São Paulo, 06 de maio de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº18/2019.

Notícias

O estudante Victor Hideaki Uehara conta como tornou realidade seu sonho de ingressar na Poli, que parecia algo distante de sua realidade, apesar de sempre ser citada pela família. Este sonho começou a se tornar realidade quando Victor, até então estudante da escola pública estadual ETESP, começou a participar do Programa de Pré-Iniciação Científica, que insere os jovens em atividades na universidade, enquanto eles ainda estão no ensino médio. Durante o projeto, Victor trabalhou no Tanques de Provas Numérico e foi orientado pelo professor Kazuo Nishimoto. Conheça a história de Victor na Poli.

---

Universidade recebe, esta semana, delegação da Universidade do Minho para estruturar trabalhos multidisciplinares em medicina regenerativa

A Faculdade de Medicina (FM) da USP recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 6 de maio, a reunião geral da visita da delegação da Universidade do Minho. Representantes da Escola Politécnica (Poli) e da FM apresentaram suas unidades e pesquisas, em especial o Grupo Engenharia e Medicina Regenerativa, composto por pesquisadores que buscam desenvolver trabalhos multidisciplinares em conjunto. A programação, que vai até o dia 8, contará com visitas aos laboratórios e será encerrada com uma reunião para definição de ações futuras.

---

Os professores Giovanni Manassero, do Laboratório de Pesquisa em Proteção e Automação de Sistemas Elétricos (LPROT) e Nelson Kagan, do Núcleo de Pesquisa em Redes Elétricas Inteligentes (NAPREI), ambos do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli, participaram do Momento Tecnologia para falarem sobre redes elétricas inteligentes. Eles explicaram esse conceito e abordaram as vantagens de ter uma rede integrada.

---

Na mídia

G1: Alunos da USP ganham prêmio de R$ 75 mil com software que calcula risco de doenças crônicas

Rafael Faleck Rejtman, estudante de engenharia mecatrônica da Poli, juntamente com o estudante de engenharia Igor Marinelli, e o administrador Pedro Freire, criaram a Blue, uma startup com um software de mesmo nome que calcula o risco de uma pessoa ser afetada por doenças crônicas. O sistema, destinado a empresas de saúde, conquistou o primeiro lugar em competição realizada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O software criado por eles utiliza a tecnologia de inteligência artificial em que se analisa um banco de dados hospitalares e laboratoriais para estimar as chances de um usuário vir a desenvolver determinadas doenças.

Época Negócios: As empresas mais amadas pelos funcionários no Brasil em 2019

A empresa-filha da Escola, Inspira Tecnologia, fundada por dois engenheiros eletricistas formados na Poli, está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, na categoria pequenas e médias. A plataforma Love Mondays, que permite que os funcionários deem notas para seus empregadores, realizou o levantamento das Empresas Mais Amadas em 2018, e a Inspira recebeu nota 5. Conheça a história da Inspira Tecnologia no hotsite de empresas-filhas da Escola.

---

Agenda

Pró-Reitoria de Pesquisa realiza evento sobre integridade científica na quarta

Nesta quarta-feira, 8 de maio, às 14h, na Sala Alfredo Bosi (IEA), acontecerá o evento “Perspectiva sobre Plágio Acadêmico e Integridade Científica”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Os professores Fredric litto, Sueli Mara Ferreira e Marcelo Krokoscz participarão do debate sobre a questão do plágio e os modos de combatê-lo. O evento é gratuito e não necessita de inscrição. Outras informações na página do evento. Transmissão online no link.

 

Poli recebe lançamento de livro sobre análise linear de sinais

Nesta quinta-feira, dia 9 de maio, às 11h, no auditório do prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá o lançamento do livro “Análise linear de sinais - Teorias, ensaios práticos e exercícios”, com a presença dos professores que elaboraram o livro. Será servido um coquetel após a apresentação.

 

Workshop sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Entre os dias 13 e 16 de agosto, será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, o workshop “UN’s Sustainable Development Goals (SDGs): International Academic Collaboration for Transformational Industry and its Social and Environmental Impacts”. O evento, apoiado pela FAPESP e pelo British Council, visará promover a pesquisa e a colaboração internacional na produção de conhecimento a ser utilizado por empresas para responder os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A professora Marly Monteiro de Carvalho, da Poli, será uma das mentoras do workshop. O evento é gratuito e é possível fazer inscrições pelo link. Outras informações no site do evento.

---

Poli recebe evento “Invista como uma garota

No dia 2 de maio, o Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e o Grêmio Politécnico trouxeram Aninha Baraldi e Vic Giroto, idealizadoras do “Invista como uma garota”, para uma roda de conversa sobre finanças com as estudantes da Poli.

---

Poli em números

Unidades Embrapii

A Poli possui duas unidades Embrapii: a Materiais para Construção Ecoeficiente e a Tecnogreen. A USP possui quatro das 40 unidades da Embrapii distribuídas por todo território nacional.

A Unidade Tecnogreen é especializada em tecnologia verde, isto é, a redução do impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. Com projetos que vão desde a transformação de resíduos de biomassa – como restos de plantações de eucaliptos, por exemplos – em matérias primas; processos de reparação de compostos de resíduos em barragens ou redução do risco de vazamento de petróleo em plataformas de prospecção em alta profundidade. Conheça esta Unidade aqui.

Já a Unidade Materiais para Construção Ecoeficiente foi a primeira unidade da USP. Ela atende todo o Brasil no desenvolvimento de soluções para o setor de construção e atua, especificamente, em soluções para diminuir o impacto ambiental e melhorar a ecoeficiência das habitações. Leia mais.

---

Cursos e Editais

Pró-Reitoria de Graduação lança oito novas disciplinas este ano

A PRG vai lançar, no segundo semestre deste ano, oito novas disciplinas. São elas: Divulgação Científica: Importância e Princípios Básicos; Inovação e Empreendedorismo; Fundamentos em Empreendedorismo; Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade; Carreiras Contemporâneas: Teorias e Aplicações; Fundamentos da Economia Circular; Introdução a Cloud Services Usando Swift com Ênfase em loT; e Inteligência Artificial, que está em fase final de elaboração. Leia mais.

 

Aucani lança edital para docentes

Até amanhã, dia 7 de maio, serão recebidas inscrições para a Unión Iberoamericana de Universidades (UIU), em que participam a Universitat de Barcelona (Espanha), a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Universidad Nacional Autónoma de México (México) e  a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), em áreas de comum interesse. O edital 1054/2019 é voltado para docentes.

 

Programa de Carreira do Amigos da Poli tem seus últimos dias de inscrição

As inscrições para o Programa de Carreira 2019 vão até as 18h do dia 8 de maio (quarta-feira). O Programa, que começará em agosto, inclui treinamentos semanais, mentoria, aconselhamento de carreira, possibilidade de estágio de férias. As inscrições podem ser feitas pelo link. Dúvidas e outras informações no email contato@centrodecarreiradapoli.com.br.

 

MIT promove desafio para inovação inclusiva

Terminam nesta semana as inscrições para o “MIT Inclusive Innovation Challenge”. Outras informações no link.

 

Poli oferece curso de redação acadêmica em inglês

Até dia 10 de maio, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Writing II (ferramentas de redação acadêmica em inglês), que acontecerá às quartas-feiras, das 9h às 11h durante maio e junho. O curso é voltado para pós-graduação e pós-doc. As vagas são limitadas e é possível realizar inscrição no link. Outras informações em cborbatrad@gmail.com.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa lança três editais de iniciação científica e para inovação tecnológica

O período de inscrição irá até às 12h do dia 20 de maio. Os editais são: PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM. Observação: para o PIBITI em grupo, as inscrições serão realizadas em papel e serão recebidas por este Serviço de Pesquisa às 10h do dia 20 de maio.

 

Aucani lança edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network

Até o dia 31 de maio, estarão abertas as candidaturas para o edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), que integra a USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NCSU, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O apoio de US$10.000,00 por instituição a projetos de pesquisa conjuntos entre as universidades parceiras. Outras informações no link.

 

Bolsas para pós-doutorado na área de neurociência

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Neuromatemática (NeuroMat), sediado na USP, e financiado pela FAPESP, oferece diversas bolsas de pós-doutorado para desenvolver pesquisa na área de interface entre Probabilidade, Estatística, Computação, Engenharia Biomédica e Neurociência. As inscrições vão até 3 de junho. Confira o edital completo aqui.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Université de Lyon

Até 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1072 – “Joint Call for UdL-USP Research Projects”, lançado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Université de Lyon, da França. O edital é voltado para docentes, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital e seu formulário de inscrição.

 

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

De 4 a 8 de novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019, com o objetivo de difundir as pesquisas realizadas pelos alunos do programa de pós-graduação da Poli e de outros centros tecnológicos e universitários do Brasil. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

 

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

 

Poli realiza curso de difusão sobre Bibliometria em julho

No dia 22 de julho, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli realiza o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. As inscrições para o curso ocorrem até o dia 15 de julho e podem feitas de duas formas: online no link ou presencialmente na Fundação Vanzolini, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h (Avenida Paulista, 967, 3º andar, Bela Vista ou Avenida Professor Luciano Gualberto, 1380, Cidade Universitária). Para o processo de seleção, são necessários o preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação do currículo profissional. O investimento é de R$ 370,00.

Outras informações no email extensaopro@usp.br ou telefone (11) 5525-5810.

---

Quadro de Avisos

Eleição dos representantes e respectivos suplentes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico-Administrativo

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.472 publicada no D.O.E. de 18/4/2019, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes e respectivos suplentes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico-Administrativo da Escola Politécnica da USP.

A eleição será realizada no dia 30/5/2019, das 9 às 16h, por meio de sistema eletrônico de votação. O pedido de inscrição dos candidatos deverá ser formulado por meio de requerimento disponível no site da Escola Politécnica e entregue no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, devidamente assinado pelos candidatos, até as 16 horas do dia 15 de maio de 2019.  

---

Vale Lembrar

A Associação dos Engenheiros Politécnicos tem um projeto para apoiar os politécnicos ingressantes, o Retribua, que oferece também mentoria aos calouros. Entenda como o projeto funciona na reportagem.

---

Vivência Universitária

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas debate ameaças ao conhecimento histórico

De 7 a 9 de maio, na FFLCH-USP, acontecerá um evento em que se debaterão temas históricos questionados nos últimos tempos no Brasil e no mundo: inquisição, escravização de africanos, genocídio indígena na época colonial, holocausto, golpe de Estado e regime militar. Outras informações no link.

 

Brasiliana recebe exposição inédita sobre Elvino Pocai

Do dia 7 de maio ao dia 21 de agosto, “Elvino Pocai: Poeta das Artes Gráficas” estará exposta na Biblioteca Brasiliana. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

 

Exposição reúne obras inspiradas pelo primeiro livro de Jorge Amado

De 8 a 31 de maio, na Biblioteca Brasiliana, estará exposta “A Imagem e a Palavra - Mar Morto, Jorge Amado", mostra idealizada pela artista plástica Altina Felício. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

 

Estudo apresenta dados sobre a desindustrialização e suas consequências no Brasil

No dia 10 de maio, às 10h, no Instituto de Estudos Avançados da USP, acontecerá o seminário “Indústria Brasileira no Limiar do Século 21: Evolução Estrutural, Comercial e Tecnológica”, que apresentará séries inéditas de pesquisas sobre a participação do setor industrial no PIB do Brasil. Não é necessário realizar inscrição e haverá transmissão ao vivo pela internet.

 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas terá exposição para comemorar os 120 anos

De 10 de maio a 31 de julho, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, exibirá a exposição “Da Eschola Livre de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas: 120 anos de excelência” no espaço de exposições da Biblioteca do Conjunto das Químicas da USP. É possível visitá-la, de segunda a sexta, das 8h às 22h, e de sábado, 8h às 13h.

 

Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura acontece na Unicamp

Nos dias 5 e 6 de junho, o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizará o Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (Edicc) com o tema “Afetos Políticos”. É possível fazer a inscrição no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.