São Paulo, 13 de setembro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº37/2019.

Notícias

A Cátedra Construindo o Amanhã, mantida pela siderúrgica ArcelorMittal, pretende identificar ideias inovadoras que possam ser desenvolvidas conjuntamente entre a comunidade USP e a empresa. Algumas das principais áreas de interesse são produtividade e inovação na construção civil, Indústria 4.0, BIM (Building Information Modelling),  sustentabilidade do aço e digitalização e impressão 3D na construção. O envio de projetos e ideias deve ser realizado até o dia 21 de setembro. Outras informações no link.

---

O aplicativo conhecido como “Teste da mamãe” foi desenvolvido pela Empresa Júnior da Poli e utiliza a inteligência artificial para conciliar as necessidades de gestantes com os serviços oferecidos pelos postos de saúde. O projeto alcançou cerca de 60 mil gestantes. Confira a matéria completa.

---

 

A ThundeRatz, equipe de robótica da Poli,  trouxe ao Brasil o bronze no “Torneo Internacional Robot Sumo Argentina 2019”, que ocorreu em julho. O projeto  que disputou o campeonato foi o Stonehenge, pertencente à categoria Sumô 3kg rádio controlado. Leia mais.

---

Nossa Opinião

O Laboratório de Controle Aplicado (LCA) da Poli apresentou sua dinâmica e seus projetos desenvolvidos em reportagem para a Revista Galileu. Veja a matéria aqui.

Valor Investe: Apple lança iPhone 11! Veja quando modelo antigo fica mais barato

O pesquisador Renato Franzin, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, explicou a dinâmica da queda de preço dos modelos anteriores na reportagem do Valor Investe. Confira a matéria no link.

---

Agenda

Semana de Engenharia Elétrica de Computação conecta teoria e prática

Entre os dias 16 e 20 de setembro, no Prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá a sexta edição da Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica de Computação, voltada aos alunos da área. Outras informações e inscrições no link.

 

Semana de Engenharia Ambiental traz tópicos de inovações na área

Entre os dias 16 e 20 de setembro, no Auditório do Prédio de Engenharia Ambiental/Civil, acontecerá a segunda Semana de Engenharia Ambiental (Semea) para debater as novidades sobre temas do setor. Na quinta-feira, dia 19, haverá as atividades do IdEEA (Inovações de Engenharia Elétrica e Ambiental). Outras informações na página. Inscrições no link.

Simpósio Internacional de Iniciação Científica começa na terça-feira (17)

Entre os dias 17 e 20 de setembro, acontecerá a vigésima sétima edição do SIICUSP. Confira a programação geral. Veja também o cronograma para as apresentações orais.

Imagem do 26º SIICUSP (2018).

Poli recebe instituição do Canadá para possíveis acordos de pesquisa e intercâmbio

No dia 23 de setembro, às 11h, na Sala de Videoconferência (Prédio da Administração, 1º andar), a Poli receberá a Polytechnique Montréal, um importante polo canadense voltado para ensino e pesquisa, com o objetivo de conhecer seus programas de pós-graduação e as possibilidades de pesquisa e intercâmbio em Montréal. 

 

Conferência da Lares reúne profissionais para debater novas tendências do mercado imobiliário

Entre os dias 25 e 27 de setembro, na São Paulo Corporate Towers (Avenida Chedid Jafet, 75), acontecerá a 19ª Conferência Internacional da Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (Lares). Outras informações no site.

---

Poli na mídia

Substituição do diesel reduziria em até 60% o custo do combustível no transporte de carga

A substituição do óleo diesel pelo gás natural liquefeito (GNL) no abastecimento de veículos de transporte de carga, principalmente caminhões, poderia reduzir em até 60% o custo do combustível. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), sediado na Poli e formado pela Fapesp e pela Shell.

---

Cursos e Editais

Brazil Centre de universidade alemã oferece bolsas a doutorandos da USP

O Brazil Centre da Universidade de Münster, da Alemanha, está oferecendo oportunidades de bolsas aos estudantes de doutorado da USP para pesquisa na instituição. Podem se inscrever doutorandos de todas as unidades da USP. Para participar, é necessário ter proficiência em inglês e conhecimento básico de alemão é desejável. Outras informações sobre o processo de seleção estão no site.

 

Esalq seleciona alunos de graduação para oportunidade internacional

Até 26 de setembro, estarão abertas as inscrições para o “Student Challenge Urban Greenhouse 2”, um desafio internacional com o objetivo de projetar uma “casa de vegetação” vertical para produção de alimentos em uma cidade da China, visando abastecer o mercado local, dentro de conceitos modernos de urbanismo, circularidade e sustentabilidade. A WUR e a Esalq disponibilizarão recursos para o financiamento da viagem de até dois alunos da equipe para visita aos locais do desafio. Confira o edital completo no link.

 

Embraer recebe inscrições para o Programa de Especialização em Engenharia (PEE)

Até dia 29 de setembro, estarão abertas as inscrições, exclusivamente pela internet, para o Programa de Especialização em Engenharia da Embraer, em que são elegíveis engenheiros com inglês avançado, graduados entre 2017 e julho de 2020 em diversas áreas. Outras informações e inscrições no site.

 

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Yale University

Até 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1183 – “USP-Yale Strategic Partnership Initiatives: Joint Call for Project Funding”, lançado pela Aucani, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Yale University, dos Estados Unidos. O edital é voltado aos docentes, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Poli abre inscrições para o Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos

Até o dia 11 de outubro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos (MLog). O exame acontecerá no dia 29 de outubro, às 8h, no Anfiteatro Amarelo do Biênio. Confira o edital aqui.

---

Vivência Universitária

Fapesp e USP inauguram mostra fotográfica sobre pesquisas científicas

Na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, às 15h30, no Instituto de Física (IF) da USP, acontecerá a abertura da exposição fotográfica “Pesquisa é desenvolvimento”, em que serão homenageadas produções científicas e tecnológicas desenvolvidas no estado de São Paulo. A mostra estará aberta para visitação até o dia 2 de outubro. Outras informações e inscrições para a abertura no link.

 

CINUSP traz obras indígenas sobre as comunidades Guarani 

Até o dia 24 de setembro, o CINUSP Paulo Emílio exibirá produções audiovisuais feitas em parceria com povos indígenas Guarani. Outras informações no site.

 

Faculdade de Medicina promove palestra sobre relação da saúde com questões sociais

No dia 30 de setembro, às 10h30, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, acontecerá a conferência “Saúde e Medicina: uma visão econômica e social”, com entrada franca. Outras informações no cartaz.

 

Exposição de Anita Colli, no ICB, foi prorrogada

A mostra de arte composta de peças de laboratório está recebendo visitas até dia 30 de setembro, das 9h às 16h, de segunda a sexta. A exposição “Polimorfos”, de Anita Colli, está no saguão da Diretoria no ICB III.

 

Palestra na USP debate representatividade na área tecnológica

No dia 20 de setembro, das 11h30 às 13h, no Auditório 5 da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, acontecerá a palestra “Tecnologia e Diversidade”, com a participação da vice-presidente de recursos humanos da IBM. Outras informações e inscrições no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.