São Paulo, 08 de maio de 2019.

Edição Especial do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº2/2019.

A Escola Politécnica da USP já formou mais de 30 mil engenheiros e tem como principal missão ajudar a sociedade brasileira a enfrentar seus desafios tecnológicos. O debate sobre inovação vem ganhando destaque na universidade, uma vez que esta forma empreendedores que atuam nas mais diversas áreas.

Nesta edição especial, você confere uma reportagem sobre as startups formadas por ex-alunos da Poli e da USP e como a universidade está buscando conhecer as iniciativas geradas por seus integrantes e modos de fomentá-las.

---

Quatro ex-alunos da Escola Politécnica da USP estão entre os 16 fundadores das startups brasileiras que alcançaram o valor de US$ 1 bilhão.

Um levantamento realizado em fevereiro pela plataforma Distrito, em parceria com a KPMG, apontou que o Brasil contava com seis empresas unicórnios estabelecidas: 99, Nubank, iFood, Gympass, Stone Pagamentos e Arco Educação. Quatro delas têm entre seus fundadores pessoas formadas na USP. A 99 e a Nubank têm ex-alunos da Escola Politécnica entre os seus fundadores. 

Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras, fundadores da 99, estudaram Engenharia Mecatrônica na Poli-USP. O aplicativo de transporte, presente em mais de mil cidades, tornou-se o primeiro unicórnio brasileiro, e foi adquirido por uma empresa chinesa e oferece diversas categorias de serviço.

Cristina Junqueira, única mulher entre os 16 fundadores dos unicórnios brasileiros, estudou Engenharia de Produção na Poli e foi uma das fundadoras da Nubank. A empresa atua na área de serviços financeiros e oferece cartão de crédito sem tarifas, com atendimento desburocratizado, totalmente via aplicativo. 

O Jornal da USP conversou com alguns destes criadores de unicórnios e traz um resumo das iniciativas que impulsionam o empreendedorismo entre os estudantes. Confira aqui a matéria.

Fonte: Jornal da USP

---

A fim de preparar a Escola para fomentar a criação de lideranças em inovação, a diretoria da Escola Politécnica quer conhecer as empresas-filhas da instituição, ou seja, as empresas criadas por alunos, ex-alunos, funcionários e docentes.

A Poli optou por realizar o seu mapeamento por meio de um sistema criado pela Agência USP de Inovação para conhecer os perfis dos empreendedores. O Sistema Solus é um questionário disponibilizado pela Universidade, em que são solicitadas informações pessoais do empreendedor e da empresa. As informações concedidas serão de uso interno, à exceção das que já são de conhecimento público, e que podem ser eventualmente usadas para divulgação da iniciativa e das empresas. O tempo estimado de resposta do questionário é de 5 a 7 minutos. Para responder, acesse o link aqui. Até o fechamento desta matéria (9/4/19), estão cadastradas 60 empresas-filhas da Poli no Sistema Solus.

O vice-diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, explica que a intenção é mostrar à sociedade os impactos econômicos das atividades da Escola, seu valor em termos de tecnologia, e mostrar ações inspiradoras para os docentes e alunos.

Acesse aqui a lista com informações sobre as empresas-filhas já cadastradas no sistema.

Página no site da Poli reúne informações sobre empresas-filhas

A Poli tem diversas histórias de empreendedorismo, e por isso criou uma página em seu site para contar algumas das incontáveis trajetórias dos politécnicos que criaram suas empresas, e colocaram seus projetos em prática.

Há também uma listagem na área de Empresas-Filhas, construída de maneira colaborativa, e caso você seja um desses empreendedores, pode enviar suas informações para inspirar muitas gerações de politécnicos.

Sugestões, críticas e elogios podem ser enviados para comunicacao.poli@usp.br.

 

Fotos: Bancos de Imagens da USP, Arquivo Nubank.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.