São Paulo, 14 de maio de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº19/2019.

Agenda

Marinha realiza palestras sobre energia nuclear

No dia 15 de maio, às 14h, no auditório do prédio de Engenharia Mecânica da Poli, acontecerão as palestras “Reatores nucleares de potência e sistemas de energia nuclear geração IV”, por Antônio Teixeira e Silva, e “Projeto do reator multipropósito brasileiro”, por Leslie de Molnary.

---

USP e as profissões: Poli recebe visita monitorada no próximo sábado

No dia 18 de maio, a partir das 8h30, Poli realizará uma visita monitorada aos seus laboratórios, com o objetivo de apresentar a instituição aos interessados em estudar engenharia, e oferecer um espaço onde eles possam tirar dúvidas com alunos e professores.

---

Campanha Cata Bagulho começa na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (20), o Poli Recicla realizará a campanha para descartar os seguintes materiais: móveis quebrados, objetos sem uso, madeiras, paletes, metais e pneus. Não serão aceitos: bens patrimoniados, materiais recicláveis, resíduos eletroeletrônicos e de telefonia, entulhos, restos vegetais, terra e resíduos químicos.

---

Cursos e Editais

Aucani lança edital de intercâmbio de curta duração para a China

Até 15 de maio, estão abertas as inscrições para o Edital 1079 “International Summer Camp Invitation”, lançado pela Aucani, sendo um intercâmbio de curta duração para a China. O edital é voltado para alunos de graduação, e as inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Aucani lança edital para simpósio na Universidade Politécnica de São Petersburgo

Até 17 de maio, estão abertas as inscrições para o Edital 1080 “World Cities World Class (WC2) – St. Petersburg Symposium”, lançado pela Aucani, sendo um simpósio a Universidade Politécnica de São Petersburgo, da Rússia. O edital é voltado para alunos de pós-graduação, as inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Amigos da Poli está recebendo inscrições de projetos para serem financiados

Até dia 18 de maio, é possível realizar a inscrição para solicitar o financiamento de projetos ao Fundo Patrimonial Amigos da Poli. Juntamente com a inscrição, é necessário anexar o cronograma físico-financeiro. Outras informações no edital.

 

Termina na próxima segunda-feira o prazo de inscrição para os editais de iniciação científica e inovação tecnológica

O período de inscrição das bolsas da Pró-Reitoria de Pesquisa irá até às 12h do dia 20 de maio. Os editais são: PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM. Para os projetos PIBITI em grupo, as inscrições serão realizadas em papel e serão recebidas pelo Serviço de Pesquisa da Poli até às 10h do dia 20 de maio.

 

Programa Unificado de Bolsas de Estudo está recebendo inscrição

Até 27 de maio, estarão abertas as inscrições para para o Programa Unificado de Bolsa (PUB), voltado para alunos de graduação. As inscrições são feitas pelo sistema Juno. Confira aqui o edital.

 

Aucani lança edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network

Até o dia 31 de maio, estarão abertas as candidaturas para o edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), que integra a USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NCSU, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O apoio de US$10.000,00 por instituição a projetos de pesquisa conjuntos entre as universidades parceiras. Outras informações no link.

 

Bolsas para pós-doutorado na área de neurociência

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Neuromatemática (NeuroMat), sediado na USP, e financiado pela FAPESP, oferece diversas bolsas de pós-doutorado para desenvolver pesquisa na área de interface entre Probabilidade, Estatística, Computação, Engenharia Biomédica e Neurociência. As inscrições vão até 3 de junho. Confira o edital completo aqui.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Université de Lyon

Até 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1072 – “Joint Call for UdL-USP Research Projects”, lançado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Université de Lyon, da França. O edital é voltado para docentes, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital e seu formulário de inscrição.

 

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

De 4 a 8 de novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019, com o objetivo de difundir as pesquisas realizadas pelos alunos do programa de pós-graduação da Poli e de outros centros tecnológicos e universitários do Brasil. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

 

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

---

Quadro de Avisos

Eleição dos representantes e respectivos suplentes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico-Administrativo (CTA)

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.472 publicada no D.O.E. de 18/4/2019, estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes e respectivos suplentes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico-Administrativo da Escola Politécnica da USP.

---

Vivência Universitária

Cinusp exibe mostra de cinema do mundo árabe

Do dia 13 de maio ao dia 2 de junho, o Cinusp exibirá uma mostra para adentrar na cultura árabe. Confira a programação no site.

 

Espaço das Artes inaugura a exposição coletiva “Desenho Sujo”

De 13 de maio a 14 de junho, de segunda a sexta, das 10h às 20h, no Espaço das Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP, estará exposta a mostra “Desenho Sujo”, reunindo trabalhos na esfera do desenho de nove artistas. A visita tem entrada franca.

 

FEA recebe palestra de professora de Israel

No dia 15 de maio, às 11h30, na Sala Ruy Leme, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, a professora Miriam Erez, de Israel, dará a palestra “Team innovation: effects of team composition, team processes and team leadership”. O seminário será realizado em inglês. Outras informações no link.

 

Palestra explica desenvolvimento de carreira por meio da teoria de Jung

No dia 15 de maio, às 11h30, no  Auditório FEA- 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, acontecerá a palestra ”Tipos Psicológicos de Jung: implicações teóricas e práticas para o desenvolvimento de carreira”, cujo objetivo é esclarecer a teoria dos tipos, luz e sombras dos tipos, e como se desenvolver a partir desse conhecimento. Inscrições no link.

 

American Chemical Society promove evento na USP

No dia 15 de maio, às 9h, no Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP, acontecerá o evento “ACS on Campus”, com presença de editores da American Chemical Society. Outras informações no link.

 

“Convite à Física” acontece nesta semana

No dia 15 de maio, às 18, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP, acontecerá o colóquio “Aglomerados de galáxias e lentes gravitacionais com o levantamento J-PAS”, como parte da série “Convite à Física”. Outras informações no link. Transmissão ao vivo aqui.

 

Evento aborda uso de dados para o desenvolvimento e o bem comum

No dia 16 de maio, às 9h, no Inovabra (Av. Angélica, 2529, Bela Vista), acontecerá o evento gratuito “Big Data para o Bem Comum”, que busca debater as possibilidades do uso de dados para o desenvolvimento.

 

Festival Pint of Science leva a ciência para o público geral de modo direto

Nos dias 20, 21 e 22 de maio, em São Carlos, acontecerá o festival de divulgação científica “Pint of Science”. Três locais receberão o evento, e cada espaço vai abrigar um bate-papo por noite, a partir das 19h30. Outras informações no link.

 

Sociólogo Nick Couldry participa de conferência sobre a influência dos algoritmos na sociedade contemporânea

No dia 20 de maio, às 14h, no Auditório Paulo Emílio da Escola de Comunicações e Artes da USP, a conferência “Colonialismo de dados e o esvaziamento da vida social”, com a participação do sociólogo de mídia e cultura, Nick Couldry, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA.

 

Seminário na Biblioteca Brasiliana aborda revistas no Brasil

No dia 21 de maio, às 9h, na Sala Villa Lobos da Brasiliana, acontecerá um seminário sobre revistas no Brasil, tendo como base o Acervo da Brasiliana e a produção inusitada das revistas cariocas, capixabas e curitibanas. Confira a programação no link.

 

Programa USP Aberta à Terceira Idade promove concurso de fotografia

Até dia 23 de maio, o programa voltado para a terceira idade estará recebendo inscrições para o concurso fotográfico “Memória de São Paulo: Mesmo espaço. Tempos Diferentes”. Outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.