São Paulo, 19 de julho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº29/2019.

Notícias

Equipamento brasileiro para medir sonolência concorre a prêmio na Alemanha

Aparelhos atuais disponíveis no mercado custam, em média, pelo menos 10 vezes mais que a tecnologia usada no estudo

Noites mal dormidas podem ser causas de acidentes de trabalho e de trânsito. Um acessório de vídeo game da Nintendo, o Wii Balance Board, pode ser uma alternativa barata aos equipamentos existentes no mercado para medir o nível de sonolência baseado no controle postural do corpo humano. Um artigo que descreve a pesquisa realizada na Escola Politécnica da USP foi escolhido como o melhor da América do Sul e concorre à etapa final da competição da 41ª Conferência Internacional de Engenharia em Biomedicina. O evento acontece de 23 a 27 de julho, em Berlim, na Alemanha, e o contemplado foi Guilherme Silva Umemura, doutorando em Neurociências e Comportamento do Laboratório de Biomecatrônica da Poli. Leia mais.

---

Barragem do Quati se rompeu em razão da falta de sangradouro

Paulo Teixeira da Cruz explica que quando existe capacidade de conduzir água do reservatório, no sentido de escoamento do rio, a segurança é garantida

A barragem do Quati, no município baiano de Pedro Alexandre, se rompeu. A água do reservatório invadiu não só a cidade, como a vizinha Coronel João Sá, que sofreu mais com a inundação por estar em um nível mais baixo. As fortes chuvas que caíram na região aumentaram o volume de água do Rio do Peixe, que deságua no barramento. O percurso do rio entre as cidades tem cerca de 80 km. O Jornal da USP no Ar entrevistou o professor aposentado Paulo Teixeira da Cruz, da Poli. Ele explicou que não se tratava de uma barragem, por não abarcar certas normas construtivas mínimas, mas sim de um barramento, feito de terra socada, com técnicas primitivas. A contenção de rejeitos, como em Brumadinho, exige muito mais técnica e cuidado. Leia mais.

---

Agenda

Petrobras investirá em startups de inovação

Evento com apresentação sobre o edital será realizado na próxima terça-feira, dia 23 de julho de 2019, das 10h às 12h, na Escola de Negócios Sebrae em São Paulo. Leia mais.

Palestra aborda perspectivas atuais de regulação do setor do gás natural

No dia 31 de julho, a partir das 11h, um especialista do setor fala sobre a nova Resolução CNPE 16, sobre o papel da ANP e os preços do gás natural no Brasil; evento acontece na sede do RCGI, na Poli.

Professor da Poli falará sobre o consumidor de energia elétrica nos anos 2020

O seminário internacional “Preparando a rede de energia elétrica para o futuro” terá como convidado o professor José Sidnei Colombo Martini. O evento, promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Veja os detalhes aqui.

---

Poli na mídia


Rádio CBN - Pesquisa revela que 62% dos usuários do 'Uber Juntos' largaram transporte público

Leandro da Silva Correa, pesquisador do GAESI - Grupo de Tecnologia de Automação e Gestão de Projetos da Escola Politécnica da USP e sócio da Quest Inteligência, traz detalhes sobre o levantamento. "Uber Juntos parece uma grande porta de entrada para o mundo digital", avalia.

 

TV Cultura - Reportagem sobre o projeto Future-se, do MEC, mostra iniciativas da Poli e Amigos da Poli

A reportagem pode ser acessada no link https://youtu.be/hcGef4sI8PY, a partir dos 20min e 17segundos, e mais especificamente sobre a Poli, a partir dos 22min.

---

Vivência Universitária

MIT oferece concurso para startups com a Latam

O MIT Sloan Latin America Office junto com o ITBA (Instituto Tecnológico de Buenos Aires) lançaram este ano a segunda edição da competição $100K LATAM com o objetivo de promover o desenvolvimento de empreendimentos na América Latina e no Caribe.

O concurso é composto por três categorias diferentes em função da maturidade da ideia: Pitch, Accelerate e Launch. Os projetos serão avaliados por um júri de especialistas da indústria, referências do ecossistema empreendedor, acadêmicos e empreendedores. Serão outorgados mais de US$ 100.000 (dólares norte-americanos) em prêmios. As inscrições poderão ser realizadas até o 1º de agosto de 2019. Para mais informações, acesse o link.

ICMC promove Escola Avançada em Big Data Analysis

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sediará, de 2 a 6 de setembro, o evento que visa apresentar aos participantes as principais técnicas usadas para a análise de grandes volumes de dados. As inscrições devem ser feitas diretamente no site oficial da Escola.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.