São Paulo, 20 de maio de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº20/2019.

Prezada comunidade politécnica,

a equipe de comunicação está sempre em busca de aprimorar os processos para conectar o público interno, que engloba mais de oito mil pessoas entre alunos, professores e funcionários.

Para isso, dividimos nossas publicações entre Poli Informa e Poli Notícias, que serão enviados às segundas e quartas-feiras, respectivamente. O objetivo do Poli informa é levar informações práticas sobre o dia-a-dia de toda a comunidade. Acompanhe também os Comunicados Internos no nosso site.

Boa leitura!

Agenda

Campanha Cata Bagulho começa hoje

Nesta segunda-feira (20), os prédios da Engenharia Metalúrgica e de Materiais e a Engenharia de Minas já recebem a ação do Poli Recicla para descartar os seguintes materiais: móveis quebrados, objetos sem uso, madeiras, paletes, metais e pneus. Não serão aceitos: bens patrimoniados, materiais recicláveis, resíduos eletroeletrônicos e de telefonia, entulhos, restos vegetais, terra e resíduos químicos.

---

Semana Internacional da Poli será realizada esta semana

Realizado pelo iPoli entre os dias 20 e 24 de maio, o evento tem como objetivo fomentar a internacionalização, sendo o maior evento da Escola sobre o tema. A SiPoli contará com palestras dos professores responsáveis pelos acordos internacionais, empresas parceiras e feira de Intercâmbio. Não é necessário realizar inscrição. Veja a programação ao lado.

 

Poli Social promove evento sobre igualdade étnica

No dia 22 de maio, a partir das 11h, na sala S-21 do Prédio da Engenharia Civil e Ambiental, acontecerá o evento “Superando Barreiras: Colorindo as Universidades” para abordar temas de igualdade étnica na universidade. Outras informações na página do evento.

Seminário sobre aprendizagem em Engenharia acontece na próxima semana

Entre os dias 27 e 31 de maio, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), acontecerá o “Seminário em Práticas Inovadoras no Ensino e Aprendizagem em Engenharia”. Outras informações no link. É possível realizar as inscrições aqui.

Evento aborda inovação para construção civil

No dia 27 de maio, às 9h10, na Sala Bandeirante do Departamento de Construção Civil, acontecerá o seminário “Inovação em Soluções Modulares para Construção”, com a participação do professor Masa Nogushi, da Universidade de Melbourne. É necessário realizar a inscrição pelo link. Confira a programação aqui.

Professor da Technical University of Denmark fará palestra na Naval

No dia 30 de maio, às 10h, no Tanque de Provas Numérico, o professor Ulrik Dam Nielsen, da Technical University of Denmark, realizará a palestra “Estimação de ondas a partir de múltiplos navios”.

Workshop sobre economia circular acontece em junho

No dia 4 de junho, às 9h, na sala D2-15 do Departamento de Engenharia de Produção, acontecerá o workshop “Economia Circular e Práticas Ambientais e Sociais”. As apresentações do período da manhã são abertas ao público e serão transmitidas, ao vivo, pelo canal no YouTube do departamento. Para participar, é preciso preencher um formulário de inscrição.

---

Cursos e Editais

Cursos de matemática aplicada está com inscrições abertas

Até 30 de maio, é possível fazer inscrição para os cursos da Escola de Matemática Aplicada, realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP, campus São Carlos. Os cursos são voltados para a pós-graduação e as inscrições são gratuitas. Outras informações no site.

 

Concurso promove soluções para eficiência energética

Até 30 de maio, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia receberá projetos para o Concurso dos Melhores Projetos para Eficiência Energética, que tem por objetivo incentivar projetos/trabalhos de eficiência energética, desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação. O projeto melhor avaliado terá 20 minutos para apresentação no Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca. Outras informações no link.

 

Aucani lança edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network

Até o dia 31 de maio, estarão abertas as candidaturas para o edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), que integra a USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NCSU, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O apoio de US$10.000,00 por instituição a projetos de pesquisa conjuntos entre as universidades parceiras. Outras informações no link.

 

Bolsas para pós-doutorado na área de neurociência

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Neuromatemática (NeuroMat), sediado na USP, e financiado pela FAPESP, oferece diversas bolsas de pós-doutorado para desenvolver pesquisa na área de interface entre Probabilidade, Estatística, Computação, Engenharia Biomédica e Neurociência. As inscrições vão até 3 de junho. Confira o edital completo aqui.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Université de Lyon

Até 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1072 – “Joint Call for UdL-USP Research Projects”, lançado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Université de Lyon, da França. O edital é voltado para docentes, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital e seu formulário de inscrição.

Programa Unificado de Bolsas de Estudo recebe inscrições

Até 29 de junho, estarão abertas as inscrições para o Programa Unificado de Bolsa (PUB), voltado para alunos de graduação. As inscrições são feitas pelo sistema Juno. Confira aqui o edital retificado.

 Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

Em novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

---

Quadro de Avisos

Foram deferidas as inscrições para eleição dos representantes e suplentes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico-Administrativo (CTA)

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.472, acompanhe o processo para a eleição dos representantes e respectivos suplentes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação e ao Conselho Técnico-Administrativo da Escola Politécnica da USP. Acesse a página aqui.

---

Vale lembrar

Publicação mostra caminhos para transformar ciência em notícia

Material traz orientações práticas para facilitar a comunicação entre jornalistas e cientistas

---

Vivência Universitária

Exposição sobre museus e acervos da USP

A Casa de Dona Yayá está aberta para visitas. O objetivo da mostra é divulgar os museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória, documentação, de divulgação cultural e científica da USP. A entrada é gratuita.

 

ITA realiza evento para debater novos rumos no ensino da engenharia

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, no campus do ITA (São José dos Campos), acontecerá o evento “Engineering Education for the Future”, que busca debater os modos do ensino de engenharia atualmente. Outras informações e inscrições no link.

 

IAG terá palestra sobre avaliação de árvores urbanas, promovida promovida por bolsas FAPESP

No dia 23 de maio, às 16h30, no Auditório 1 do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, acontecerá a palestra “Avaliação de árvores urbanas utilizando geofísica: experiências de um projeto PIPE/FAPESP”. Outras informações no link.

 

Oficina de culinária vegana ensinará o preparo de doces

No dia 29 de maio, às 17h30, na Faculdade de Medicina da USP, acontecerá a Oficina Culinária de Doces Veganos. O evento é gratuito. Outras informações no cartaz.

 

FAPESP promove diálogo sobre apoio à pesquisa para pequena empresa

No dia 29 de maio, às 9h, na Associação Comercial e Industrial de Lorena, será realizado um evento com o tema. Outras informações e inscrições no link.

 

Seminário sobre segurança no trânsito

No dia 30 de maio, das 8h30 às 17h, no Memorial da América Latina, acontecerá o “Seminário Internacional sobre Sinalização e Segurança no Trânsito”. Outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.