São Paulo, 23 de agosto de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº34/2019.

Notícias

Amanhã: Encontro de Gerações da Poli será realizado neste sábado

O 2º Encontro de Gerações da Poli acontecerá no Biênio, das 10h às 16h. Inscreva-se aqui.

---

Docente da Poli recebeu Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP

O professor Marcos Antonio Simplício Junior, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP, recebeu o prêmio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) concedido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural. Marcos Antonio Simplício Junior foi reconhecido por suas excelentes contribuições teóricas na área de segurança da informação e criptografia com impacto relevante na comunidade técnica e científica. Leia mais.

Poli na mídia

Folha: Brasileiro ganha concurso de bilionário para construir transporte a vácuo

Rafael Nass, 23, estudante de engenharia mecânica da Poli, está participando do desenvolvimento do hyperloop, tecnologia de transporte futurista.

Jornal da USP: Universidade deve potencializar e dar assistência à geração de empresas

Movimentos como os de empresas juniores e grupos de extensão expõem a importância da educação empreendedora

O Momento USP Inovação transmitido no dia 21 de agosto conversou com o professor  da Poli Marcos Ribeiro Pereira Barretto, sobre inovação e empreendedorismo. O professor fez uma pesquisa para tentar entender que fatores favorecem um ecossistema de inovação. Ele contou ao Jornal da USP no Ar que existe uma série de fatores para proporcionar esse ambiente, e o primeiro deles é incentivar a discussão sobre o tema. Ouça o programa aqui.

Jornal da USP: Como é estar dentro de um navio em um mar agitado? Descubra na USP

Dia 24 de agosto, a Poli abre seus laboratórios ao público; atividades celebram os 126 anos da unidade, localizada na capital paulista.

SPTV apresenta Feira de Profissões da USP

---

Agenda

Evento internacional de microeletrônica começa na próxima segunda (26)

Entre os dias 26 e 30 de agosto, no Centro de Difusão Internacional da USP, o Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli realizará o Chip in Sampa 2019, um evento para reunir pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais da área de microeletrônica. Outras informações no link. As inscrições acontecerão no local do evento.

Durante o primeiro dia do evento, acontecerá uma oficina de empreendedorismo, “Tirando do Papel - Como transformar minha Pesquisa em um Negócio?”, voltada para a formação de startups. Foram disponibilizadas 20 vagas e é necessário realizar a inscrição no link.

Poli recebe palestra de professor do MIT sobre novas tendências da área de mobilidade

No dia 28 de agosto, às 14h, no Auditório Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), o professor Jason Jackson, do MIT, dará a palestra “The Global Rise of Platform Firms in Urban Mobility Markets”. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Professor da Universidade da Flórida aborda sistemas embarcados em palestra na Poli

No dia 4 de setembro, às 16h, no Auditório da Elétrica, acontecerá a conversa “Design Automation of Embedded and Cyber-Physical Systems” com o professor Prabhat Mishra, da Universidade da Flórida. Outras informações no link.

Simpósio Sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança

No dia 9 de setembro, a Pró-Reitoria de Graduação promoverá um dia inteiro de atividades sobre o tema, com a participação da comunidade científica, de jornalista e de representantes do Escritório de Saúde Mental da USP. Leia mais.

Semana de Engenharia Elétrica de Computação acontece no próximo mês

Entre 16 e 20 de setembro, no Prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá a sexta edição Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica de Computação, voltada para alunos da área. Outras informações e inscrições no link.

---

Cursos e Editais

Centro de Carreira do Amigos da Poli oferece treinamentos de storytelling

Até dia 1º de setembro, estarão abertas as inscrições para a Trilha de Desenvolvimento de Storytelling. Os treinamentos acontecerão em cinco dias: 12/09, 17/09, 19/09, 24/09 e 25/09, das 19h às 22h. Outras informações e inscrições no link.

---

Quadro de avisos

SIICUSP 2019 terá apresentações orais em 3 min para os primeiros inscritos de cada grande área

Na edição deste ano do SIICUSP na Escola Politécnica, além da apresentação de pôsteres, haverá também uma sessão reservada a apresentações orais. Esta modalidade adicional de apresentação será voluntária, mas incentiva-se o interesse e participação de todos, pois proporcionará uma nova experiência aos alunos e dará maior visibilidade às pesquisas, enriquecendo ainda mais o evento. Saiba mais.

---

Vivência Universitária

Fapesp realiza evento sobre a construção da usina de Belo Monte

Nos dias 27 e 28 de agosto, na Fapesp (Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo), acontecerá o evento “Processos sociais e ambientais da construção de Belo Monte”. Outras informações no site. Inscrições no link.

 

Evento incentiva a inserção de engenheiras no mercado de trabalho

No dia 6 de novembro, às 8h, acontecerá a Conferência Conecta, que tem como objetivo aproximar mulheres da engenharia com empresas, para promover a equidade de gênero. Outras informações e inscrições no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.