São Paulo, 10 de junho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº23/2019.

Conheça os projetos acadêmicos  dos Departamentos da Poli para os próximos anos

Os departamentos da Poli tiveram os seus projetos acadêmicos para os próximos anos aprovados pela  Comissão de Avaliação Institucional da USP. Acesse aqui os arquivos.

---

Agenda

[AMANHÃ] O Centro Maria Antonia receberá palestra sobre Inteligência Artificial

No dia 11 de junho, às 19h, no Centro Universitário Maria Antonia, com entrada gratuita, acontecerá a palestra do professor Fábio Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli, com o tema “A inevitável vitória da Inteligência Artificial”.

 

Amigos da Poli terá Pitch Days abertos ao público

Nos dias 11, 13 e 18 de junho, das 17h às 20h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração), acontecerá a terceira etapa para a seleção de projetos do Edital 2019 do Fundo Patrimonial Amigos da Poli. Os 30 melhores projetos inscritos no Edital de 2019 serão apresentados para uma Banca de Especialistas. Cada equipe terá até 5 minutos para fazer a sua apresentação pública ("Pitch") e mais 5 minutos para responder às perguntas da banca.

 

Poli recebe palestra sobre engenharia de produtos da Embraer

No dia 13 de junho, às 9h20, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, acontecerá a palestra “A Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer” com engenheiros e pesquisadores da empresa, o evento abordará tópicos como projetos e estudo de caso.

Bolsa de pós-doutorado em Gestão da Incerteza em Atividades de Inovação

O Departamento de Engenharia de Produção está com uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado, com início imediato, para a participação no Projeto Temático intitulado “Uncertainty Management in Innovation Activities”, financiado pela FAPESP. Leia mais.

---

Campanha Poli Recicla: Adote uma caneca no seu trabalho!

---

Cursos e Editais

IME oferece disciplina com conceitos básicos de matemática

No segundo semestre de 2019, o Instituto de Matemática e Estatística da USP oferece a quarta edição da disciplina “Panoramas da Matemática - MAP2003”. O objetivo é introduzir visões e conceitos básicos de Matemática, com pensamento lógico na criação de estruturas abstratas que alargam a compreensão humana sobre seu entorno. A disciplina não possui pré-requisito e é optativa aberta para qualquer aluno regularmente matriculado em algum curso de graduação da USP.

 

Aucani lança edital para Mobilidade Internacional Santander para América Latina e Espanha

Até 17 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1097 - “Mobilidade Internacional Santander – América Latina e Espanha” para alunos de graduação, lançado pela Aucani. As inscrições deverão ser realizadas via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Aucani lança edital para Mobilidade Internacional Santander para Portugal

Até 17 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1098 - “Mobilidade Internacional Santander – Portugal” para alunos de graduação, lançado pela Aucani. As inscrições deverão ser realizadas via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Université de Lyon

Até 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1072 – “Joint Call for UdL-USP Research Projects”, lançado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Université de Lyon, da França. O edital é voltado para docentes, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital e seu formulário de inscrição.

 

Aucani lança edital para mobilidade internacional de alunos de graduação

Até 24 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1096 – “Convênios USP – Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação”, lançado pela Aucani. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira o edital.

 

Programa Unificado de Bolsas de Estudo recebe inscrições

Até 29 de junho, estarão abertas as inscrições para para o Programa Unificado de Bolsa (PUB), voltado para alunos de graduação. As inscrições são feitas pelo sistema Juno. Confira aqui o edital retificado.

 

Edital do Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP oferecerá reconhecimento para inovações na área

Estão abertas, até o dia 8 de julho, as inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Confira o edital aqui.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta, e o prazo termina em 8 de julho.

 

Inscrições abertas para bolsas de monitoria

De 16 a 27 de julho, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), voltado para alunos de graduação, estará com inscrições abertas. Os docentes devem inscrever os projetos até 30 de junho. Confira aqui o edital.

 

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

Em novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

---

Vivência Universitária

Evento debate desafios da comunicação e divulgação científica

No dia 13 de junho, a partir das 12h, acontece no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP a roda de conversa Comunicação Científica – Desafios e Conquistas. Organizado pelo Associação dos Pós-Graduandos do ICB, o evento é voltado para estudantes e demais interessados em divulgação científica.

 

Harvard Business School promove evento para divulgar cursos de MBA

Nos dias 15 e 16 de julho, das 19h às 21h, serão realizados encontros, no Cubo Itaú, para divulgar o processo seletivo e oportunidades de bolsa na tradicional instituição americana. Outras informações no site hbs.me/admissionevents

 

USP recebe palestra de professor da Rutgers University sobre ciência climática

No dia 13 de junho, às 13h, no Auditório Professor Doutor Paulo Benevides Soares (Bloco G) do IAG-USP, acontecerá a palestra "Scientific Aspects of Climate Geoengineering", de Alan Robock, da Rutgers University (New Jersey, Estados Unidos).

 

Workshop no Instituto de Química auxilia no processo seletivo para entrevistas de emprego

No dia 15 de junho, às 9h, no Instituto de Química da USP, acontecerá o Inside Out, workshop organizado pela Inova Química Júnior, empresa júnior do IQ, com o objetivo de ajudar na preparação para processos seletivos. Ele será dividido em etapas: currículo, dinâmica e entrevista. Outras informações na página do evento. Inscrições no link.

 

NUO Ópera Laboratório promove ópera de improvisos com as histórias do público

No sábado, dia 15 de junho, às 20h, e no domingo, 16 de junho, às 18h, no Espaço Núcleo (Rua Belas Artes, 135, Ipiranga), acontecerá a Ópera do Improviso Volume 2, em que tudo é improvisado de acordo com as histórias que o público contar. A direção e música são de Paulo Maron e o elenco é formado pelo NUO-ÓperaLab. O valor de ingresso é estipulado pelo público, ao estilo “pague o quanto você acha que vale o espetáculo”. É importante reservar com antecedência. Outras informações e reservas na página do NUO.

 

Encontro sobre ciências empreendedoras acontece na próxima segunda

No dia 17 de junho, às 18h30, no Eretz.bio (R. Me. Cabrini, 462, Vila Mariana), acontecerá o 3º Meetup Ciência Empreendedora, organizado pela Emerge com apoio do PGT-USP e da Eretz.bio, que tem o objetivo de reunir cientistas empreendedores que tenham ou queiram abrir uma startup de base científica, atores do ecossistema e interessados em ciência, inovação e empreendedorismo. Outras informações e inscrições no link.

---

A Poli quer conhecer suas empresas-filhas!

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.