São Paulo, 9 de agosto de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº32/2019.

Notícias

Encontro de gerações abrirá as portas da Escola para confraternização

Para celebrar os 126 anos de fundação da Poli, evento terá visitas aos laboratórios, exposição de projetos de extensão e apresentações musicais da Rateria e Acappolli.

Confirme sua presença no link.

Professores da Poli participam de curso que aborda didática e o papel do docente na universidade

A Diretoria da Poli está promovendo mais uma edição do curso de formação para docência universitária, com foco em didática, e o tema “Contextualização da Docência Universitária no Século XXI e papel do Professor”, ministrado pelo professor Marcos T. Masetto. A iniciativa já ocorreu em anos anteriores, e trouxe resultados significativos para os professores envolvidos no projeto e para o ensino na Poli, segundo a direção da Escola. Leia mais.

Docente da Poli é eleito vice-presidente da Câmara de Avaliação Institucional (CAI) da USP

O professor João Francisco Justo Filho, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, foi eleito vice-presidente da Câmara que compõe a Comissão Permanente de Avaliação da USP, responsável por coordenar e organizar os processos de avaliação docente e institucional na USP. Cabe à CAI propor à CPA as diretrizes e calendário de avaliação de departamentos, unidades; apoiar o desenvolvimento de seus projetos acadêmicos e elaborar o relatório periódico de avaliação, entre outras atribuições. Veja como funcionam essas entidades aqui.

Poli na mídia

Estadão: Pesquisadores e cientistas afirmam que PL do licenciamento tem regras inconstitucionais

O professor titular da Poli, Luis Enrique Sánchez, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli, conhecido como um dos maiores especialistas do País na área de licenciamento, comentou o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, proposta que a Câmara dos Deputados quer colocar em votação pelo plenário ainda neste mês, em reportagem do jornal o Estado de São Paulo. O professor também deu seu depoimento nesta outra reportagem, sobre o mesmo tema.

Equipe da USP usa impressão 3D para criar carro de competição

Portal Olhar Digital contou como a equipe Poli Racing, criada em 2008 por estudantes da Poli, está usando a tecnologia de impressão 3D para fabricar partes de seu carro de corrida. O objetivo é levar o veículo à Formula SAE, prova na qual alunos de engenharia idealizam, projetam, constroem e pilotam um veículo de competição. Leia aqui.

Reportagem do R7 aborda possibilidade de explosão de celular ligada à fake news

O professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, explicou à reportagem do Portal que "não há nada comprovado cientificamente de que um celular possa causar algum tipo de explosão ao ser manuseado juntamente com um eletrodoméstico". Matéria se baseia na contestação de boato que se espalhou por meio de aplicativo de mensagens.

---

Agenda

Estão abertas as inscrições para palestras ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU 

Entre os dias 13 e 16 de agosto, a FEA receberá o workshop “UN’s Sustainable Development Goals (SDGs): International Academic Collaboration for Transformational Industry and its Social and Environmental Impacts”. O workshop, apoiado pela FAPESP e pelo British Council (por meio do Fundo Newton), visa promover a pesquisa e a colaboração internacional na produção de conhecimento a ser utilizado por empresas para responder os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de estimular a sustentabilidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Veja como participar.

Cidade para pessoas será o tema da Semana Temática de Engenharia Civil da Poli

O evento SeTEC, organizado por alunos do curso de Engenharia Civil, é aberto a todos da Escola e será realizado entre os dias 12 e 16 de agosto. As atividades tem caráter acadêmico, e o principal objetivo é aproximar os estudantes aos profissionais de destaque no mercado. Veja mais aqui.

Especialistas irão discutir o futuro do trabalho em evento internacional na Poli

O 10º Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho será realizado na Escola Politécnica, entre os dias 21 e 23 de agosto. Leia mais.

Professor da Poli participa de evento sobre divulgação científica

De 12 a 14 de agosto a EACH sedia um evento para apresentar pesquisas de pós nas linhas de inteligência e gestão e desenvolvimento de sistemas. Um painel sobre divulgação científica contará com a participação do professor Marcos Barretto, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli, que pesquisa robôs sociáveis e seu impacto na sociedade.

---

Fique por dentro


Você sabia que a USP tem um site para reunir iniciativas em inovação e empreendedorismo?

Portal Solus traz contato de empresas que nasceram na Universidade, os projetos e as disciplinas sobre o assunto.

#Dia-a-dia na Poli

Workshop Integrativo (WI) é organizado há 29 anos pela empresa júnior da Escola Politécnica da USP, e tem o objetivo de promover a aproximação entre universitários capacitados e o mercado de trabalho. Ao longo de dois dias de visitação, a feira recebeu, neste ano, mais de 6000 visitantes e mais de 70 empresas expositoras.

Os estudantes que visitaram a Feira vem de mais de 120 faculdades diferentes e de cerca de 110 cursos. A organização destacou que recebeu diversos feedbacks positivos das empresas presentes, dizendo que o público se mostrava bastante interessado e muito preparado, que o atendimento ao expositor/empresa era sempre muito rápido, que entre eventos de recrutamento o WI tinha uma posição de grande destaque. "Algumas das empresas presentes no evento já confirmaram presença para a próxima edição, então isso, pra equipe organizadora, é sensacional, pois mostra como a empresa se encantou com o evento e pretende voltar", destaca gerente do 29ºWI e estudante de engenharia civil da Poli, Liz Mulazzani.

---

Vivência Universitária

Estresse da vida universitária requer estratégias para ser combatido

Trabalhos, provas, produção de artigos e atividades extras. A vida universitária na graduação e pós-graduação pode ser cansativa e causar estresse, dificuldade de concentração, ansiedade, entre outros sintomas. O IME realizará dois eventos que discutem estratégias para gerenciar o estresse e melhorar a concentração. Leia mais.

Cinema da USP traz a criatividade com muito sangue dos filmes trash

A partir de 12 de agosto, mostra de filmes apresenta obras clássicas do gênero mais amado e odiado do cinema.

Centro de Línguas da FFLCH oferece curso gratuito de português para imigrantes e refugiados

A falta de domínio de uma língua ou idioma pode ser um dos fatores mais limitantes para um imigrante e/ou refugiado se adaptar em um novo país. Pensando nesta questão, o Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza atividades voltadas para este público. Neste semestre, há o oferecimento do curso Conversação e escrita em Português para imigrantes e refugiados, em dois níveis: intermediário e avançado. Leia mais.

---

Cursos e editais

 

Competição de logística recebe inscrições até 14 de agosto

As inscrições para o concurso Mercosul-Line Logística e Navegação estão abertas. O Desafio é aberto a todos os estudantes de engenharia e é focado na cabotagem, um tipo de navegação que se faz na costa, sempre com terra à vista, entre portos de um mesmo país ou a distâncias pequenas. Informações completas estão no site e no regulamento. 

Inscrições para desafio do MIT e Latam foram prorrogadas até 15 de agosto

O MIT Sloan Latin America Office lançou a segunda edição da competição $100K LATAM, com o objetivo de promover o desenvolvimento de empreendimentos na América Latina e no Caribe. O concurso é composto por três categorias diferentes em função da maturidade da ideia: Pitch, Accelerate e Launch. Os projetos serão avaliados por um júri de especialistas da indústria, referências do ecossistema empreendedor, acadêmicos e empreendedores. Serão outorgados mais de US$ 100.000 em prêmios.

Desafio de programação de robôs oferece 20 mil reais em prêmios

O Instituto Tecnológico Vale está promovendo um desafio de programação de robôs autônomos para inspeção industrial, o ROSI CHALLENGE. O ROSI (RObô para Serviços de Inspeção) é um dispositivo robótico da VALE para inspecionar estruturas de Transportadores de Correia. Veja os detalhes da competição no link.

Edital da AUCANI oferece oportunidade de mobilidade para Université de Bordeaux

O Edital 1167/2019, Mobilidade Internacional de Curta Duração para Docentes, recebe inscrições até até 20 de agosto, às 12h. Acesse aqui os detalhes.

AUCANI oferece bolsas de mobilidade internacional na Graduação para Ásia e África

Os editais contemplam bolsas de intercâmbio acadêmico no primeiro semestre de 2020:

Edital 1113/2019 – Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP – ÁFRICA

Edital 1114/2019 – Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP – ÁSIA 

---

Quadro de avisos

Inscrições para o SIICUSP terminam na próxima semana

Estarão abertas, até o dia 16 de agosto, as inscrições para o 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), que acontecerá 17 a 20 de setembro, na Poli. A participação de bolsistas PIC e de alunos de iniciação científica inscritos no Atena é obrigatória. Os estudantes melhor avaliados pelas Unidades apresentarão posteres na Etapa Internacional, que ocorrerá no dia 5 de novembro, na Cidade Universitária.

Último dia de votação da Assembleia Estatuinte do Grêmio

A Gestão do Grêmio Politécnico preparou um vídeo para explicar a importância da revisão estatutária. Veja detalhes aqui. É possível também votar online, pelo e-mail votacoes.gremio@gmail.com.

Na próxima semana será possível se vacinar no Bandeijão Central contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola

Nos dias 13 e 14 de agosto, das 9h30min às 15h, no corredor do Bandejão Central (CRUSP) ocorrerá a terceira campanha de vacinação na Cidade Universitária, que será específica contra o sarampo e o público-alvo são pessoas de 15 a 29 anos. É preciso levar um documento de identificação e a carteira de vacinação, caso possua.

Encontro da USP debaterá carreira docente na USP

Tipos e estruturas de carreira, futuro na Universidade e conceitos de avaliação fazem parte da programação de evento no dia 14 de agosto.

Pró-Reitoria de Pesquisa lança Guia de Boas Práticas Científicas

O documento é uma das iniciativas do Comitê de Boas Práticas Científicas, criado em 2017, e se destina a toda a comunidade USP, que disponibiliza informações sobre ética e integridade em pesquisa de forma sintética e acessível. O Guia pode ser acessado no link

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.