São Paulo, 5 de julho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº27/2019.

Revolução de 1932

 Na próxima terça-feira, dia 9 de julho, São Paulo celebra um feriado em memória da Revolução Constitucionalista de 1932. Nove de Julho é feriado apenas no Estado, desde 1997, como explica a BBC. “Foi um movimento armado, que resultou da revolta generalizada no Estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas, que assumira o poder em 1930 com um golpe de Estado, derrubando o então presidente Washington Luís e impedindo a posse de seu sucessor”, explica a reportagem.

A Poli participou da revolução que tinha como objetivo promulgar uma nova constituição. Além de construir granadas, chamadas “abacaxizinhos”, para alimentar de munição as forças paulistas, a Escola e o Laboratório de Ensaios de Materiais (futuro Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT) produziram lança-chamas, foguetes luminosos e bombas de fumaça.

Foto do livro "Escola Politécnica da USP 120 anos".

Notícias

Poli Recicla visita empresa de coleta de resíduos

O Programa Poli Recicla visitou a empresa de Logística Ambiental, Loga, com o objetivo de entender a operação que destina os resíduos da região da cidade de São Paulo, bem como o ciclo de vida do lixo gerado pela comunidade politécnica, além de manter contato direto com a rotina da empresa. O grupo busca implementar a exploração dos recursos para aumentar o tempo de vida dos aterros.

---

Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) realizou seu 9º Encontro Nacional na Poli no último mês

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) realizou, nos dias 5 e 6 de junho de 2019, na Poli, a 9ª edição de seu Encontro Nacional, com o objetivo de compartilhar experiências e cases de sucesso voltados para a Internet das Coisas (IoT) e a Internet das Coisas Industrial (IIoT), além de promover a discussão sobre temas como a Cybersecurity e a Computação na Borda. Neste link, veja um breve resumo sobre o evento. 

---

Nossa Opinião

Carta de Campinas: Poli abriga uma parceria de R$ 200 milhões  com a Fapesp e a Shell, para pesquisas inovadoras no setor de gás

"Uma informação falsa bastante divulgada é de que as universidades públicas não se relacionam com empresas e isso seria um problema para o desenvolvimento tecnológico do país. Ou que as universidades públicas não colaboram com a indústria, não ajudam o setor produtivo, são contra a iniciativa privada e outras coisas estapafúrdias difundidas pela internet.

O que vem ocorrendo no Brasil nas últimas décadas, na verdade, é um aumento das colaborações entre universidades públicas e empresas privadas, apesar dos muitos entraves burocráticos e culturais que dificultam essa interação. No entanto, é preciso ter muita responsabilidade visto que os benefícios da parceria não podem ser exclusivamente privados, mas beneficiar tanto as universidades (para desenvolver novas pesquisas e ter recursos para investimento) quanto as empresas." Leia matéria completa no link.

---

O Globo: Rio terá 587 voos extras na temporada de férias de inverno; Argentina e Chile estão entre os destinos

O professor Jorge Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli abordou, no jornal “O Globo”, a questão dos voos extras no Rio de Janeiro durante o inverno.

---

Professor da Poli participa de audiências públicas sobre licenciamento ambiental em Brasília

O professor Luís Enrique Sánchez, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli, foi convidado para participar da audiência pública sobre avaliação de risco e de impacto ambiental, no último dia 3 de julho, em Brasília. Confira o vídeo completo no link.

---

Eventos

Aceleradora Poli Start oferece curso sobre como empreender com startup

Nos dias 23, 24 e 25 de julho, das 10h às 16h, a Poli Start oferecerá um curso gratuito, no qual serão oferecidas atividades para colocar em prática a utilização de ferramentas desenvolvidas para as diferentes etapas de desenvolvimento das startups. O curso será realizado na sala 3 do prédio de Engenharia de Minas. Veja os detalhes no link.

 

Jornada Técnica do Conhecimento em Inspeção será realizada em agosto

O evento apresentará um conteúdo avançado sobre a área de inspeção, e será realizado em 28 de agosto, no São Paulo Center, com palestras de alto nível técnico e uma área de relacionamento com demonstrações de produtos com oportunidades de networking e atualização profissional. 

---

Cursos e Editais

“Laboratório Móvel” em parceria com a IBM chega à Poli

A Poli receberá, no segundo semestre, o programa “Hackatruck - Maker Space”, conhecido como “Laboratório Movel”. A iniciativa é uma parceria da Comissão de Estágio do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais e a IBM. O programa oferece cursos de IoT, Analytics, big data, arquiteturas front-backend, programação mobile, entre outros tópicos. Os cursos acontecem de 19 de agosto até 20 de setembro. Outras informações e inscrições no link.

Curso à distância para participar do laboratório será uma seleção para a participação no Hackatruck. As inscrições para este curso EAD vão de 8 a 31 de julho.

Graduação

Aucani lança edital para mobilidade internacional de alunos de graduação

Por meio dos convênios internacionais, a Aucani lançou o edital 1123/2019 de intercâmbio, a ser realizado no segundo semestre de 2020, para estudantes de graduação da USP. Confira o edital.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. A submissão de trabalhos está aberta, e tem prazo para 8 de julho.

Pós-Graduação

Aucani lança edital para mobilidade internacional de alunos de pós-graduação

Por meio dos convênios internacionais, a Aucani lançou o edital 1124/2019 de intercâmbio, a ser realizado no segundo semestre de 2020, para estudantes de pós-graduação da USP. Confira o edital.

 

Poli oferece bolsa de pós-doutorado para Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural

Confira as informações e os requisitos aqui.

 

Centro de Inovação em Novas Energias possui oportunidades de bolsa de pós

Lançado pela FAPESP, Shell Brasil, Unicamp, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o CINE está oferecendo bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para inovação em energia. Veja as oportunidades no site.

---

Quadro de Avisos

Agência Nacional de Águas divulga nota de pesar pelo falecimento do professor Rubem La Laina Porto

A diretoria colegiada e o corpo técnico da Agência Nacional de Águas (ANA) lamentou, em seu site, a notícia do falecimento do professor Rubem La Laina Porto. “Referência no setor de recursos hídricos, o acadêmico da Universidade de São Paulo (USP) contribuiu na formação de muitos engenheiros civis e atuou em pesquisas em hidrologia urbana, sistema de suporte à decisão em recursos hídricos, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos, entre outros temas ligados à água”. Veja mensagem no link.

---

#DiaADiaNaPoli

O Poli Recicla realizou o treinamento da equipe de limpeza da Poli nesta semana, com o objetivo de orientá-los no manejo dos resíduos gerados na Escola, de forma a promover a separação e destinação ambientalmente adequadas.

---

Vivência Universitária

Canal indica livro de professor da Poli em seleção sobre engenharia elétrica

A obra “Electromagnetics through the Finite Element Method: A Simplified Approach Using Maxwell's Equations”, do professor José Roberto Cardoso, do Departamento de Engenharia  de Energia e Automação, foi indicado por um canal sobre a área voltado à estudantes.

 

Desafio universitário testa habilidades dos participantes

Até dia 7 de julho, é possível se inscrever para o Tetrix, um desafio universitário para testar e validar os diferentes tipos de habilidades dos participantes, por meio de perguntas multidisciplinares. Outras informações e inscrições no link.

 

Pesquisa da Faculdade de Fisioterapia da USP trata gratuitamente indivíduos com dor lombar

Mestranda do curso de Fisioterapia está recrutando pessoas com lombalgia para 12 sessões gratuitas de tratamento. Os interessados devem entrar em contato pelo email sand.fisio@gmail.com e preencher este questionário.

 

Seminário no Instituto de Psicologia tem como tema suicídio nos jovens

No dia 26 de julho, às 8h30, no Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP, acontecerá o seminário “O Suicídio nos Jovens: Uma compreensão fenomenológica”. Inscrições no link.

 

USP Piracicaba realiza evento sobre restauração florestal

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, na ESALQ da USP (Piracicaba), acontecerá o Workshop sobre Restauração Florestal. Outras informações e inscrições no link.

 

Evento sobre o ensino das comunicações, artes e informação acontece em outubro

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontecerá o Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes, com o tema “Processos Criativos e Formação para a Cidadania”. A submissão de trabalhos pode ser feita até dia 14 de julho e as inscrições até 14 de outubro, por meio do link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.