São Paulo, 2 de agosto de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº31/2019.

Poli na mídia

Poli apresenta carreira de Engenheiro Naval no Programa Abrace uma Carreira

O professor Bernardo Andrade, chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli, e o politécnico Humberto de Carvalho Nakanishi, formado em engenharia naval em 2012, e que coordena o departamento de engenharia do estaleiro de nome fantasia Intermarine, participaram do programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, transmitido ao vivo ontem, dia 1º de agosto. Ouça aqui.

Programa Repórter Eco da Tv Cultura exibe pesquisa realizada na Poli

Reportagem exibida no programa “Repórter Eco”, da Tv Cultura, no último domingo, dia 28 de julho, apresenta pesquisa realizada no Laboratório de Engenharia de Alimentos do Departamento de Engenharia Química da Poli, coordenado pela Profa. Carmem C. Tadini. Os pesquisadores criaram embalagem 100% biodegradável, feita à base de amido de mandioca e capaz de interagir com o conteúdo que carrega. Confira a íntegra do programa no link.

Em reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pesquisadores da Poli são citados como exemplo de cooperação internacional de sucesso

Com informações da FAPESP - “A criação de oportunidades de desenvolvimento tecnológico para indústrias do Estado de São Paulo é um dos critérios que a FAPESP leva em conta na avaliação de propostas de participação em grandes projetos de colaboração internacional, destacou Roberto Marcondes Cesar Junior, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador adjunto da área de Ciências Exatas e Engenharia da FAPESP.

Ele deu o exemplo de um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que tem conquistado esse protagonismo desejado em grandes projetos de colaboração internacional. Por meio de um projeto apoiado pela FAPESP, projetaram e desenvolveram um chip, chamado de Sampa, que será instalado no sistema de detecção do ALICE (A Large Ion Collider Experiment), um dos quatro grandes experimentos do LHC (Large Hadron Collider).

---

Agenda

Palestra sobre processos seletivos de Duplo Diploma

O Serviço de Relações Internacionais promove, nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, às 11h, uma palestra sobre os processos em andamento (Unificado e Centrales/Polytechnique). O evento será realizado no Anfiteatro Paulo Ribeiro de Arruda, na engenharia elétrica, e contará com os professores Henrique Lindenberg Neto e Fernando Josepetti Fonseca, que presidem a Comissão.

Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli e Associação Paulista dos Engenheiros de Minas promovem série de palestras sobre a área

Os eventos tem como objetivo contribuir com o progresso e o desenvolvimento da Engenharia de Minas e são voltados a estudantes, profissionais da área e interessados.Os eventos são gratuitos e promovidos no auditório do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli. As inscrições podem ser feitas no link. Outras informações pelo e-mail ciro@apemi.eng.br, ou pelo telefone (11) 99499-6378, com Graziella.

Amigos da Poli promove Cerimônia de abertura do Programa de Carreira 2019 e encerramento do Programa de Startup

Na próxima quinta-feira, 8 de agosto, às 19h, o fundo patrimonial irá realizar o evento no Auditório Professor Francisco Romeu Landi. Inscreva-se aqui.

Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) promove “Ser Empreendedor”

A 16ª edição do evento é uma jornada imersiva, com duração aproximada de um mês (11/08 até 21/09), na qual as equipes desenvolvem sua ideia de negócio, sendo capacitadas ao longo da trajetória, e competindo por uma premiação ao final. A participação dos alunos  é gratuita e haverá duas etapas online e a final será presencial. As inscrições já estão abertas. Outras informações no link.

RCGI promove Workshop sobre aumento do uso de gás natural e bem estar social

O evento, que conta com a participação de pesquisadores do centro de pesquisa, será realizada no dia 12 de agosto, a partir das 14h. Os organizadores explicam que a exposição será dividida em duas partes: a primeira se refere às evidências concretas da perspectiva de aumento do uso do gás natural, em nível mundial e nacional. E a segunda alude aos possíveis efeitos desse aumento no nível de bem estar social, com base em alguns parâmetros como segurança energética, qualidade do ar e custos. Leia mais.

Mudanças no trabalho são assunto de colóquio internacional

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o auditório do Centro de Difusão Internacional da USP recebe o 10º Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho. O encontro é organizado pelos professores Laerte Idal Sznelwar, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Selma Lancman, Seiji Uchida, Juliana de Oliveira Barros e Claudio Marcelo Brunoro. Esta edição do evento terá como tema “Mudanças no trabalho – Novos desafios para a PDT” e contará com a participação do professor Christophe Dejours (Conservatoire National dês Arts et Métiers), psiquiatra e psicanalista que consolidou o conceito de psicodinâmica do trabalho.

---

#Dia-a-dia na Poli

Nessa semana, está acontecendo a São Paulo School of Advanced Sciences on Nonlinear Dynamics. O curso conta com a presença de 130 pessoas, sendo mais de 40 estrangeiros, e terá duração até o fim da próxima semana.

---

Quadro de avisos

Pró-Reitoria de Pesquisa lança Guia de Boas Práticas Científicas

O documento é uma das iniciativas do Comitê de Boas Práticas Científicas, criado em 2017, e se destina a toda a comunidade USP, que disponibiliza informações sobre ética e integridade em pesquisa de forma sintética e acessível. O Guia pode ser acessado no link.

Bolsas PIBIC/PIBITI 2019-2020 – Resultado

Divulgado o resultado das bolsas PIBIC/PIBITI 2019-2020. Acesse o link para ver o resultado e as instruções para formalização da bolsa Qualquer dúvida, entre em contato como Serviço de Pesquisa da Poli.

PIBIC EM 2019- 2020 – Resultado

No endereço é possível ver o resultado e as instruções para formalização da bolsa.

Editais para intercâmbio

A AUCANI anunciou o lançamento dos novos editais de Mobilidade Internacional dos alunos de Graduação da USP, para bolsas de intercâmbio acadêmico no primeiro semestre de 2020:

Edital 1115/2019 – Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander – AMÉRICA LATINA E ESPANHA (Graduação)

Edital 1116/2019 – Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander – PORTUGAL (Graduação)

Edital 1145/2019 – Novas Parcerias Internacionais - Mobilidade Docente Santander 

Edital 1146/2019 – Incentivo à Promoção da Internacionalização no Ambiente USP - Mobilidade Docente Santander

Bolsa para intercâmbio de doutorando na Alemanha

O Edital 1161/2019 – Erasmus+ Ação-chave 1 – Mobilidade (Doutorado) – Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha) oferece bolsa para a realização de intercâmbio acadêmico com início até março de 2020. Trata-se de uma vaga de mobilidade acadêmica, com concessão de bolsa, para intercâmbio em nível de doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha), Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira parceira da USP.

Portão de Pedestres ao lado do prédio do IPT está aberto

O portão de pedestres, próximo ao prédio do IPT, já está funcionando no horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Outras informações no link.

---

Vivência Universitária

Em agosto a OSUSP se apresentará no SESC Pinheiros e na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - OSUSP  realiza no mês de agosto uma programação variada, com concertos das Séries OSUSP+POP, Música de Câmara e Sala São Paulo. Além das apresentações, serão ministrados gratuitamente um Curso de Regência e uma Masterclass de Violino.no Anfiteatro Camargo Guarnieri e na Sala São Paulo. Veja mais.

Palestra “Mindfulness para a Qualidade de Vida e Prevenção do Burnout” será realizada na FEA

O ECar – Escritório de Desenvolvimento de Carreiras PRG/USP promove, no dia 21 de agosto de 2019, das 11h30 às 13h, uma palestra com o professor Marcelo Demarzo, com o objetivo de apresentar o conceito de mindfulness e sua prática, como uma forma de redução do stress cotidiano. O evento será realizado no auditório FEA – 5, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908. Inscrições aqui.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.