Edição 27 set. 19

Nº 39/2019

Notícias

Alunos da Poli vencem desafio internacional na China

Um grupo de estudantes brasileiros da USP venceu um desafio proposto durante um curto programa de intercâmbio realizado em Beijing, na China, oferecido pela empresa de transporte por aplicativo Didi Chuxing, dona da 99 no Brasil. Durante uma maratona de programação (Hackathon), o grupo formado pelos estudantes Bruna Pizzol, Andres Eduardo Marchetti Colognesi e Leonardo Toshinobu Kimura foi premiado por sua proposta SafeDi Guide, um protocolo de atendimento a usuários com deficiência visual que envolvem suas necessidades específicas. Leia mais.

---

Equipe de robótica da Poli conquista sete troféus em SC

A ThundeRatz, equipe de robótica da Escola Politécnica (Poli) da USP, alcançou sete pódios no Winter Challenge XV, a maior competição de robótica da América Latina, que aconteceu em Concórdia (SC) entre os dias 12 e 15 de setembro. Os estudantes de engenharia conquistaram três troféus de ouro, dois de prata e dois de bronze. Leia mais.

---

Preparar para decolagem: esses estudantes de engenharia estão partindo hoje para uma competição de drones em Madri

Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, 10 integrantes da equipe de desenvolvimento de drones inteligentes da Poli estão partindo para a conferência internacional de sua área, a International Micro Air Vehicle Competition and Conference, em Madri. O evento terá duração de seis dias e será realizado na Universidade Politécnica de da cidade espanhola. Leia mais.

---

Daqui a pouco: Clube de astronomia da Poli faz palestra inaugural

Para início das atividades do grupo, haverá hoje, das 12h às 13h, uma palestra aberta sobre como observar os astros, que será realizada no auditório do prédio de Engenharia Mecânica da Poli. O professor Paulo Gomes Varella, formado em Geologia na USP e professor do Planetário de São Paulo e da Escola Municipal de Astrofísica. 

---

Agenda

Especialista da Poli apresentará análise sobre barragens de rejeitos em palestra

No dia 2 de outubro, às 19h, no Auditório do Departamento de Engenharia de Estruturas da Poli, a professora Maria Eugênia Gimenez Boscov trará o tema “Breve panorama sobre as barragens de rejeitos”. Leia mais.

---

Capítulo Estudantil promove mais uma edição do PetroScience na Poli Santos

No dia 1º de outubro, às 13h10, no Capítulo Estudantil SPE da USP (Praça Coronel Narciso de Andrade, S/N - Vila Matias, 11013-560, Santos), acontecerá a sexta edição do PetroScience, evento voltado para a iniciação científica na área de engenharia de petróleo. Inscrições no link. Outras informações na página do evento.

 Conferência reúne especialistas de diversos países para discutir captura e armazenamento de carbono

Nos dias 1 e 2 de outubro, das 9h às 19h, no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, o Research Centre for Gas Innovation (RCGI) promoverá a conferência “Energy Transition Research & Innovation 2019”, que abordará a área de captura e armazenamento de carbono. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, pelo site, até 25 de setembro. Outras informações no link.

---

Cursos e Editais

Fapesp abre oportunidade de bolsa para pós-doc na área de ciência dos dados

Até 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para uma bolsa de pós-doutorado para início imediato e com duração de dois anos. Outras informações no link.

Núcleo de Empreendedorismo terá programa de pré-aceleração de startup

Até dia 4 de outubro, estarão abertas as inscrições para o programa StartupLab, que tem o objetivo de desenvolver ideias de startups e oferecer caminhos para transformar em um negócio. Inscrições e outras informações no link.

Brazil Centre de universidade alemã oferece bolsas a doutorandos da USP

O Brazil Centre da Universidade de Münster, da Alemanha, está oferecendo oportunidades de bolsas aos estudantes de doutorado da USP para pesquisa na instituição. Podem se inscrever doutorandos de todas as unidades da USP. Para participar, é necessário ter proficiência em inglês e conhecimento básico de alemão é desejável. Outras informações sobre o processo de seleção estão no site.

Poli abre inscrições para o Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos

Até o dia 11 de outubro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos (MLog). O exame acontecerá no dia 29 de outubro, às 8h, no Anfiteatro Amarelo do Biênio. Confira o edital aqui.

Aucani lança edital de intercâmbio para os Estados Unidos

Até as 12h do 11 de outubro, estão abertas as inscrições para o Edital 1201 – “McDonald Conference for Leaders of Character – United States Military Academy”, lançado pela Aucani, de intercâmbio acadêmico na United States Military Academy, West Point, dos Estados Unidos. O edital é voltado aos alunos de graduação, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

USP São Carlos promove curso de coleta e análise de dados em redes sociais

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá um curso presencial com a finalidade de identificar e discutir questões teóricas e metodológicas sobre dados disponibilizados no uso das redes sociais. O curso, de 18h de aula, será realizado entre os dias 21 e 26 de outubro. As inscrições vão até o dia 15 de outubro. Outras informações no link.

Aucani lança edital de intercâmbio para a Bulgária

Até as 12h do 29 de outubro, estão abertas as inscrições para o Edital 1198 – “Mobilidade Internacional para alunos de Pós-graduação (Doutorado)”, lançado pela Aucani, de intercâmbio acadêmico na Sofia University St. Kliment Ohridski, da Bulgária. O edital é voltado aos alunos de doutorado, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

---

Vivência Universitária

Biblioteca Brasiliana realiza encontros literários para o vestibular

O projeto “BBM no Vestibular” da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) tem o objetivo de aproximar os vestibulandos das obras literárias e o grande público do ambiente universitário. Confira a programação no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail jornalismo.poli@poli.usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.