São Paulo, 20 de setembro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - nº38/2019.

Notícias

Poli inaugura clube de astronomia

A Poli passa a ter, a partir deste mês de setembro, um grupo dedicado ao estudo do universo, o Poli Stardust, Clube de Astronomia. O objetivo é promover palestras, cursos e observações do céu dentro e fora da Poli, além de possíveis projetos e pesquisas relativas à fabricação de telescópios automatizados e temas afins. O grupo é aberto para alunos, professores e funcionários da USP. Para início das atividades, haverá uma palestra aberta sobre como observar os astros, que será realizada no auditório do prédio de Engenharia Mecânica da Poli no dia 27 de setembro, das 12h às 13h, com o professor Paulo Gomes Varella, formado em Geologia na USP e professor do Planetário de São Paulo e da Escola Municipal de Astrofísica. 

---

Alunos da Poli e da Marinha visitam a fábrica da Siemens

No dia 5 de setembro de 2019, o Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo (CCEMSP) proporcionou aos Oficiais-Alunos da Marinha do Brasil na Escola Politécnica da USP, uma visita à Siemens, no Complexo Industrial Jundiaí I. Leia mais.

---

Momento Tecnologia #16: Algoritmos ajudam no desenvolvimento de próteses nasais

Um projeto da Faculdade de Odontologia (FO) e do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli), ambos da USP , tem como objetivo produzir próteses nasais harmônicas para cada paciente, valendo-se não só de técnicas de modelagem odontológicas, mas também de inteligência artificial e impressão 3D. Leia mais.

---

Projeto incentiva aluno de escola pública a alcançar seu potencial

Motivar, inspirar e promover o autoconhecimento. A partir dessas três ações, um grupo de universitários da Escola Politécnica da USP ajuda jovens que estão no ensino médio a construir o seu futuro por meio da educação. Leia mais.

---

Politécnico participa do USP Talks: Como gerar um unicórnio?

“Unicórnio”, no caso, é o apelido dado às startups que superam US$ 1 bilhão em valor de mercado. São poucas as empresas e os empreendedores que já atingiram essa marca no Brasil. Um deles é Renato Freitas, 35 anos, cofundador da 99, a primeira startup unicórnio do Brasil, e da Yellow, empresa de micromobilidade urbana (aquela das bikes e patinetes elétricos amarelinhos), também apontada por analistas como forte candidata a virar unicórnio num futuro próximo.

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Poli, e autoproclamado “nerd”, Freitas será um dos palestrantes do próximo USP Talks, que acontece dia 24 de setembro, das 18h30 às 19h30, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Leia mais.

---

Bolsas de pós-graduação para quê?

“O corte dos recursos não surtirá efeitos negativos apenas no aspecto acadêmico das instituições, mas terá impactos diretos na sociedade e na qualidade da vida das pessoas”, coloca Vahan Agopyan, reitor da USP e professor da Poli, em seu artigo.

---

A Cátedra Construindo o Amanhã, mantida pela siderúrgica ArcelorMittal, pretende identificar ideias inovadoras que possam ser desenvolvidas conjuntamente entre a comunidade USP e a empresa. Algumas das principais áreas de interesse são produtividade e inovação na construção civil, Indústria 4.0, BIM (Building Information Modelling),  sustentabilidade do aço e digitalização e impressão 3D na construção. O envio de projetos e ideias deve ser realizado até o dia 21 de setembro. Outras informações no link.

---

Agenda

Poli recebe instituição do Canadá para possíveis acordos de pesquisa e intercâmbio

No dia 23 de setembro (segunda-feira), às 11h, na Sala de Videoconferência (Prédio da Administração, 1º andar), a Poli receberá a Polytechnique Montréal, um importante polo canadense voltado para ensino e pesquisa, com o objetivo de conhecer seus programas de pós-graduação e as possibilidades de pesquisa e intercâmbio em Montréal. 

SEGEP traz temas de consultoria, mercado financeiro, empreendedorismo e indústria

Entre os dias 23 e 27 de setembro, no Prédio da Engenharia de Produção, acontecerá a Semana Acadêmica da Engenharia de Produção (SEGEP), que contará com diversas palestras feitas por profissionais da área. Outras informações e inscrições no link.

Conferência da Lares reúne profissionais para debater novas tendências do mercado imobiliário

Entre os dias 25 e 27 de setembro, na São Paulo Corporate Towers (Avenida Chedid Jafet, 75), acontecerá a 19ª Conferência Internacional da Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (Lares). Outras informações no site.

Conferência reúne especialistas de diversos países para discutir captura e armazenamento de carbono

Nos dias 1 e 2 de outubro, das 9h às 19h, no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, o Research Centre for Gas Innovation (RCGI) promoverá a conferência “Energy Transition Research & Innovation 2019”, que abordará a área de captura e armazenamento de carbono. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, pelo site, até 25 de setembro. Outras informações no link.

---

Poli na mídia

---

Dia-a-dia na Poli

A Poli está recebendo, nesta semana, a primeira etapa do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Veja as fotos aqui.

---

Poli em números


títulos da Associação Atlética Acadêmica Politécnica no InterUSP. O nono troféu foi conquistado no último dia 22 de junho, em Matão.

Os alunos Victória Antunes, Luis Felipe Fujimura e Rodrigo Kimura, representantes da Atlética apresentaram o troféu para a diretora da Poli, professora Liedi Bernucci.

---

Cursos e Editais

Programa de Educação Continuada da Poli abre inscrições para 2020

O PECE terá novidades para o próximo ano, incluindo cursos sobre transformação digital, projeto e gerenciamento de grandes sistemas de dados, Inteligência Artificial, IoT, e sustentabilidade. Alguns cursos já estão com inscrições abertas, veja a lista.

Brazil Centre de universidade alemã oferece bolsas a doutorandos da USP

O Brazil Centre da Universidade de Münster, da Alemanha, está oferecendo oportunidades de bolsas aos estudantes de doutorado da USP para pesquisa na instituição. Podem se inscrever doutorandos de todas as unidades da USP. Para participar, é necessário ter proficiência em inglês e conhecimento básico de alemão é desejável. Outras informações sobre o processo de seleção estão no site.

ESALQ seleciona alunos de graduação para oportunidade internacional

Até 26 de setembro, estarão abertas as inscrições para o “Student Challenge Urban Greenhouse 2”, um desafio internacional com o objetivo de projetar uma “casa de vegetação” vertical para produção de alimentos em uma cidade da China, visando abastecer o mercado local, dentro de conceitos modernos de urbanismo, circularidade e sustentabilidade. A WUR e a Esalq disponibilizarão recursos para o financiamento da viagem de até dois alunos da equipe para visita aos locais do desafio. Confira o edital completo no link.

Aucani lança edital de intercâmbio para a Espanha

Até as 12h do 27 de setembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1196 – “Universidad Autónoma de Madrid / Banco Santander da Espanha”, lançado pela Aucani. O edital é voltado aos alunos de graduação, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

Embraer recebe inscrições para o Programa de Especialização em Engenharia (PEE)

Até dia 29 de setembro, estarão abertas as inscrições, exclusivamente pela internet, para o Programa de Especialização em Engenharia da Embraer, em que são elegíveis engenheiros com inglês avançado, graduados entre 2017 e julho de 2020 em diversas áreas. Outras informações e inscrições no site.

Aucani lança edital de cooperação acadêmica com a Yale University

Até 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1183 – “USP-Yale Strategic Partnership Initiatives: Joint Call for Project Funding”, lançado pela Aucani, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Yale University, dos Estados Unidos. O edital é voltado aos docentes, E as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

Poli abre inscrições para o Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos

Até o dia 11 de outubro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos (MLog). O exame acontecerá no dia 29 de outubro, às 8h, no Anfiteatro Amarelo do Biênio. Confira o edital aqui.

Aucani lança edital de intercâmbio para a Bulgária

Até as 12h do 29 de outubro, estão abertas as inscrições para o Edital 1198 – “Mobilidade Internacional para alunos de Pós-graduação (Doutorado)”, lançado pela Aucani, de intercâmbio acadêmico na Sofia University St. Kliment Ohridski, da Bulgária. O edital é voltado aos alunos de doutorado, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

---

Quadro de avisos

Arquivo Geral oferece treinamento em gestão documental

No dia 24 de setembro, das 8h30 às 13h, no Arquivo Geral da USP acontecerá o “Treinamento em Gestão Documental: Procedimentos de Protocolo’, voltado para servidores USP que desejam aprender sobre o Proteos ou que fazem uso diário do sistema. Inscrições no link.

---

Vivência Universitária

FGV promove Semana de Finanças a partir de segunda (23)

Entre os dias 23 e 26 de setembro, no Salão Nobre da Fundação Getúlio Vargas (Rua Itapeva, 432, 4º andar), acontecerá a Semana de Finanças, com o tema “Setor Financeiro do futuro: o papel e os desafios das Fintechs”. Outras informações e inscrições no link.

Seminário aborda relação entre a formação da Cordilheira dos Andes e da Bacia Amazônica

No dia 26 de setembro, às 16h30, no Auditório 1 do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, acontecerá o evento “A Evolução da Paisagem na Amazônia: Dinâmica Mantélica x Soerguimento dos Andes”. É gratuito e não é necessário realizar inscrição.

Workshop da Fapesp pensa ciência e inovação digital na área da saúde

No dia 2 de outubro, das 12h30 às 17h, na Fapesp, acontecerá o evento “Ciência e inovação digital em saúde” para discutir soluções que visam a melhorar a qualidade de vida do cidadão. Outras informações e inscrições no link.

Nasa realiza hackathon no Brasil

Entre os dias 18 e 20 de outubro, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, haverá o “NASA Space Apps Challenge”, em que os participantes formam equipes e trabalham por 48h para criar uma solução dentro do tema dado. Outras informações no link.

Evento sobre o ensino virtual de línguas reúne propostas de comunicações 

No dia 25 de outubro, às 8h, na Casa de Cultura Japonesa da USP, acontecerá a Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais, que tem como tema sobre os 10 anos de atuação em ensino à distância no ensino de idiomas. É possível submeter resumos até o dia 30 de setembro. Outras informações e inscrições no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos, Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação, e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.