São Paulo, 30 de agosto de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº35/2019.

Notícias

No último sábado, dia 24 de agosto, Dia da Poli, engenheiros de diversas gerações celebraram os 126 anos da Escola, na data exata deste aniversário. Cerca de 250 pessoas participaram do encontro proposto pela Escola e pelos ex-alunos da Associação dos Engenheiros Politécnicos, organizado pela administração com o apoio dos alunos. Leia aqui como foi esta festa. 

FOTOS

---

Esta semana, está sendo realizado o “Chip-in-Sampa 2019”, organizado pelo Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PSI) da Poli. Composto por oito eventos, além de uma sessão comemorativa de “50 anos de microeletrônica no Brasil” e um painel “Mulheres na Microeletrônica, as atividades foram realizadas no CDI. Na cerimônia de abertura, o professor João Martino apresentou o evento, e o professor Jaime Simão Sichman, vice-presidente da Comissão de Pesquisa da Poli. Veja as fotos no link.

Universidade Técnica de Munique renova acordo de Duplo Diploma com a Poli

A Poli recebeu o presidente da Technische Universität München (TUM), professor Wolfgang Herrmann, na segunda-feira, dia 26 de agosto de 2019, para a assinatura da renovação de um convênio de Duplo Diploma. Este programa é voltado para alunos da grande área de engenharia mecânica, e as atividades foram renovadas pelos próximos 5 anos. Leia mais.

---

Novidade: SIICUSP 2019 terá apresentações orais de 3 min

Poderão se apresentar os primeiros inscritos de cada grande área

Na edição deste ano do SIICUSP na Escola Politécnica, além da apresentação de pôsteres, haverá também uma sessão reservada a apresentações orais. Esta modalidade adicional de apresentação será voluntária, e a adesão daqueles que se inscreveram no simpósio podem ser feitas até dia 2 de setembro, próxima segunda-feira. Veja as instruções no link.

---

Poli na mídia

Jornal da USP - Pesquisadores são protagonistas da série de vídeos “Ciência para Todos"

Um dos vídeos da série aborda a pesquisa do professor Julio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, que teve como objetivo diminuir os ruídos produzidos pelas aeronaves.

---

Agenda

Poli recebe palestra do IEEE “Design Automation of Embedded and Cyber-Physical Systems”

O professor Prabhat Mishra, do Departamento de Computação e Ciência da Informação e Engenharia da University of Florida, fará uma palestra na quarta-feira, dia 4 de setembro, às16h, no Auditório da Engenharia Elétrica. Veja aqui outras informações.

Simpósio Sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança

No dia 9 de setembro, a Pró-Reitoria de Graduação promoverá um dia de atividades sobre o tema, com a participação da comunidade científica, de jornalista e de representantes do Escritório de Saúde Mental da USP. Leia mais.

Sipat acontece em setembro

Entre os dias 9 e 13 de setembro, às 8h, no Auditório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, acontecerá a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Outras informações no link.

USP celebra 50 anos de pós-graduação com workshop de internacionalização

Entre os dias 9 e 11 de setembro, na Cidade Universitária, acontecerá o 1º Workshop PrInt CAPES, com a presença de representantes de diversas universidades internacionais parceiras da USP. Outras informações no site.

Semana de Engenharia Elétrica de Computação acontece no próximo mês

Entre 16 e 20 de setembro, no Prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá a sexta edição Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica de Computação, voltada para alunos da área. Outras informações e inscrições no link.

---

Poli em números

engenheiros politécnicos colaram grau esta semana

Na manhã da quinta-feira, dia 29 de agosto, os formandos do 1º semestre de 2019 dos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, de Minas, Naval, de Petróleo, de Produção e de semestres anteriores colaram grau no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, do prédio da Administração da Poli.

---

Dia-a-dia na Poli

O HackaTruck Maker Space, presente nas dependências da Poli entre os meses de agosto e setembro, é um laboratório que oferece para estudantes de toda a USP cursos de programação em diversas áreas, como Internet das Coisas e serviços de armazenamento de dados na nuvem. Veja outras informações e as fotos aqui.

---

Cursos e Editais

Embraer recebe inscrições para o Programa de Especialização em Engenharia (PEE)

Até dia 29 de setembro, estarão abertas as inscrições, exclusivamente pela internet, para o Programa de Especialização em Engenharia da Embraer, em que são elegíveis engenheiros com inglês avançado, graduados entre 2017 e julho de 2020 em diversas áreas. Outras informações e inscrições no site.

 

Aucani lança edital para curso de italiano para intercâmbio

Até 5 de setembro, às 14h, estão abertas as inscrições ao Edital 1181 – “Language Education at USP – Viajar e Estudar na Itália”, curso de italiano presencial de introdução à compreensão e à produção de textos orais e escritos em língua italiana para viagem de estudos na Itália, voltado aos alunos de graduação e pós-graduação. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Yale University

Até 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1183 – “USP-Yale Strategic Partnership Initiatives: Joint Call for Project Funding”, lançado pela Aucani, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Yale University, dos Estados Unidos. O edital é voltado aos docentes, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Poli abre inscrições para o Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos

Até o dia 11 de outubro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos (MLog). O exame acontecerá no dia 29 de outubro, às 8h, no Anfiteatro Amarelo do Biênio. Confira o edital aqui.

 

Ministério da Saúde oferece curso online de prevenção ao suicídio

Por meio de quatro unidades, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de saúde e da Rede Intersetorial para a prevenção do suicídio. Outras informações e inscrições no link.

---

Quadro de avisos

Equipe de drones inteligentes da Poli realiza “Vaquinha” para participar de competição internacional

Os Skyrats foram aceitos para participarmos da IMAV, uma competição internacional de drones, e para isso estão levantando fundos para participarem do evento em Madrid. Veja aqui como ajudar.

---

Vivência Universitária

Especialistas abordam Internet das Coisas em Congresso

Nos dias 17 e 18 de setembro, no Pro-Magno Eventos (Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP), acontecerá o 4º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas, com o tema “IoT e Sistemas Ciber-Físicos”. Inscrições no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.