São Paulo, 3 de julho de 2019.

Resumo das notícias da semana da Escola Politécnica da USP. 

Edição nº5 -2019.

Ao lado de prédio centenário, novo laboratório une pesquisadores em ambiente interdisciplinar

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, ganhou um centro de excelência em pesquisa, que desenvolve conhecimento e tecnologia para aumentar a eficiência dos reservatórios de óleo e gás localizados no pré-sal. O centro de pesquisas InTRA, sigla para Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos, teve sua sede inaugurada nessa segunda-feira dia 1º de julho, na sede da Escola Politécnica (Poli) da USP na Baixada Santista, onde desde 2012 é oferecido o curso de Engenharia de Petróleo.

O InTRA reúne pesquisadores de diversas áreas para desenvolver conhecimentos que serão aplicados na exploração das reservas de petróleo, sobretudo no âmbito do pré-sal, camada profunda no litoral brasileiro que oferece grandes desafios para sua operação. Leia matéria completa no link.

---

O centro de pesquisas InTRA (Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos) é formado por pesquisadores que atuam no campus de Santos da USP, onde é oferecido o curso de graduação em Engenharia de Petróleo, desde 2012. O grupo atua no começo da cadeia de produção de petróleo, e busca compreender como funciona um reservatório, a rocha que acumula petróleo em seu interior, para que seja possível recuperar o máximo de óleo dessas rochas. 

No processo de descoberta de uma nova reserva, são realizados levantamentos sísmicos que ajudam a ver que tipos de rochas específicas há ali. Regiões mais propensas são estudadas mais a fundo, com a implantação de poços exploratórios, nos quais são retiradas amostras que serão analisadas em laboratórios como o do grupo InTRA. O docente explica que, ao contrário do que imaginamos, o petróleo não é como um rio que corre em meio às rochas. “Na verdade, ele está em poros dentro das rochas, e para isso é preciso investigar a porosidade das amostras, a permeabilidade, pois se os poros não estiverem conectados será muito mais difícil extrair este óleo”, explica um dos coordenadores do grupo de pesquisa e professor da Poli, Cleyton de Carvalho Carneiro. Leia matéria completa no link.

---
---

Deu uma entrevista e quer incluir a matéria aqui? Envie o link para jornalismo.poli@usp.br.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O Poli Notícias é uma publicação produzida e editada pela equipe de comunicação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com o objetivo de divulgar as notícias da Poli. 

Sugestões de pauta podem ser enviadas pelo e-mail jornalismo.poli@usp.br