento, ofereceram uma entrevista ao portal Going Green Brasil sobre o que deve ser feito para uma obra seja executada dentro das especificidades do projeto.

---

Agenda

Poli recebe lançamento de livro sobre análise linear de sinais

No dia 9 de maio, às 11h, no auditório da Engenharia Elétrica, acontecerá o lançamento do livro “Análise linear de sinais - Teorias, ensaios práticos e exercícios”, com a presença dos professores que elaboraram o livro. Será servido um coquetel após a apresentação.

 

Professor de universidade inglesa dará uma série de palestras

O professor Diego Vazquez-Brust, da Universidade de Portsmouth, atuará no Departamento de Engenharia de Produção como professor visitante até o fim deste semestre, e ministrará palestras abertas ao público, como parte de uma disciplina de pós-graduação. Essas palestras acontecerão sempre às 14h, na sala D2-116:

28 de maio: Beyond Corporate Social Responsibility

11 de junho: Glocal Responsible Management

Inscrições no link.

 

Workshop sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Entre os dias 13 e 16 de agosto, será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, o workshop “UN’s Sustainable Development Goals (SDGs): International Academic Collaboration for Transformational Industry and its Social and Environmental Impacts”. O evento, apoiado pela FAPESP e pelo British Council, visará promover a pesquisa e a colaboração internacional na produção de conhecimento a ser utilizado por empresas para responder os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A professora Marly Monteiro de Carvalho, da Poli, será uma das mentoras do workshop. O evento é gratuito e é possível fazer inscrições pelo link. Outras informações no site do evento.

---

No dia 25 de abril, aconteceu o Encontro de Extensão (EdEx), realizado pelo Grêmio e pela Poli Júnior. O objetivo do evento foi de estreitar os laços entre os grupos e discutir assuntos que são pertinentes à vivência na Poli e temas de diversidade, importantes à extensão universitária.

---

Poli em números

36

Número de convênios de Dupla Titulação na pós-graduação estabelecidos pela Comissão de Relações Internacionais da Poli. Veja aqui uma reportagem sobre o acordo firmado com a rede CLUSTER.

---

Cursos e Editais

Poli realiza curso de difusão sobre Bibliometria em julho

No dia 22 de julho, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli realiza o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. As inscrições para o curso ocorrem até o dia 15 de julho e podem feitas de duas formas: online no link ou presencialmente na Fundação Vanzolini, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h (Avenida Paulista, 967, 3º andar, Bela Vista ou Avenida Professor Luciano Gualberto, 1380, Cidade Universitária). Para o processo de seleção, são necessários o preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação do currículo profissional. O investimento é de R$ 370,00.

Outras informações no email extensaopro@usp.br ou telefone (11) 5525-5810.

 

Pró-Reitoria de Graduação lança oito novas disciplinas este ano

A PRG vai lançar, no segundo semestre deste ano, oito novas disciplinas. São elas: Divulgação Científica: Importância e Princípios Básicos; Inovação e Empreendedorismo; Fundamentos em Empreendedorismo; Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade; Carreiras Contemporâneas: Teorias e Aplicações; Fundamentos da Economia Circular; Introdução a Cloud Services Usando Swift com Ênfase em loT; e Inteligência Artificial, que está em fase final de elaboração. Leia mais.

 

FAPESP abre processo seletivo para curso intensivo diplomacia científica

Até dia 5 de maio, estudantes de pós-graduação podem se candidatar para o curso intensivo “Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação”, financiado pela FAPESP, que acontecerá do dia 21 a 30 de agosto. Outras informações e inscrições no link.

 

MIT promove desafio para inovação inclusiva

Até dia 9 de maio, MIT receberá inscrições para o “MIT Inclusive Innovation Challenge”. Outras informações no link.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa lança três editais de iniciação científica e para inovação tecnológica

O período de inscrição irá até às 12h do dia 20 de maio. Os editais são: PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM. Observação: para o PIBITI em grupo, as inscrições serão realizadas em papel e serão recebidas pelo Serviço de Pesquisa às 10h do dia 20 de maio.

 

Aucani lança edital para docentes

Até 7 de maio, serão recebidas inscrições para a Unión Iberoamericana de Universidades (UIU), em que participam a Universitat de Barcelona (Espanha), a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Universidad Nacional Autónoma de México (México) e  a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), em áreas de comum interesse. O edital 1054/2019 é voltado para docentes.

 

Aucani lança edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network

Até o dia 31 de maio, estarão abertas as candidaturas para o edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), que integra a USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NCSU, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O apoio de US$10.000,00 por instituição a projetos de pesquisa conjuntos entre as universidades parceiras. Outras informações no link.

 

Simpósio MetMat receberá submissões de trabalho a partir de maio

De 4 a 8 de novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019, com o objetivo de difundir as pesquisas realizadas pelos alunos do programa de pós-graduação da Poli e de outros centros tecnológicos e universitários do Brasil. Os trabalhos podem ser submetidos a partir do dia 1º de maio. Outras informações no link.

 

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

---

Quadro de Avisos

Comunicado

A partir do dia 29 de abril, o atendimento, presencial ou telefônico, do Serviço de Pessoal será realizado das 11h às 16h.

 

Eleição para escolha dos representantes e respectivos suplentes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico-Administrativo da Poli

O pedido de inscrição dos candidatos deverá ser formulado por meio de requerimento disponível no site da Escola Politécnica e entregue no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, devidamente assinado pelos candidatos,  até as 16 horas do dia 15 de maio de 2019.

---

Vivência Universitária

Multinacional francesa abre visitas para seu Centro de Treinamentos

A Schneider Electric, especializada em gestão de energia e automação, estará no dia 2 de maio, das 9h às 16h, na Unidade de Cajamar, recebendo visitas em seu Centro de Treinamentos. Os treinamentos são destinados a engenheiros, eletricistas, técnicos e operadores. É necessário confirmar presença até hoje (29 de abril) no e-mail davi.goncalo@se.com. Outras informações no link. Código QR para utilizar na visita aqui.

 

Museu de Arte Moderna lança exposição sobre década de 1960

Entre os dias 30 de abril e 28 de julho, o MAM exibirá a mostra “Os anos em que vivemos em perigo”, que revisita a atmosfera conturbada dos anos 1960 a partir de 50 obras do acervo do Museu. Outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.