São Paulo, 26 de julho de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº30/2019.

Notícias

Na próxima semana, a Poli realizará a Escola Avançada de Dinâmicas Não Lineares

A partir desta segunda-feira, dia 29 de julho, a Poli realiza, como apoio da FAPESP, um curso sobre dinâmicas não lineares, o São Paulo School of Advanced Sciences on Non Linear Dynamics, que terá 31 módulos de aulas teóricas, além de apresentação de pôsteres e visitas técnicas. Junto aos 130 inscritos, 45 estrangeiros farão parte do evento, que conta principalmente com a participação de professores e alunos de pós-graduação com interesse na área.

---

Prefeitura de SP testará projeto de alunos da Poli em bioengenharia de solos

Um trabalho de conclusão de curso (TCC) de três estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Poli, em São Paulo, será aplicado na prática pela prefeitura da capital paulista. Eles fizeram um projeto para conter a erosão das margens do Córrego Corveta Camacuã, localizado na Vila Sônia, utilizando técnicas alternativas de bioengenharia de solos. A proposta será testada em um dos trechos do córrego.

Álvaro Caetano, André Paulini e Fernanda Guedes foram orientados pela professora Amarílis Gallardo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli. “A ideia é usar vegetação de raízes profundas para conter as margens do córrego, que está erodida”, conta Fernanda. “Essa opção é mais sustentável e de menor custo.” Leia notícia completa aqui.

---

Rede de alunos e pesquisadores impulsiona o empreendedorismo na USP

O Jornal da USP publicou uma matéria sobre a atuação do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), um time multidisciplinar, formado por alunos tanto da graduação como da pós-graduação da USP, professores e pesquisadores, e que tem o espaço financiado pelos rendimentos do Amigos da Poli, um fundo patrimonial feito de doações de ex-alunos da Poli.

O núcleo não é restrito para alunos da Escola, ele possui membros de outras instituições. O NEU possui mais de 100 startups em sua rede e uma média de dois mil alunos impactados em seus eventos. Leia mais.

---

Uma universidade é mais que seus cursos dentro da sala, sua vivência é importante, porque representa um período único da vida. Confira a fotorreportagem sobre a vida acadêmica, e nos envie comentários para jornalismo.poli@gmail.com.

---

Nossa opinião

Posicionamento da Poli sobre matéria da Folha de S.Paulo sobre professores de engenharia naval

A direção da Poli enviou uma resposta ao jornal, sobre matéria publicada no dia 14 de julho. Leia a carta na íntegra aqui.

Manipular mensagens do Telegram após uma invasão: dá para auditar?

O professor Marcos A. Simplício Junior, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli-USP), falou sobre o tema em artigo para o Jornal da USP. Confira a íntegra aqui.

---

Agenda

Palestra aborda perspectivas atuais de regulação do setor do gás natural

No dia 31 de julho, a partir das 11h, um especialista do setor fala sobre a nova Resolução CNPE 16, sobre o papel da ANP e os preços do gás natural no Brasil; evento acontece na sede do RCGI, na Poli.

Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) promove “Ser Empreendedor”

A 16ª edição do evento é uma jornada imersiva, com duração aproximada de um mês (11/08 até 21/09), na qual as equipes desenvolvem sua ideia de negócio, sendo capacitadas ao longo da trajetória, e competindo por uma premiação ao final. A participação dos alunos  é gratuita e haverá duas etapas online e a final será presencial. As inscrições já estão abertas. Outras informações no link.

Mudanças no trabalho são assunto de colóquio internacional

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o auditório do Centro de Difusão Internacional da USP recebe o 10º Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho. O encontro é organizado pelos professores Laerte Idal Sznelwar, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Selma Lancman, Seiji Uchida, Juliana de Oliveira Barros e Claudio Marcelo Brunoro. Esta edição do evento terá como tema “Mudanças no trabalho – Novos desafios para a PDT” e contará com a participação do professor Christophe Dejours (Conservatoire National dês Arts et Métiers), psiquiatra e psicanalista que consolidou o conceito de psicodinâmica do trabalho.

---

Poli na mídia

Jornal da TV Cultura aborda a proposta do Governo Federal de novo formato para venda de gás de cozinha

A a proposta é oferecer ao consumidor a possibilidade de comprar o gás de forma fracionada, a preços menores. O professor Júlio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, comentou na reportagem o que isso significa para as distribuidoras. Assista a reportagem no link.

---

#Dia-a-dia-na-Poli

 A PoliStart, iniciativa do FDTE e ex-alunos da Poli, realizou nesta semana o workshop ”Empreender com Startup”, no prédio da Engenharia de Minas e Petróleo da Poli. A audiência foi principalmente de ex-alunos da USP, mestrandos e doutorandos da Escola.

O programa conduzido por Rubens Approbato Machado Jr., Carlos Alberto Fenerich e Eduardo Saorim. Rubens explica que o workshop foi um piloto, no qual em 15h de trabalho ao longo de 3 dias, foi discutida a teoria e a prática do empreendedorismo. “Simulamos em times, de forma mão na massa, a jornada de sua startup, desde a criação até à escala e hiper crescimento incluindo erros e pivotagens. Terminamos com a experiência de pitches feitos pelo grupo”, relata o politécnico.

---

Quadro de avisos

Estão abertas as inscrições para o 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP)

O aluno pode se inscrever até 16 de agosto. O evento acontecerá de 17 a 20 de setembro, na Poli. A participação de bolsistas PIC e de alunos de IC inscritos no Atena é obrigatória.

Os estudantes melhor avaliados pelas Unidades apresentarão pôster na Etapa Internacional, que ocorrerá no dia 5 de novembro.

Cursos de inglês para alunos de pós-graduação da USP

A AUCANI lançou o Edital 1144/2019 – Language Education at USP – Inglês para Atividades Acadêmicas (2º semestre), curso de inglês presencial dirigido aos alunos de pós-graduação do campus da capital que planejam desenvolver as habilidades linguísticas para comunicação acadêmica e participar dos programas de mobilidade da USP.

CAPES lança atualização do aplicativo do Portal de Periódicos

Considerada pela instituição a maior biblioteca virtual do Brasil, o aplicativo dá acesso à base de dados. Outras informações aqui.

Alunos de graduação


Inscrições abertas para o processo seletivo de Duplo Diploma das Écoles Centrales e Ecole Polytechnique

Confira os detalhes para candidatura no link.

 Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Duplo Diploma/2020 para Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal

O Edital 1143 (Processo Seletivo de Duplo Diploma/2020 – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal) está com as inscrições abertas. O formulário de candidatura estará disponível na Intranet e a candidatura no Sistema Mundus. Veja os detalhes aqui.

---

Vivência Universitária

MIT oferece concurso para startups com a Latam

O MIT Sloan Latin America Office junto com o ITBA (Instituto Tecnológico de Buenos Aires) lançaram este ano a segunda edição da competição $100K LATAM com o objetivo de promover o desenvolvimento de empreendimentos na América Latina e no Caribe.

O concurso é composto por três categorias diferentes em função da maturidade da ideia: Pitch, Accelerate e Launch. Os projetos serão avaliados por um júri de especialistas da indústria, referências do ecossistema empreendedor, acadêmicos e empreendedores. Serão outorgados mais de US$ 100.000 (dólares norte-americanos) em prêmios. As inscrições poderão ser realizadas até o 1º de agosto de 2019. Para mais informações, acesse o link.

Abertas as inscrições para novos integrantes do CORALUSP

As inscrições são gratuitas e destinadas a todos os interessados em participar de atividades musicais e desenvolver-se como cantor, desde que sejam maiores de 18 anos. As atividades são ações de extensão universitária, abertas a toda a população mesmo sem vínculo com a USP. Para se inscrever, basta acessar o site www.coralusp.prceu.usp.br e clicar no link “Faça parte” no site. A data limite para a inscrição é 31 de agosto.

Prefeitura do campus irá interditar campus para evento esportivo neste domingo

No próximo domingo, 28 de julho, está prevista a interdição de vias da  Cidade Universitária e Cidade de São Paulo, devido a realização de evento esportivo. Outras informações, clique aqui

USP tem nova revista, sobre cultura e extensão, a USP INTEGRAção

Editada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a publicação tem o propósito de ser um meio de interlocução entre a sociedade e a as atividades de cultura e extensão universitária desenvolvidas pela USP. Para conhecer, acesse o site.

Inscrições abertas para o Simpósio de Matemática para a Graduação do ICMC 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos sediará no período de 19 a 23 de agosto a 22ª edição do evento, que traz atividades e discussões multidisciplinares para as áreas de matemática, matemática aplicada e educação matemática com a participação de estudantes, professores e grupos de pesquisa do ICMC e de outras instituições.

Fapesp promove diálogo sobre apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizarão o evento no dia 12 de agosto, das 13h30 às 17h, na ABIMAQ, que fica na Rua Bento de Lemos, s/n – 1º andar, Jabaquara, São Paulo.

Anúncio de Projetos Selecionados em Chamadas de Propostas PIPE

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realizará o anúncio dos 64 projetos de pesquisa selecionados nas chamadas: Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) 1º Ciclo de 2019 – 46 projetos; PIPE–PAPPE Subvenção: 6ª Rodada (2018) – 15 projetos; PIPE–PAPPE Subvenção: Cidades Inteligentes - GrandesMetrópoles (2018) – 3 projetos.

Ciclo de seminários do IEA tratará da natureza da ignorância e de como lidar com ela

O seminário Por Que as Pessoas Acreditam no Que Acreditam, com conferência do psicólogo comportamental, professor e escritor Stuart Vyse, abre no dia 8 de agosto, às 14h, o ciclo O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?, iniciativa do IEA e do Instituto Questão de Ciência (IQC). O evento terá transmissão ao vivo, com inscrição prévia.

Seminário Internacional “Biblioteca Viva” aborda temas como games, inovação e internet

O universo em transformação das bibliotecas, as novas influências trazidas da experiência digital, o número crescente de booktubers, podcasts sobre livros e escritores, além da aproximação com os games são alguns dos temas abordados pelo 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento – gratuito - será realizado em São Paulo entre 5 e 7 de agosto. Leia mais.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.