São Paulo, 12 de julho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº28/2019.

Notícias

Como simulador da USP ajuda a economia do Brasil

O podcast da USP Momento Tecnologia #13 traz como tema o Tanque de Provas Numérico, referência mundial na área de ensaios e avaliação de embarcações e plataformas no Brasil. Ele auxilia em duas áreas da economia brasileira, a portuária e a de indústria de óleo e gás, fazendo com que o Brasil aumente o seu potencial econômico no exterior. Mas, muito mais do que isso, ele também tem potencial para melhorar a sustentabilidade do País.

Acesse o programa aqui ou busque pelo termo “Jornal da USP” no seu agregador de podcast favorito.

---

RCGI estuda o potencial de rochas para estocar carbono emitido pelo maior complexo brasileiro de termelétricas

O Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), sediado na Escola Politécnica da USP, está começando a estudar as rochas na região do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, no sul-sudeste de Santa Catarina, no intuito de saber se podem ser usadas para estocagem de CO2. Leia mais.

---

Caminhão-laboratório chega à USP e oferece cursos em internet das coisas

A Agência USP de Inovação (Auspin) e a Poli estão organizando a chegada do laboratório móvel de tecnologia HackaTruck Maker Space ao campus Cidade Universitária. O projeto almeja a “capacitação sobre rodas” de universitários da USP no desenvolvimento de aplicativos. As vagas são limitadas – haverá a seleção de 56 pessoas a partir de um curso a distância, que está com as inscrições abertas até 31 de julho.

---

Agenda

Poli oferece curso sobre dinâmicas não lineares a partir do dia 23

A Escola realiza um curso sobre dinâmicas não lineares, que serão abordadas de forma transdisciplinar, abrangendo aplicações em mecânica de engenharia (civil, mecânica, mecatrônica, naval, offshore) e engenharia elétrica, a partir dos fundamentos e modelagem matemática. O curso, intitulado São Paulo School of Advanced Sciences on Non Linear Dynamics, terá 31 módulos de aulas teóricas, quatro módulos para apresentação de pôsteres dos participantes e visitas técnicas.

A Comissão Organizadora do evento está disponibilizando 20 vagas para docentes da USP que atuem no tema.

As aulas começam a partir de 23 de julho e vão até 9 de agosto, sendo ministradas na Poli. Leia mais.

Poli receberá colóquio internacional sobre Psicodinâmica do Trabalho em agosto

A décima edição do evento será realizada em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de agosto, tratará especificamente das inquietações referentes ao futuro da nossa disciplina frente aos desafios colocados pelos cenários atuais de produção. Saiba mais.

---

Dia-a-dia na Poli

Ministro Marcos Pontes homenageia estudantes premiados na Intel ISEF

Os estudantes Bruna, Ekarinny, João Pedro, Juliana, Maria Helena e Muriel e seus professores orientadores, premiados na Intel ISEF – International Science and Engineering Fair, foram recebidos pelo Ministro Marcos Pontes na semana passada.

Os jovens foram selecionados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), uma vez que a ISEF não possui modalidade de submissão direta. Desde 2003, a FEBRACE é a responsável pela seleção dos projetos que fazem parte da Delegação Brasileira que participa da ISEF.

Cursos e Editais

AUCANI divulga curso de proficiência em inglês voltado aos alunos

O edital 1135/2019 - Language Education at USP – oferece até 75 vagas no curso de inglês presencial com base na preparação para exames de proficiência em inglês. O programa LEUSP é dirigido aos alunos de graduação e pós-graduação do campus da capital que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP.

Instituto de Física promove minicurso sobre financiamento da educação

O objetivo do curso, que será realizado de 29 a 31 de julho, das 14h às 16h, no Auditório Adma Jafet, é examinar como é financiado o ensino nos vários países, com ênfase especial à comparação entre recursos públicos e privados. As inscrições podem ser feitas online, no site, até 21 de julho.

Curso gratuito sobre redação de patentes será oferecido nos dias 22 e 23 de julho

O “Workshop Redação de Patentes: além dos guias” ocorrerá em São Paulo nos dias 22 e 23 de julho, no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária. A iniciativa é da Axonal Consultoria Tecnológica, que conta com o apoio de mais de 150 instituições que atuam na área de pesquisa e inovação. Saiba mais.

---

Vivência Universitária

Poli contribuirá com carnaval de São Paulo por meio de tecnologias interativas

A escola de samba Rosas de Ouro apresentará hoje, dia 12 de julho, a partir das 22h, o tema do seu enredo para o Carnaval 2020. A entrada no evento é gratuita com a apresentação da Carteirinha USP. O professor Marcos Ribeiro Pereira Barretto, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, explica que a Poli participará “construindo um carnaval interativo”. Outras informações aqui.

FAPESP promove diálogo sobre apoio à pesquisa para inovação na pequena empresa em Santo André

No dia 10 de julho, das 13h30 às 15h30, no Teatro Municipal de Santo André, a Fundação promove um encontro para que as empresas interessadas em apresentar projetos ao Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) esclareçam dúvidas sobre os procedimentos para a submissão de propostas. Leia mais.

CINUSP discute os perrengues financeiros na aposentadoria em nova mostra

Em sintonia com o atual momento o CINUSP apresenta a mostra Divina Previdência, em cartaz entre os dias 22 de julho e 11 de agosto. Os filmes selecionados exploram as agruras e perrengues de idosos quando sua sobrevivência material e social é ameaçada. Leia mais.

Biblioteca Brasiliana recebe exposição inspirada em Alice no País das Maravilhas

“Alice, Não Quero Ficar Entre Gente Maluca” traz o universo da Inglaterra vitoriana do século 19 para o período de férias na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin com obras da artista plástica e ilustradora Syl Soares e curadoria de Luiz Armando Bagolin e Fabrício Reiner.

A exposição ficará na Sala BNDES do Biblioteca até 27 de agosto, das 8h30 às 18h30, de segunda a sexta, com entrada gratuita.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.