São Paulo, 27 de maio de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº21/2019.

Agenda

Seminário sobre inovações no ensino em Engenharia começa hoje

Ao longo desta semana, até o dia 31 de maio, o Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli) receberá as apresentações de docentes da Poli no “Seminário em Práticas Inovadoras no Ensino e Aprendizagem em Engenharia”. Outras informações no link. Acompanhe ao vivo a transmissão do evento.

Acompanhe o evento AO VIVO aqui.

---

Poli Social promove semana de atividades sobre sustentabilidade

A Poli Social, um grupo de extensão da Poli, realizará nesta semana um evento sobre sustentabilidade. Acesse a programação aqui.

Workshop sobre economia circular acontece na próxima semana

No dia 4 de junho, às 9h, na sala D2-15 do Departamento de Engenharia de Produção, acontecerá o workshop “Economia Circular e Práticas Ambientais e Sociais”. As apresentações do período da manhã são abertas ao público e serão transmitidas, ao vivo, pelo canal no YouTube do departamento. Para participar, é preciso preencher um formulário de inscrição.

---

#Dia-a-diaNaPoli

Equipe de Baja da Poli estão a caminho da competição Baja SAE Rochester, que será realizada entre 6 e 9 de junho, na Rochester Institute of Technology

---

Quadro de Avisos

Grêmio Politécnico cria Manual de Iniciação Científica

O Grêmio Politécnico, em parceria com os Centros Acadêmicos, divulgou um Manual de Iniciação Científica. O objetivo é divulgar as oportunidades a partir das linhas de pesquisa dos departamentos. Leia mais.

---

Projeto Potência recebe inscrições até 1º de junho

O Projeto Potência é um projeto de extensão da USP que oferece aulas gratuitas de matemática, física, química e redação para alunos do ensino médio de escolas públicas da região sul de São Paulo. As aulas acontecem aos sábados em uma escola próxima à estação Grajaú da CPTM. Saiba mais como participar. Leia mais.

---

Cursos e Editais

Cursos de matemática aplicada estão com inscrições abertas

Até 30 de maio, é possível fazer inscrição para os cursos da Escola de Matemática Aplicada, realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP, campus São Carlos. Os cursos são voltados para a pós-graduação e as inscrições são gratuitas. Outras informações no site.

Concurso promove soluções para eficiência energética

Até 30 de maio, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia receberá projetos para o Concurso dos Melhores Projetos para Eficiência Energética, que tem por objetivo incentivar projetos e trabalhos de eficiência energética, desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação. O projeto melhor avaliado terá 20 minutos para apresentação no Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca. Outras informações no link.

Aucani lança edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network

Até o dia 31 de maio, estarão abertas as candidaturas para o edital de pesquisa conjunta da University Global Partnership Network (UGPN), que integra a USP, University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (NCSU, EUA) e University of Wollongong (UOW, Austrália). O apoio oferecido é de US$10.000,00 por instituição a projetos de pesquisa conjuntos entre as universidades parceiras. Outras informações no link.

Bolsas para pós-doutorado na área de neurociência

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Neuromatemática (NeuroMat), sediado na

USP, e financiado pela FAPESP, oferece diversas bolsas de pós-doutorado para desenvolver pesquisa na área de interface entre Probabilidade, Estatística, Computação, Engenharia Biomédica e Neurociência. As inscrições vão até 3 de junho. Confira o edital completo aqui.

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Université de Lyon

Até 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1072 – “Joint Call for UdL-USP Research Projects”, lançado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Université de Lyon, da França. O edital é voltado para docentes, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital e seu formulário de inscrição.

Programa Unificado de Bolsas de Estudo recebe inscrições

Até 29 de junho, estarão abertas as inscrições para para o Programa Unificado de Bolsa (PUB), voltado para alunos de graduação. As inscrições são feitas pelo sistema Juno. Confira aqui o edital retificado.

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

Em novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

Aucani lança edital de intercâmbio para a América Latina

Até 10 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital  1090 – “Programa de Bolsas Red de Macrouniversidades”, lançado pela Aucani. O edital é voltado para pós-graduação, por meio do  Programa de Mobilidade de Pós-Graduação da Red de Macrouniversidades Públicas de América Latina y el Caribe, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis lança Edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

Estão abertas, até dia 8 de julho, as inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Confira o edital aqui.

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta, e o prazo termina em 8 de julho.

---

Vale lembrar

Publicação mostra caminhos para transformar ciência em notícia

Material traz orientações práticas para facilitar a comunicação entre jornalistas e cientistas

---

Vivência Universitária

3ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos

O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de junho de 2019, no Auditório Jorge Caron, da Escola de Engenharia de São Carlos. O objetivo é desenvolver, aprimorar, consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.

Congresso de Graduação pretende discutir inovação curricular

Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso de Graduação da USP. O encontro será sediado na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O congresso é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação para promover a troca e discussão das mais variadas experiências e inovação no ensino de graduação. As inscrições encerram-se no dia 30 de maio.

Encontro para reunir profissionais e estudantes sobre o setor refrigeração

No dia 6 de junho, às 8h30, na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, acontecerá o I Encontro de Inverno para Jovens Profissionais em Ar-Condicionado e Refrigeração. Outras informações e inscrições no link.

Pró-Reitoria de Pesquisa promove evento sobre utilização de animais em pesquisas

No dia 7 de junho, às 9h, no Auditório do Instituto de Energia e Ambiente, acontecerá o “Workshop USP sobre Utilização de Animais em Pesquisa Científica e Ensino”. O evento é gratuito, não requer inscrição prévia e oferece certificado. Outras informações no link.

---

A Poli quer conhecer suas empresas-filhas!

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.