São Paulo, 29 de maio de 2019.

Resumo das notícias da semana da Escola Politécnica da USP. 

Edição nº2/2019.

Pesquisadores da Poli participam de projeto para rastrear medicamentos no Brasil

Escola Politécnica, Anvisa e Hospital das Clínicas desenvolveram um projeto para implantar o rastreamento de medicamentos no Brasil. O objetivo é inibir roubos e falsificações, trazendo mais segurança aos consumidores e indústria. A parceria envolve o Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais (Gaesi) da Escola Politécnica (Poli) da USP, o Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto piloto que está sendo testado por empresas farmacêuticas, distribuidoras de medicamentos, hospitais e drogarias. A implantação tem previsão de ser finalizada no País até 2022.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

---

Politécnicos contam onde um engenheiro ambiental pode trabalhar

Em um encontro com os futuros engenheiros da Poli, ex-alunos contaram suas experiências profissionais, e relataram em que diferentes áreas puderam atuar. Confira a matéria aqui.

---

USP busca caminhos para modernizar ensino de engenharia

Em evento sobre inovação na área, Reitor destacou os desafios para melhorar aprendizagem e atrair jovens talentos

Esta semana, a Poli está recebendo o Seminário práticas inovadoras no ensino e aprendizagem em engenharia. Na manhã da segunda-feira, dia 27 de maio, a cerimônia de abertura do evento contou com a participação do reitor da USP, professor Vahan Agopyan. Também professor da Escola Politécnica, após parabenizar a proposta de repensar o ensino de engenharia, Vahan ressaltou a importância da discussão deste tema a partir de um relato de sua experiência na área, em que atua como docente desde a década de 1970. Leia a cobertura completa aqui.

Todo o conteúdo está disponível no canal da Poli no Youtube, e os vídeos com as apresentações podem ser acessados abaixo:

1º dia – 27 de maio de 2019

2º dia – 28 de maio de 2019 

3º dia – 29 de maio de 2019

---

Para anotar na agenda:

• Amanhã, dia 30 de maio, o Tanque de Provas Numérico receberá um professor da Technical University of Denmark às 10h, no Tanque de Provas Numérico, para falar sobre “Estimação de ondas a partir de múltiplos navios”. Leia mais.

• Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da Poli realizará uma palestra sobre "O Futuro da Cultura Maker no Brasil" na próxima segunda-feira, dia 3 de junho. Leia mais.

• Na próxima semana a Poli receberá um evento sobre inteligência e autonomia robótica com convidados da Poli e da ETH Zurique. Leia mais.

---

Poli na mídia

SP TV2  - USP vai fazer parcerias com empresas privadas
Os laboratórios da Poli foram destaque em reportagem do jornal da Rede Globo que conta como a USP irá compartilhar equipamentos, pesquisadores e funcionários com empresas privadas. A mudança faz parte das novas regras previstas no Marco da Ciência e Tecnologia que foi regulamentado pelo governo federal.

Momento Tecnologia #10 USP desenvolve padrão de comunicação para rastrear medicamentos

Devido ao alto valor agregado os medicamentos sofrem muitos roubos e falsificações. Para minimizar esses problemas e promover uma logística menos acidentada, um grupo de pesquisa da Escola Politécnica desenvolveu um padrão de comunicação para a Anvisa que vai garantir mais segurança desde que os medicamentos saem da indústria farmacêutica até chegarem no balcão da farmácia

Deu uma entrevista e quer incluir a matéria aqui? Envie o link para jornalismo.poli@usp.br.

---

Escola Politécnica da USP quer conhecer suas empresas-filhas

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O Poli Notícias é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de comunicação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com o objetivo de divulgar as notícias da Poli. 

Sugestões de pauta podem ser enviadas pelo e-mail jornalismo.poli@usp.br