São Paulo, 16 de agosto de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº33/2019.

Notícias

Laboratórios da Poli abrem as portas para o público 

No sábado, dia 24 de agosto, interessados em tecnologia poderão visitar laboratórios da escola. Inscreva-se aqui.

A Escola Politécnica (Poli) da USP completa 126 anos de existência no próximo dia 24 de agosto e, para celebrar a data, realizará um dia com diversas atividades. Entre elas, a 2ª edição do Encontro Gerações terá a visita aos laboratórios de alta tecnologia: Tanque de Provas Numérico, Caverna Digital, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI), Inovalab e sala Ocean.

Para participar, basta se inscrever no link.

---

Engenheiro especialista da Poli desenvolve protótipo para gerar e armazenar energia elétrica a partir de lixo eletrônico

Jimmy Cury de Lacerda conseguiu reaproveitar, com baixo custo, materiais eletrônicos descartados. Leia mais.

---

Colóquio realizado em São Paulo contará com o criador do conceito de Psicodinâmica, o francês Christophe Dejours  

A Poli sediará, entre os dias 21 e 23 de agosto de 2019, o 10º Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho, que abordará os novos desafios trazidos pelas mudanças nas relações de trabalho. Leia mais.

---

No dia 17 de agosto, às 11h, no Prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá a sexta edição do Hour of Code, um evento, voltado para crianças de 9 a 12 anos, que visa despertar o interesse pela computação e incentivar os estudos. A atividade é promovida pelo Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica e Computação (CEE) e a Associação Aquarela, com apoio do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais e da Diretoria. Os voluntários são alunos da Poli, tanto do CEE, quanto de outros grupos de extensão. Outras informações na página.

---

Poli na mídia

Nova Lei de Licenciamento é enviesada por interesses privados, segundo professor da Poli

O professor Luis Sánchez, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli, ofereceu entrevista à Rádio USP para abordar a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Confira a matéria completa.

---

Agenda

Nesta semana, a Escola Politécnica levará alunos e professores para a edição da capital da FEIRA USP E AS PROFISSÕES, que será realizada de 22 a 24 de agosto, das 9h às 17h, no Parque Cientec, que fica na Rua Miguel Stéfano, 4200, em São Paulo. Outras informações no link.

---

Semana de Inovação do Grêmio Politécnico começa na próxima segunda-feira

Entre os dias 19 e 23 de agosto, no Auditório da Elétrica, acontecerá a Semana de Inovação, promovida pelo Grêmio Politécnico, e terá palestras de empresas como Nubank, Grupo Boticário e Big Data. Outras informações e inscrições no link

---

Poli recebe palestra de professor do MIT sobre novas tendências da área de mobilidade

No dia 28 de agosto, às 14h, no Auditório Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), o professor Jason Jackson, do MIT, dará a palestra “The Global Rise of Platform Firms in Urban Mobility Markets”. Jason Jackson é professor de economia política e planejamento urbano.

---

Simpósio Sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança

No dia 9 de setembro, a Pró-Reitoria de Graduação promoverá um dia inteiro de atividades sobre o tema, com a participação da comunidade científica, de jornalista e de representantes do Escritório de Saúde Mental da USP. Leia mais.

---

Semana de Engenharia Elétrica de Computação acontece no próximo mês

Entre 16 e 20 de setembro, no Prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá a sexta edição Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica de Computação, voltada para alunos da área. Outras informações e inscrições no link.

---

Fique por dentro

Grêmio Politécnico lança Manual de Extensão

Material explica as vantagens de participar de um projeto de extensão e apresenta os grupos por meio das categorias de carreiras, culturais, sociais,  independentes, técnicos e do campus de Santos. Acesse aqui o material.

---

#Dia-a-dia na Poli

Poli Náutico inaugura rebocador “Baleia”

O grupo de extensão Poli Náutico realizou, na última terça-feira, dia 13 de agosto, o lançamento do rebocador Baleia, um modelo de rebocador portuário que foi desenvolvido pela equipe ao longo do último ano. O Poli Náutico é um grupo de extensão voltado para a construção de embarcações de competição e para a inovação náutica. Leia mais.

---

Nossa opinião

Verdades inconvenientes sobre a proposta de Lei Geral do Licenciamento Ambiental

Confira aqui o artigo dos professores Luis E. Sánchez, professor titular da Poli; Alberto Fonseca, professor associado da Escola de Minas da UFOP; e Marcelo Montaño, professor associado da Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

---

Quadro de avisos

Prorrogação dos editais de Duplo Diploma 2020:


Edital 1157 – Processo Seletivo Ecoles Centrales e Ecole Polytechnique

Foram prorrogadas, até 19 de agosto, segunda-feira, às 8h30 da manhã, as inscrições para o Edital 1157 – Processo Seletivo de Duplo Diploma/2020 – Ecoles Centrales: CentraleSupélec, Lille, Lyon, Marseille, Nantes; e Ecole Polytechnique.

Edital 1143 – Processo Seletivo Unificado – Várias Instituições

Também foram prorrogadas, até 19 de agosto, segunda-feira, às 8h30 da manhã, as inscrições para o Edital 1143 – Processo Seletivo de Duplo Diploma/2020 – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal.

---

Vivência Universitária

Feira do Programa do Instituto Tim para quem quer transformar TCC em startup

No dia 18 de agosto, às 10h, na Fiesp, acontecerá a Feira de Soluções Academic Working Capital, uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo inovador nas universidades. A ideia é transformar os trabalhos de conclusão de curso em startups. Outras informações e inscrições no link.

Maratona de programação na USP busca soluções em blockchain

No último final de semana de agosto, o IME sediará o HackSBSeg, um hackaton sobre segurança de informação que terá como tema Utilizando blockchain para criar aplicações distribuídas e seguras. O evento disponibiliza 40 vagas para quem quiser participar da maratona, e qualquer pessoa pode participar. As inscrições terminam hoje, 16 de agosto.

Instituto de Física terá apresentação de plataforma para consulta de produção científica

No dia 22 de agosto, às 14h, no Auditório Abrão de Moraes (Instituto de Física da USP), acontecerá a apresentação do SciVAL, plataforma para análises bibliométricas da produção científica. Outras informações e inscrições no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.