São Paulo, 24 de junho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº25/2019.

Nossa Opinião

O Globo: Pista principal do Santos Dumont será fechada para obras por um mês a partir de 12 de agosto

O professor Jorge Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, ofereceu entrevista para abordar os impactos do fechamento para reforma da pista principal do aeroporto Santos Dumont. Confira a matéria completa.

Aeroporto Santos Dumont (SDU) Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo

Rivotravel: “Uber voador”: você teria coragem de embarcar nessa?

O professor Jorge Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, deu uma entrevista sobre as possibilidades futuras da funcionalidade aérea de Uber, com naves não tripuladas. Confira a matéria completa.

---

Notícias

Grupos de extensão da Poli-USP levam atividades de educação ambiental a crianças

Com atividades lúdicas, Poli Recicla e Poli Social estiveram na Escola Municipal Professor Roberto Mange, no último dia 31 de maio, para falar sobre temas de sustentabilidade com mais de 40 crianças na faixa de 10 anos. Veja a matéria completa.

USP atinge boas colocações em rankings internacionais, Engenharia é um dos destaques

Segundo a consultoria britânica Times Higher Education (THE) para avaliar as melhores instituições de ensino superior da América Latina, a USP é a universidade brasileira mais bem colocada, ficando em segundo lugar no continente, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Confira a matéria completa.

De acordo com o Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2019, elaborado pela Universidade Nacional de Taiwan (NTU, na sigla em inglês), a USP é a 51ª melhor universidade do mundo. Empatada com a Universidade de Manchester (Reino Unido), a USP subiu uma posição em relação ao ano passado e continua sendo a universidade latino-americana mais bem classificada. Veja a classificação por área do conhecimento.

 

Atlética da Poli lança carteirinha de estudante com descontos em eventos

Qualquer estudante matriculado nos cursos de Engenharia da Poli pode solicitar a Carteira de Identificação Estudantil da Atlética Poli-USP, que garante desconto de 50% em cinemas, shows, eventos esportivos, teatros, entre outros. Outras informações no link.

---

Eventos

“Laboratório Móvel” em parceria com a IBM chega à Poli

No dia 25 de junho, às 12h, no auditório da Elétrica, acontecerá uma palestra de apresentação do programa “Hackatruck - Maker Space”, conhecido como “Laboratório Movel”. A iniciativa é uma parceria da Comissão de Estágio do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais e a IBM. O programa oferece cursos de IoT, Analytics, big data, arquiteturas front-backend, programação mobile, entre outros tópicos. Os cursos acontecem de 19 de agosto até 20 de setembro. Outras informações e inscrições no link.

Civil recebe pesquisador de laboratório português para palestra e possível parceria

No dia 25 de junho, às 17h, Luís Lamas, chefe do Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal e Secretário Geral da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas e Engenharia das Rochas (ISRM), contará sobre as atividades desenvolvidas no laboratório e como são as possibilidades de parceria. No mesmo dia, às 18h, Lamas dará a palestra "Medição de tensões in situ para as estruturas subterrâneas do empreendimento hidroelétrico de Gouvães: planejamento, execução e análise". Os dois eventos ocorrem na sala S-02 da Engenharia Civil, sendo gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Para outras informações, enviar um e-mail ao professor Marcos Massao Futai (futai@usp.br). O evento é organizado pela Poli, Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas e o GeoInfraUSP.

Inteligência Artificial é tema de encontro na USP

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, acontecerá o 2º Encontro Machine Learning. Com workshop, meetup e um minicurso de Machine Learning, o evento é gratuito e será dividido entre auditório da Poli e da FFLCH. Outras informações no site. Inscrições pelo link.

Poli recebe palestra sobre machine learning

No dia 26 de junho, às 10h, na sala A2-44 do prédio da Elétrica, acontecerá a palestra “Estimação de Parâmetros de Baterias de Íons de Lítio usando Machine Learning”, com o professor da PUC-SP, Alexandre Barbosa de Lima. Outras informações no link.

---

Cursos e Editais

Graduação

Aucani lança editais para mobilidade internacional de alunos de graduação

Por meio dos convênios internacionais, a Aucani lançou os editais de intercâmbio para estudantes de graduação da USP. Confira os editais no Sistema Mundus.

IME oferece disciplina com conceitos básicos de matemática

No segundo semestre de 2019, o Instituto de Matemática e Estatística da USP oferece a quarta edição da disciplina “Panoramas da Matemática - MAP2003”. O objetivo é introduzir visões e conceitos básicos de Matemática, com pensamento lógico na criação de estruturas abstratas que alargam a compreensão humana sobre seu entorno. A disciplina não possui pré-requisito e é optativa aberta para qualquer aluno regularmente matriculado em algum curso de graduação da USP.

Programa Unificado de Bolsas de Estudo recebe inscrições

Até 29 de junho, estarão abertas as inscrições para para o Programa Unificado de Bolsa (PUB), voltado para alunos de graduação. As inscrições são feitas pelo sistema Juno. Confira aqui o edital retificado.

 

Inscrições abertas para bolsas de monitoria

De 16 a 27 de julho, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), voltado para alunos de graduação, estará com inscrições abertas. Os docentes devem inscrever os projetos até 30 de junho. Confira aqui o edital.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. A submissão de trabalhos está aberta, e tem prazo para 8 de julho.

Pós-Graduação

Poli oferece bolsa de pós-doutorado para Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural

Confira as informações e os requisitos aqui.

Centro de Inovação em Novas Energias possui oportunidades de bolsa de pós

Lançado pela FAPESP, Shell Brasil, Unicamp, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o CINE está oferecendo bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para inovação em energia. Veja as oportunidades no site.

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

Em novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

---

#DiaADiaNaPoli

No dia 18 de junho, o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli recebeu uma palestra da Thyssenkrupp Marine Systems, da Alemanha, sobre renovação das frotas de Corvetas Classe Tamandaré da Marinha do Brasil. A Thyssen, a Embraer e a Atech são as empresas do Consórcio “Águas Azuis”, contratado pela Marinha para renovar essas frotas.

---

Quadro de Avisos

Produção elege Chefe e Vice-Chefe do Departamento

No dia 12 de junho, o Departamento de Engenharia de Produção elegeu a professora Marly Monteiro de Carvalho como Chefe do Departamento e o professor Eduardo de Senzi Zancul como Vice-Chefe. O mandato de ambos será de 24 de junho deste ano até 23 de junho de 2021.

---

Vivência Universitária

Instituto do Legislativo Paulista e FAPESP promovem palestra sobre apoio de pesquisa em pequenas empresas

Hoje, dia 24 de junho, às 15h, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), acontecerá o evento “Diálogo sobre apoio à pesquisa inovadora na pequena empresa”. Aberto ao público, com inscrições gratuitas. Inscreva-se no link.

Escritório de Desenvolvimento de Carreiras promove evento sobre trajetória profissional

No dia 26 de junho, às 19h, no Auditório Adma Jafet do Instituto de Física da USP, acontecerá a palestra “Trajetória de Carreira - Estagiário a Executivo”, com o objetivo de tratar temas sobre trajetória de carreira, como se preparar para o mundo corporativo e como equilibrar carreira e vida pessoal. Inscrições no link.

Startup Search recebe inscrições de empreendedores para apresentarem seus projetos para setor de longevidade

No dia 28 de agosto, no Teatro da Unibes Cultural, acontecerá o evento Startup Search, que tem o objetivo ser uma vitrine para apresentação de projetos para um público com mais de 60 anos. Os empreendedores podem se inscrever até dia 7 de julho. Outras informações no link.

Encontro USP-Escola acontece em julho

De 15 a 19 de julho, das 8h às 17h, na Faculdade de Educação da USP, acontecerão cursos com que promovem a formação de professores da educação básica. O evento é conhecido como Encontro USP-Escola e está em sua 18ª edição. Outras informações e inscrições no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.