Edição set. 19

Nº 01/2019

---

Prezada comunidade politécnica,

apresentamos a primeira edição do Poli na Mídia, uma publicação mensal com as notícias  sobre a Poli, seus docentes e alunos veiculadas nas diversas mídias ao longo de cada mês. Caso tenha alguma indicação de publicação, por favor, nos envie.

Equipe de Comunicação

---

Professor da Poli participa da série de vídeos “Ciência para Todos”

Um dos vídeos da série aborda a pesquisa do professor Julio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, que teve como objetivo diminuir os ruídos produzidos pelas aeronaves. Leia mais.

Revista Galileu: O laboratório de Controle Aplicado (LCA) da Escola Politécnica aplica na prática as teorias da sala de aula

Para inovar no dia a dia, laboratório da USP desenvolve robôs e protótipos tecnológicos. Leia mais.

Valor Investe: Especialista da Poli aborda lançamento do iPhone 11

Na reportagem do Valor Investe, o pesquisador Renato Franzin, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, explicou a dinâmica da queda de preço dos modelos anteriores do iPhone devido ao novo lançamento. Leia mais.

UOL: “Energia limpa à vista: Brasil planeja transformar marés em eletricidade”

"Essa é mais uma das possibilidades de se extrair energia renovável do oceano. É possível usar o movimento das ondas, do vento sobre o mar, a variação de temperatura e também da salinidade", explica Gustavo Assi, professor do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da USP. Leia mais.

Personagens Politécnicos: Mário Franco formou-se na Poli na década de 1950

"O engenheiro e ex-professor, Mário Franco, que faleceu na última quarta-feira, dia 4 de setembro, foi aluno da Poli e se graduou em 1951. Ele também foi docente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica (PEF) e um dos grandes expoentes da engenharia civil brasileira e, em particular, da engenharia estrutural do país". Leia mais.

Revista Veja: A trajetória do engenheiro civil que já assinou mais de 2000 projetos

Folha de S. Paulo: “Engenheiro com alma de arquiteto”, fugiu do fascismo

Momento Cidade #10: Como seria São Paulo com uma frota de veículos elétricos?

Em entrevista ao podcast Momento Cidade do Jornal da USP, o professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, confirma as vantagens do carro elétrico: “O motor elétrico é naturalmente mais silencioso e menos poluente e isso é uma coisa mais local aqui do Brasil porque a gente tem boa parte da nossa energia elétrica sem origem fóssil”. Leia mais.

Jornal da USP: Locomoção nas grandes cidades ainda é um desafio

O professor Orlando Strambi, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, participou do programa “Diálogos na USP” para abordar a mobilidade urbana nos grandes centros. Leia mais.

Folha de S. Paulo: Inovação na balbúrdia: presença de empresas juniores cresce nas universidades brasileiras

Já em São Paulo, a Poli Júnior se destaca quando o assunto é impacto social. No ano passado, estudantes de engenharia da Escola Politécnica da USP criaram o pessário, dispositivo que ajuda a reduzir os índices de partos prematuros em decorrência do colo do útero curto.

Catraca livre: Alguns alimentos nunca devem ir ao micro-ondas: mito ou verdade?

A professora Carmen Tadini, do Departamento de Engenharia Química e coordenadora do Laboratório de Engenharia de Alimentos da Poli, concedeu entrevista ao site Catraca Livre para desmistificar informações difundidas sobre o uso do micro-ondas.  Leia mais.

R7: Velocidade dos ônibus em SP em 2019 é a mais baixa em 4 anos

Dados mensais da velocidade do sistema disponíveis desde 2016 indicam que coletivos estão mais devagar e circulam a 16 km/h em média. Leia a matéria aqui. Ponto de onibus, corredor de onibus na Avenida Francisco Morato. Leia mais.

Jornal da USP: Na USP, “aulões” ajudam quem tem dúvidas em disciplinas

Muitos trabalhos, semanas de provas e estudantes querendo entender conceitos e fórmulas. A vida acadêmica é exigente e muitos alunos da USP têm se reunido para repassar o conteúdo das disciplinas em grupos. Leia mais.

Tecnologias do Futuro #07: Sanitários independentes da rede de esgoto são boa solução, mas não fazem mágica

Em entrevista ao Jornal da USP, a professora Monica Porto, da Escola Politécnica (Poli) da USP, abordou a dificuldade enfrentada para se universalizar o saneamento básico no Brasil. Leia mais.

Jornal da USP: Projeto incentiva aluno de escola pública a alcançar seu potencial

Motivar, inspirar e promover o autoconhecimento. A partir dessas três ações, um grupo de universitários da USP ajuda jovens que estão no ensino médio a construir o seu futuro por meio da educação. Leia mais.

Jornal da USP: USP contribui para o Carnaval da Rosas de Ouro

A escola de samba Rosas de Ouro vai falar sobre a quarta revolução industrial no carnaval 2020, em São Paulo, com enredo batizado de Tempos Modernos. A escola pretende incluir tecnologia, como realidade aumentada, robótica e inteligência artificial, entre outras tecnologias. Uma história que a Escola Politécnica (Poli) da USP vai ajudar a contar. O Jornal da USP no Ar conversou com o professor Eduardo Mario Dias, coordenador do grupo de Gestão em Automação em TI (Gaesi), do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli, e com a presidente da Rosas de Ouro, Angelina Basílio, sobre essa parceria. Leia mais.

Tele.Sinteses: Cachorros loucos querem revolucionar o ecossistema brasileiro de IoT

Caninos Loucos produz computadores de placa única na USP destinadas à inovação no segmento da internet das coisas e nacionalização de plataformas para a borda da rede de objetos conectados. Leia notícia aqui.

Jornal da Band: Novas tecnologias revolucionam setor da construção civil

Novidades tecnológicas estão revolucionando o setor da construção civil. Já existem robôs que conseguem erguer paredes de tijolos mais rápido do que um pedreiro. Leia notícia completa aqui.

A partir dos 2min e 27 segundos, o professor Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, aborda o futuro do trabalho na Construção Civil.

R7: Seminário para prevenir desastres navais é realizado no centro do Rio

Membros do Laboratório para Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco (LabRisco), do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli, participaram do Seminário de Gestão de Riscos na Praticagem no Rio de Janeiro. Confira a reportagem do R7 sobre o evento e entrevista do pesquisador Marcos Maturana da Poli.

 

Agora MS: Centro de Inovação do Sesi de MS ganha reforço de “labradores” da USP para desenvolver pesquisas

 A placa “Labrador” foi desenvolvida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Poli e está sendo aplicada em protótipos pelos pesquisadores do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul para atender às demandas da indústria nacional. A ideia é expandir o uso de IoT para o meio industrial no Brasil. Veja o texto completo.

Agência Fapesp: USP divulga resultado do Prêmio Novas Lideranças

 Na categoria “Engenharias” do Prêmio Novas Lideranças da USP, o professor que recebeu a menção foi Marcos Antônio Simplício Júnior, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli.

ABC do ABC: Paulistanos navegam pela primeira vez no Rio Pinheiros

 Segundo o presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), com o monitoramento de especialistas da Poli e da Marinha, estão sendo estudadas as possibilidades de navegação no Rio Pinheiros. Veja a matéria completa.

Revista do Frio: Confira as novidades do principal Congresso do setor

O presidente da comissão organizadora do  Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Conbrava), Leonardo Cozac, destacou que o trabalho realizado pela Poli é vanguarda no estudo sobre qualidade do ar em ambientes educacionais como fator de melhor aprendizagem. Veja a matéria completa.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica

Universidade de São Paulo

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O Poli na Mídia é uma publicação mensal , produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar o acumulado de notícias veiculadas nas diversas mídias sobre a Poli, seus docentes e alunos.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail  jornalismo.poli@usp.br.