São Paulo, 1º de julho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº26/2019.

Notícias

Com abordagem interdisciplinar, pesquisadores de diversas áreas produzem o conhecimento necessário para explorar reservatórios de petróleo e gás

 O campus de Santos ganhará um centro de excelência em pesquisa a partir de julho deste ano de 2019. O centro de pesquisas InTRA, sigla para Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos, terá sua sede inaugurada no dia 1º de julho, às 17h, na sede da Escola Politécnica (Poli) da USP na Baixada Santista, onde desde 2012 é oferecido o curso de Engenharia de Petróleo. Outras informações serão divulgadas em uma edição especial amanhã.

---

Poli reservará 395 vagas para alunos de escolas públicas em 2020

O Conselho Universitário aprovou a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2020. O ingresso nos cursos da Poli continuará a ser feito pelo vestibular da Fuvest e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira a distribuição de vagas na matéria

---

USP sobe duas posições e alcança melhor classificação em ranking da QS

A USP subiu duas posições na mais recente edição do QS World University Ranking, passando da 118ª para a 116ª colocação. Essa é a melhor classificação alcançada pela Universidade desde que o ranking, elaborado pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), começou a ser publicado, em 2004. A USP também é a universidade brasileira mais bem classificada. O resultado foi divulgado no dia 19 de junho.

---

Nossa Opinião

Professores da Poli comentam possibilidade de despoluição dos rios de São Paulo

Os professores Mônica Porto e José Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, concederam entrevista ao repórter Denis Pacheco, do Jornal da USP, para o podcast Momento Cidade número 4, que teve como tema “Quando nós vamos poder nadar nos rios de São Paulo?”. O programa pode ser encontrado no link.

---

Eventos

Poli Santos realiza ciclo de palestras sobre atividade petrolífera

No dia 2 de julho (amanhã), às 9h, o laboratório InTRA (Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos), da Poli Santos, realizará um ciclo de palestras “Vamos falar de petróleo!”. Outras informações no link. A inauguração do laboratório acontece hoje, dia 1º de julho. 

---

Cursos e Editais

“Laboratório Móvel” em parceria com a IBM chega à Poli

A Poli receberá, no segundo semestre, o programa “Hackatruck - Maker Space”, conhecido como “Laboratório Movel”. A iniciativa é uma parceria da Comissão de Estágio do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais e a IBM. O programa oferece cursos de IoT, Analytics, big data, arquiteturas front-backend, programação mobile, entre outros tópicos. Os cursos acontecem de 19 de agosto até 20 de setembro. Outras informações e inscrições no link.

Graduação

Aucani lança edital para mobilidade internacional de alunos de graduação

Por meio dos convênios internacionais, a Aucani lançou o edital 1123/2019 de intercâmbio, a ser realizado no segundo semestre de 2020, para estudantes de graduação da USP. Confira o edital.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. A submissão de trabalhos está aberta, e tem prazo para 8 de julho.

Pós-Graduação

Aucani lança edital para mobilidade internacional de alunos de pós-graduação

Por meio dos convênios internacionais, a Aucani lançou o edital 1124/2019 de intercâmbio, a ser realizado no segundo semestre de 2020, para estudantes de pós-graduação da USP. Confira o edital.

 

Poli oferece bolsa de pós-doutorado para Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural

Confira as informações e os requisitos aqui.

 

Centro de Inovação em Novas Energias possui oportunidades de bolsa de pós

Lançado pela FAPESP, Shell Brasil, Unicamp, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o CINE está oferecendo bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para inovação em energia. Veja as oportunidades no site.

 

Simpósio MetMat já está recebendo trabalhos

Em novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 1º de setembro. Outras informações no link.

---

#DiaADiaNaPoli

Na última sexta, dia 28 de junho, os alunos da Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etesp) fizeram uma visita guiada pela Poli e conheceram os departamentos e projetos de extensão.

---

Vivência Universitária

Cinusp exibe animações nas férias

Do dia 1º a 19 de julho, o Cinusp exibirá, como tradição, uma mostra com animações durante as férias. Confira a programação no site.

 

Cursinho da FEA abre turma de reforço para segundo semestre

O curso é voltado para pessoas que pretendem voltar a estudar ou precisa de reforço em português e matemática para prestar vestibular, e é oferecido pela Turma do Ciclo Básico do Cursinho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho pela internet. Outras informações no link

 

Innovation Systems, Strategies and Policy realiza evento internacional

No dias 3 e 4 de julho, na Unicamp, em Campinas, acontecerá o simpósio internacional “The Challenges of Technology and Economic Catching-Up in Emerging Economies”, realizado pelo programa Innovation Systems, Strategies and Policy (InSySPo). No dia 5 de julho, no prédio da Fapesp, em São Paulo, acontecerá o workshop internacional “Technology Upgrading and Catching Up in Latin America: Reflections from Policy Evaluations”. Outras informações e inscrições no link.

 

Consulado do Japão e Instituto Mauá promovem palestra sobre robótica

No dia 17 de julho, às 9h, no Instituto Mauá de Tecnologia, acontecerá a palestra “Atividades Robóticas na Educação Japonesa”. Outras informações e inscrições no link. As inscrições se encerram no dia 10 de julho.

 

Seminário no Instituto de Psicologia tem como tema suicídio nos jovens

No dia 26 de julho, às 8h30, no Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP, acontecerá o seminário “O Suicídio nos Jovens: Uma compreensão fenomenológica”. Inscrições no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.