São Paulo, 3 de junho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº22/2019.

Agenda

Duas palestras sobre duplo-diploma na França acontecem nesta semana

No dia 4 de junho, às 11h, na sala S-07 da Engenharia Civil, acontecerá a palestra das Écoles Centrales. Já no dia 5, às 11h30, na sala S-02, também da Civil, ocorrerá a palestra da École des Ponts. O objetivo das duas palestras é apresentar informações sobre as Escolas, as possibilidades de duplo diploma, e para e tirar dúvidas dos alunos interessados.

Prorrogadas as inscrições para o evento workshop sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Os interessados em participar do evento têm até essa sexta-feira, dia 7 de junho, para se inscrever. O workshop será realizado na FEA e tem mentoria da professora Marly Monteiro de Carvalho, entre outros. Veja como se inscrever no evento no link.

CEST promove seminário sobre os Impactos da transformação digital

No dia 6 de junho, das 8h30 às 13h, no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontecerá o evento “Impactos da Transformação Digital”. O objetivo é repensar como a transformação digital pode afetar o indivíduo e a sociedade. Outras informações e inscrições no link.

Poli recebe palestra sobre engenharia de produtos da Embraer

No dia 13 de junho, às 9h20, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, acontecerá a palestra “A Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer” com engenheiros e pesquisadores da empresa, o evento abordará tópicos como projetos e estudo de caso.

Bolsa de pós-doutorado em Gestão da Incerteza em Atividades de Inovação

O Departamento de Engenharia de Produção está com uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado, com início imediato, para a participação no Projeto Temático intitulado “Uncertainty Management in Innovation Activities”, financiado pela FAPESP. Leia mais.

---

Campanha Poli Recicla: Adote uma caneca no seu trabalho!

---

Quadro de Avisos

Funcionários da Poli elegem seus representantes na Congregação e no Conselho Técnico Administrativo (CTA)

O resultado da eleição para escolha dos representantes dos servidores técnicos e administrativos junto ao CTA e à Congregação, realizada conforme o disposto na Portaria 2.472, no dia 30 de maio, pode ser acessado aqui.

---

Cursos e Editais

Centro de Carreiras do Amigos da Poli recebe inscrições para o Programa de startup

Até o dia 9 de junho, estão abertas as inscrições para o “Programa de startup”, do Centro de Carreira do Amigos da Poli. A programação acontece durante o mês de julho com treinamentos expositivos, aconselhamento de carreira, resolução de cases, visitas a startups. Outras informações e inscrições no site.

Aucani lança edital de intercâmbio para a América Latina

Até 10 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital  1090 – “Programa de Bolsas Red de Macrouniversidades”, lançado pela Aucani. O edital é voltado para pós-graduação, por meio do  Programa de Mobilidade de pós-graduação da Red de Macrouniversidades Públicas de América Latina y el Caribe, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Université de Lyon

Até 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1072 – “Joint Call for UdL-USP Research Projects”, lançado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Université de Lyon, da França. O edital é voltado para docentes, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital e seu formulário de inscrição.

Aucani lança edital para mobilidade internacional de alunos de graduação

Até 24 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1096 – “Convênios USP – Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação”, lançado pela Aucani. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

Programa Unificado de Bolsas de Estudo recebe inscrições

Até 29 de junho, estarão abertas as inscrições para para o Programa Unificado de Bolsa (PUB), voltado para alunos de graduação. As inscrições são feitas pelo sistema Juno. Confira aqui o edital retificado.

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis lança Edital do Prêmio de Inovação Tecnológica

Estão abertas, até o dia 8 de julho, as inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Confira o edital aqui.

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta, e o prazo termina em 8 de julho.

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

Em novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

---

Vivência Universitária

Temas ambientais da atualidade são tópico de evento na FFLCH

Nos dias 6 e 7 de junho, das 18h às 19h30, no Auditório Milton Santos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontecerá o evento “Meio Ambiente na FFLCH”, um debate sobre darwinismo, terras indígenas e biodiversidade; recursos naturais, mineração e a obra de Drummond; uso de agrotóxicos; mudança climática e os acordos internacionais. Além disso, alguns docentes da unidade apresentarão suas pesquisas. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição. Outras informações pelo telefone 3091-4645, ou pelo e-mail agenda@usp.br.

FEA realiza feira de intercâmbio nesta semana

No dia 5 de junho, quarta-feira, das 13h às 19h30, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, acontecerá a “III Feira de Intercâmbio FEA-USP”, com palestras de empresas de intercâmbio e stands dos alunos contando suas experiências. Inscrições no link. Outras informações na página do evento.

Marinha do Brasil convida para apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais

No dia 16 de junho, às 15h30, na Avenida Paulista, em frente à Fiesp, acontecerá a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.

Anita Colli inaugura exposição de arte composta de peças de laboratório no ICB

A mostra aberta na última quinta-feira (30) está recebendo visitas até dia 13 de setembro, das 9h às 16h, de segunda a sexta. A exposição “Polimorfos”, de Anita Colli, está no saguão da Diretoria no ICB III.

---

A Poli quer conhecer suas empresas-filhas!

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.