São Paulo, 17 de junho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº24/2019.

Professor Marcos Simplicio dá entrevista sobre segurança do Telegram ao Fantástico

O professor Marcos Simplicio, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, concedeu entrevista ao “Fantástico”, programa da Rede Globo, sobre a segurança de mensagens do Telegram e processos de criptografia. Confira no link.

---

Agenda

Poli terá apresentação de projeto Corveta Classe Tamandaré

No dia 18 de junho, às 9h, no Auditório da Mecânica, acontecerá a palestra da empresa alemã Thyssen sobre o projeto das Corvetas Classe Tamandaré, da Marinha do Brasil. Outras informações no link.

 

Civil recebe pesquisador de laboratório português para palestra e possível parceria

No dia 25 de junho, às 17h, Luís Lamas, chefe do Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal e Secretário Geral da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas e Engenharia das Rochas (ISRM), contará sobre as atividades desenvolvidas no laboratório e como são as possibilidades de parceria. No mesmo dia, às 18h, Lamas dará a palestra "Medição de tensões in situ para as estruturas subterrâneas do empreendimento hidroelétrico de Gouvães: planejamento, execução e análise". Os dois eventos ocorrem na sala S-02 da Engenharia Civil, sendo gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Para outras informações, enviar um email ao professor Marcos Massao Futai (futai@usp.br). O evento é organizado pela Poli, Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas e o GeoInfraUSP.

 

Inteligência Artificial é tema de encontro na USP

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, acontecerá o 2º Encontro Machine Learning. Com workshop, meetup e um minicurso de Machine Learning, o evento é gratuito e será dividido entre auditório da Poli e da FFLCH. Outras informações no site. Inscrições pelo link.

Poli recebe palestra sobre machine learning

No dia 26 de junho, às 10h, no Auditório da Elétrica, acontecerá a palestra “Estimação de Parâmetros de Baterias de Íons de Lítio usando Machine Learning”, com o professor da PUC-SP, Alexandre Barbosa de Lima. Outras informações no link.

---

Cursos e Editais

Poli oferece bolsa de pós-doutorado para Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural

Confira as informações e os requisitos aqui.

 

Centro de Inovação em Novas Energias possui oportunidades de bolsa de pós

Lançado pela FAPESP, Shell Brasil, Unicamp, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o CINE está oferecendo bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para inovação em energia. Veja as oportunidades no site.

 

IME oferece disciplina com conceitos básicos de matemática

No segundo semestre de 2019, o Instituto de Matemática e Estatística da USP oferece a quarta edição da disciplina “Panoramas da Matemática - MAP2003”. O objetivo é introduzir visões e conceitos básicos de Matemática, com pensamento lógico na criação de estruturas abstratas que alargam a compreensão humana sobre seu entorno. A disciplina não possui pré-requisito e é optativa aberta para qualquer aluno regularmente matriculado em algum curso de graduação da USP.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Université de Lyon

Até 20 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1072 – “Joint Call for UdL-USP Research Projects”, lançado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Université de Lyon, da França. O edital é voltado para docentes, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital e seu formulário de inscrição.

 

Aucani lança edital para mobilidade internacional de alunos de graduação

Até 24 de junho, estão abertas as inscrições para o Edital 1096 – “Convênios USP – Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação”, lançado pela Aucani. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira o edital.

 

Programa Unificado de Bolsas de Estudo recebe inscrições

Até 29 de junho, estarão abertas as inscrições para para o Programa Unificado de Bolsa (PUB), voltado para alunos de graduação. As inscrições são feitas pelo sistema Juno. Confira aqui o edital retificado.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. A submissão de trabalhos está aberta, e tem prazo para 8 de julho.

 

Edital do Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP oferecerá reconhecimento para inovações na área

Estão abertas, até o dia 8 de julho, as inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Confira o edital aqui.

 

Inscrições abertas para bolsas de monitoria

De 16 a 27 de julho, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), voltado para alunos de graduação, estará com inscrições abertas. Os docentes devem inscrever os projetos até 30 de junho. Confira aqui o edital.

 

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

Em novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

---

Vivência Universitária

Instituto de Energia e Ambiente recebe evento com embaixadora da Áustria sobre Energias Renováveis

Entre hoje, dia 17, e amanhã, dia 18, estará acontecendo o evento “Dialogue on Renewable Energy and the Energy Transformation”, que tem como objetivo abordar o tema de energias renováveis e falar sobre o lançamento de um programa de mentoring para mulheres na área de energia. Confira outras informações aqui.

 

USP recebe campanha de vacinação

No dia 26 de junho, das 9h às 15h, na sala 37 da Marquise do Velódromo do CEPEUSP, acontecerá a vacinação contra sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela. O público-alvo é a comunidade USP e seus dependentes.

 

Evento na USP São Carlos estimula crianças a desenvolverem soluções na área de tecnologia

No dia 29 de junho, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos realizará um evento para crianças de 7 a 12 anos sobre segurança digital com a participação do youtuber Marco Túlio, do canal Authentic Games. O evento é gratuito, as inscrições podem ser feitas até dia 26 de junho pelo site.

 

Instituto de Ciências Biomédicas realiza evento sobre desafios na área

Nos dias 27 e 28 de junho, no Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, acontecerá o simpósio “Grandes Desafios das Ciências Biomédicas”. Programação completa no link.

 

Seminário no Instituto de Psicologia tem como tema suicídio nos jovens

No dia 26 de julho, às 8h30, no Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP, acontecerá o seminário “O Suicídio nos Jovens: Uma compreensão fenomenológica”. Inscrições no link.

---

A Poli quer conhecer suas empresas-filhas!

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.