São Paulo, 06 de setembro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº36/2019.

Notícias

SIICUSP 2019 terá apresentações orais de 3 min

Poderão se apresentar os primeiros inscritos de cada grande área

Na edição deste ano do SIICUSP na Escola Politécnica, além da apresentação de pôsteres, haverá também uma sessão reservada a apresentações orais. Esta modalidade adicional de apresentação será voluntária, e a adesão daqueles que se inscreveram no simpósio foram prorrogadas até dia 10 de setembro, próxima terça-feira. Veja as instruções no link.

---

Mário Franco formou-se na Poli na década de 50 

O engenheiro e ex-professor, Mário Franco, que faleceu na última quarta-feira, dia 4 de setembro, foi aluno da Poli e se graduou em 1951. Ele também foi docente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) e um dos grandes expoentes da engenharia civil brasileira e, em particular, da engenharia estrutural do país.

Revista Veja: A trajetória do engenheiro civil que já assinou mais de 2000 projetos

Folha de S. Paulo: “Engenheiro com alma de arquiteto”, fugiu do fascismo

Foto: Alexandre Battibugli/Veja SP

---

Research Centre for Gas Innovation (RCGI) estreita parceria entre USP e Universidade de Princeton

Primeiros dois anos de colaboração, que começam em setembro, devem gerar proposta para inserir o RCGI em uma iniciativa climática internacional. Confira a matéria completa.

---

Agenda

Simpósio Sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança acontece segunda 

No dia 9 de setembro, próxima segunda-feira, a Pró-Reitoria de Graduação promoverá um dia de atividades sobre o tema, com a participação da comunidade científica, de jornalista e de representantes do Escritório de Saúde Mental da USP. Leia mais.

 

USP celebra 50 anos de pós-graduação com workshop de internacionalização

Entre os dias 9 e 11 de setembro, na Cidade Universitária, acontecerá o 1º Workshop PrInt, com a presença de representantes de diversas universidades internacionais parceiras da USP. Outras informações no site.

 

Professor do Texas palestra, na Poli, sobre captura e armazenamento de carbono

No dia 11 de setembro, das 10h às 12h, na sede do Research Centre for Gas Innovation (RCGI), localizado no prédio da Mecânica, o professor Owen Anderson, da Universidade do Texas, fará a palestra “Captura e Armazenamento de Carbono nos Estados Unidos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email rcgi.lex@usp.br.

 

Professores da Poli lançam livro durante a Febrava na quarta-feira

No dia 11 de setembro, quarta-feira, às 15h, na São Paulo Expo, os professores José Roberto Simões e Alberto Hernandez Neto, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, lançarão o livro “Fundamentos e aplicações da psicrometria”. Outras informações no convite do evento.

 

Poli Social promove Desafio Case Social na próxima sexta

No dia 13 de setembro, acontecerá a palestra de abertura e o início da primeira fase do “Desafio Case Social”, um evento de duas fases que visa aproximar universitários e o terceiro setor, por meio da busca por soluções de problemas de alguma instituição ou projeto. Outras informações na página do evento. Inscrições no link.

 

Semana de Engenharia Elétrica de Computação conecta Academia e prática

Entre 16 e 20 de setembro, no Prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá a sexta edição da Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica de Computação, voltada aos alunos da área. Outras informações e inscrições no link.

Simpósio Internacional de Iniciação Científica ocorre na segunda quinzena deste mês

Entre os dias 17 e 20 de setembro, acontecerá a vigésima sétima edição do SIICUSP. Confira a programação.

Imagem do 26º SIICUSP (2018).

Conferência da Lares reúne profissionais para debater novas tendências do mercado imobiliário

Entre os dias 25 e 27 de setembro, na São Paulo Corporate Towers (Avenida Chedid Jafet, 75), acontecerá a 19ª Conferência Internacional da Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (Lares). Outras informações no site.

---

Dia-a-dia na Poli

Na última quarta-feira, dia 4 de setembro, o professor Prabhat Mishra, do Departamento de Computação e Ciência da Informação e Engenharia da University of Florida, esteve na Poli e palestrou sobre sistemas embarcados e internet das coisas (IoT).

---

Rede de acolhimento e ensino invertido são debatidos por professor da Poli

No último dia 5 de setembro, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebeu o professor Antônio Carlos Seabra da Poli, que ministrou palestras em dois eventos: um sobre a Rede de Acolhimento de Alunos criada na Poli e outro sobre como criar materiais para Aprendizagem Invertida. 

---

Cursos e Editais

Embraer recebe inscrições para o Programa de Especialização em Engenharia (PEE)

Até dia 29 de setembro, estarão abertas as inscrições, exclusivamente pela internet, para o Programa de Especialização em Engenharia da Embraer, em que são elegíveis engenheiros com inglês avançado, graduados entre 2017 e julho de 2020 em diversas áreas. Outras informações e inscrições no site.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Yale University

Até 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1183 – “USP-Yale Strategic Partnership Initiatives: Joint Call for Project Funding”, lançado pela Aucani, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Yale University, dos Estados Unidos. O edital é voltado aos docentes, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Poli abre inscrições para o Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos

Até o dia 11 de outubro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos (MLog). O exame acontecerá no dia 29 de outubro, às 8h, no Anfiteatro Amarelo do Biênio. Confira o edital aqui.

 

USP e ArcelorMittal buscam ideias inovadoras para a construção civil

Até 21 de setembro, estarão abertas as inscrições para a Cátedra Construindo o Amanhã, firmada entre ArcelorMittal e a USP. O convênio com a empresa de aço foi liderado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli. Outras informações no link.

---

Quadro de avisos

Cursinho da Poli está levantando fundos para pagar inscrições dos alunos na Fuvest

O Cursinho Popular da Poli é um projeto social do Grêmio Politécnico, voltado para alunos de baixa renda. Devido aos resultados indeferidos da taxa de inscrição da Fuvest, está sendo feita uma campanha de arrecadamento de fundos. Para doar, basta acessar o link.

---

Vivência Universitária

OSUSP apresenta concerto comemorativo no Museu do Independência

No dia 7 de setembro, às 18h30, no Parque da Independência, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) se apresenta na comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil. O concerto é gratuito. Outras informações no site da OSUSP.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.