São Paulo, 22 de maio de 2019.

Resumo das notícias da semana da Escola Politécnica da USP. 

Edição nº1/2019.

Após andar pelas ruas da cidade em um dia quente de verão, entrar em uma casa ou escritório e ouvir o som do ar-condicionado pode ser um alívio. Entretanto, pesquisadores estão vem se dedicando a melhorar o conforto sonoro para garantir a qualidade de vida dos usuários desses aparelhos. Além da comodidade sonora, uma pesquisa realizada por Daniel Loureiro Motta, mestrando da Poli, buscou reduzir a vibração de compressores, para ampliar a vida útil dos aparelhos e diminuir o gasto de energia.

Daniel criou um simulador digital, com base em modelagem matemática, de uma parte do compressor, aparelho responsável pelo processo mecânico que gera o resfriamento do ambiente. Leia matéria completa aqui.

---
---

"A pesquisa tem capacidade de nos fortalecer como sociedade"

Giovana Costa, aluna de graduação da Poli-USP, teve a oportunidade de visitar a Rutgers University, dos Estados Unidos, como uma premiação por sua pesquisa

A estudante do último ano de engenharia ambiental Poli foi à universidade americana, em Nova Jersey, após ter se classificado entre os melhores trabalhos de iniciação científica da USP. "A ponte oferecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa é uma ótima forma de difundir conhecimento, fazer contatos que enriqueçam as frentes de pesquisa e trocas entre as universidades, além da abertura para futuras oportunidades”, destaca a futura engenheira.

Além disso, ela ressaltou a importância da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Também pude reconhecer a USP como uma forte entidade produtora de conhecimento que não foge dos padrões de pesquisa internacional. Vejo a pesquisa como uma forma de devolvermos para sociedade aquilo que é investido em nós durante a universidade, a minha escolha ao pesquisar sobre tratamento de efluentes e resíduos sólidos foi pelo propósito de buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas através da engenharia. Nesses sete dias em contato com as mais diversas áreas do conhecimento, pude ter a certeza  da capacidade que a pesquisa tem em nos enriquecer e fortalecer como sociedade, e como o conhecimento deve ser universal e difundido a todos”.

---

Para anotar na agenda:

• Inovação em Soluções Modulares para Construção serão o tema de seminário na Poli na próxima segunda-feira, 27 de maio. Outras informações aqui.

• Palestra internacional sobre responsabilidade social corporativa será realizada no dia 28 de maio, próxima terça-feira. Leia mais.

• Docentes da USP que oferecem disciplinas nos cursos da Poli apresentarão suas experiências inovadoras Seminário em Práticas Inovadoras no Ensino e Aprendizagem em Engenharia, que será realizado de 27 a 31 de maio.

---

Poli na mídia

Rádio USP - A universidade pública não é privilégio, afirma diretora da Poli

Pesquisas que começam na Universidade geram resultados relevantes para a sociedade, além do ensino, diz Liedi Legi Bariani Bernucci

- Podcast Momento Cidade #01: E se o ônibus fosse o transporte preferido dos paulistanos?

O professor Mauro Zilbovicius, do Departamento de Engenharia de Produção Poli, tem entre os seus campos de estudo do docente entender os impactos das novas tecnologias e, especificamente, a questão do custo da operação dos ônibus em São Paulo. De acordo com ele, o sistema de linhas de ônibus municipal é antigo e não responde à demanda de hoje. Ouça aqui.

- Podcast Momento Tecnologia #05: Poli pesquisa novas fórmulas para filme plástico e embalagens tradicionais

Um grupo da Poli pesquisa novas fórmulas para substituir o filme plástico e embalagens tradicionais por tecnologias sustentáveis e mais baratas. Ele é coordenado pela professora Carmen Tadini, do Departamento de Engenharia Química, entrevistada na quinta edição do Momento Tecnologia, do Jornal da USP. Ouça a matéria completa.

Deu uma entrevista e quer incluir a matéria aqui? Envie o link para jornalismo.poli@usp.br.

---

Uma segunda-feira de internacionalização!

No último dia 20 de maio, foram realizadas uma séries de atividades de internacionalização.

- a Semana Internacional da Poli (SiPoli), promovido pela iPoli para orientar os alunos sobre as possibilidades de intercâmbio, começou e está oferecendo palestras e atividades com o mesmo tema;

- O Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica recebeu a visita de alunos e professores do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) dos EUA;

- Por fim, uma atividade de integração entre a Poli, E.E. Mauá-IMT e a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA). Ao todo, 23 alunos das três universidades realizando, em equipes mistas, o projeto, fabricação e testes de um pequeno planador.

Fotos: Tainah Ramos

Poli realizou colação de grau ontem, dia 21 de maio

Ao todo, 74 engenheiros participaram de cerimônia no Auditório Professor Francisco Romeu Landi.

---

Visita monitorada de 2019

No último sábado, dia 18 de maio, a Escola Politécnica realizou uma visita monitorada para apresentar seus cursos e laboratórios para os interessados em estudar em seus cursos de graduação. As fotos do evento estão na galeria de imagens da Escola.

---

Escola Politécnica da USP quer conhecer suas empresas-filhas

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de comunicação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com o objetivo de divulgar as notícias da Poli. 

Sugestões de pauta podem ser enviadas pelo e-mail jornalismo.poli@usp.br