Edição 11 out. 19

Nº 41/2019

Notícias

A engenharia é o plano de fundo para o funcionamento de múltiplas áreas, de um canal de televisão até uma bolsa de valores. Com a área da saúde não é diferente, por isso, a Poli-USP possui iniciativas para aproximar a engenharia e a medicina durante os cursos de graduação.  

Conheça essas iniciativas na reportagem.

---

O professor e ex-diretor da Poli, José Roberto Cardoso, recebeu o título de Honoris Causa do Instituto de Engenharia da instituição francesa Grenoble INP, um centro de excelência na área de pesquisa em tecnologia, com o qual a Poli mantém diversos acordos e interações de ensino e pesquisa.

De acordo com a instituição, o prêmio é uma maneira de reconhecer a excelência científica internacional dos trabalhos de pesquisa do docente da USP, bem como as colaborações de longo prazo desenvolvidas com o instituto de engenharia e com a comunidade de pesquisadores da França. A cerimônia de entrega da premiação será realizada em dezembro deste ano. Leia mais.

---

Na próxima semana a Poli receberá o 2º Encontro Nacional para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário, nos dias 15 e 16 de outubro, que pretende ser a base de discussões técnicas entre a academia, as empresas operadoras e os fornecedores de produtos e serviços do setor metroferroviário. O evento está sendo organizado pelos pesquisadores do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação e Laboratório de Inovação em Vias Metroferroviárias da Poli, e contará com a participação de palestrantes de 10 países, ligados à área ferroviária, além de profissionais em geral e de empresas de áreas afins. Outras informações no link

As vagas estão esgotadas, mas o evento será transmitido pelo canal da Poli no Youtube (https://www.youtube.com/user/escolapolitecnica).

---

Veteranos da Poli oferecem curso de empreendedorismo em startups

A aceleradora de startups Poli Start, conduzida por ex-alunos da Poli, está com inscrições abertas para o curso “Empreender com Startup”. Leia mais.

---

Poli na mídia

G1 apura informações técnicas sobre o óleo que atinge a costa brasileira

11/10/2019 - Os professores Patrícia Matai e Ricardo Cabral de Azevedo, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, e Rui Carlos Botter, Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, estão entre os especialistas entrevistados pela reportagem do G1 sobre o tema. Leia reportagem aqui.

Estudo propõe modelo para medir impactos do rompimento da barragem de Fundão

9/10/2019 - Os dados levantados foram publicados no artigo Uma estrutura de avaliação dos impactos sociais e ambientais de desastres — Garantindo uma mitigação efetiva após o rompimento da Barragem de Fundão, que tem como autor principal Luis E. Sánchez, membro do Painel e professor de Engenharia de Minas na Poli. Leia mais.

“O nosso objetivo é levar a inteligência artificial a um novo patamar, mas visando um benefício para a sociedade”

Uma matéria do site Computer World, abordou como irá funcionar o consórcio IBM e FAPESP dedicado à pesquisa em inteligência artificial, e que ficará sediado na USP. O professor da Poli, Fábio Cozman, que coordena o centro, ressaltou que o projeto não tem só componente tecnológico. Leia mais.

Canal Tech: A gravidade é a mesma em toda a Terra? E por que isso é importante?

“Denizar Blitzkow, professor da Escola Politécnica da USP, trabalha com equipes do IBGE em mapas da variação do campo de gravidade em todo o território brasileiro, e outros países da América do Sul. Leia mais.

---

Agenda

[Hoje] Associação dos Engenheiros Politécnicos faz palestra sobre smart cities

Nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, às 18h30, no Auditório da AEP, acontecerá o evento “Smart Cities - a gestão urbana inteligente”. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo email aep.eventos@politecnicos.org.br. Também será transmitido ao vivo via Facebook da Associação. 

Na próxima segunda-feira, a Poli participa do 2° Dia Internacional dos resíduos eletroeletrônicos

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTIC) e o Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Metalurgia Extrativa (LAREX) da Poli vão promover, no dia 14 de outubro de 2019, de 8h às 16h30, uma série de atividades como parte do International E-waste Day – IEWD. O evento contará com palestras sobre o tema, além de reunir empresas que atuam no segmento da reciclagem dos resíduos eletrônicos. Leia mais.

Palestra “The French design methodology for Flexible Pavement”

Data: 17 de outubro de 2019, a partir das 8h30, no Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli. Em seguida, a doutoranda Talita Alves apresentará seu trabalho de doutorado sob dupla titulação entre a USP e a ECN - École Centrale de Nantes, junto ao IFSTTAR. Leia mais.

Seminário "PUBLISH or PERISH: The art and science of publishing journal papers"

O Departamento de Engenharia de Produção receberá na sexta-feira da semana que vem, dia 18 de outubro, um convidado internacional para falar sobre publicações científicas, o Editor das revistas "Rairo" e "Computers & Industrial Engineering", Mehdi Toloo, da Technical University of Ostrava. O evento será realizado das 14h às 16h, na sala FG-232 do Departamento.

Aplicação de materiais não tradicionais em infraestruturas de transporte, com Eduardo Fortunato, da U.Porto

Data: 18 de outubro de 2019, a partir das 8h30, no Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli.

Divisão de Biblioteca da Poli promove programação especial entre 22 e 24 de outubro

A XXII Semana do Livro e da Biblioteca da Poli terá Feira de Barganha, apresentação de ferramenta de pesquisa, e palestra sobre “Fontes de informação para Trabalhos Acadêmicos” para os alunos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Veja aqui a programação completa.

Palestra "Reciclagem de revestimentos asfálticos", com Yves Brosseaud, pesquisador do IFSTTAR

Data: 30 de outubro de 2019, a partir das 9h30,  no Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli. O palestrante abordará 35 anos de experiência francesa, pesquisas recentes, balanço geral da técnica e recomendações.


Poli realiza a XV Jornada de Ergonomia, discutindo as mudanças na legislação e nos cenários de produção 

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, será realizada a XV Jornada de Ergonomia da Poli-USP. A edição deste ano terá como tema: Mudanças na legislação e nos cenários de produção: desafios para a ação ergonômica. Leia mais.

---

#Dia-a-dia-na-Poli

Diretora da Poli recebe visita de embaixador da União Europeia

Como se desenharão cooperações entre as universidades e empresas brasileiras e europeias dentro de um possível acordo entre a União Europeia e Mercosul foi um dos assuntos abordados da reunião realizada entre representantes da USP e o embaixador da União Europeia, Ignácio Ybáñez, na última quarta-feira, dia 9 de outubro. Leia mais.

---

Poli em números

atletas representam a Atlética da Poli, sejam eles alunos de graduação ou pós, atuando do atletismo ao xadrez!

---

Cursos e Editais

Workshop gratuito de Redação de Patentes será realizado na EACH

A Agência USP de Inovação oferecerá um workshop básico/intermediário, com 6 horas de duração, com o objetivo capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, no dia 29 de outubro, das 8h30 às 16h30, no campus da USP na Zona Leste. Leia mais.

Scania promove concurso de inovação

A Scania Latin America está com inscrições abertas para a 4ª edição do Inovathon, competição destinada a alunos universitários que se interessem por temas como sustentabilidade, inovação e mobilidade urbana. Leia mais.

Edital seleciona alunos de graduação para concessão de vaga remanescente e bolsa do Programa de Bolsas Universidad Autónoma de Madrid

A AUCANI lançou o do Edital 1207/2019, para intercâmbio a ser realizado entre 02/01/2020 e 30/06/2020. Trata-se de edital de seleção para concessão de vaga remanescente e bolsa do Programa de Bolsas Universidad Autónoma de Madrid (UAM) / Santander (Espanha). Leia mais.

AUCANI Idiomas oferece curso presencial para Comunidade USP

A agência de internacionalização da USP anunciou o lançamento das inscrições para os cursos presenciais de Italiano, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). As informações detalhadas estão no link, onde consta o passo a passo de como se inscrever e requisitos). Outras informações e dúvidas, entre em contato pelo e-mail aucani.idiomas@usp.br.

---

Quadro de Avisos

USP cria agência para fazer a gestão da informação acadêmica 

A USP criou um órgão que será responsável pela gestão dos dados gerados a partir do conhecimento produzido na Universidade e pelo desenvolvimento de serviços e produtos que promovam o acesso, a visibilidade e o impacto dessa produção. Trata-se da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia).

A Aguia, que abarcou as atividades desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), vai trabalhar em três frentes: na implementação das bibliotecas polos, na criação do Escritório de Apoio ao Pesquisador e na promoção do repositório da produção intelectual da USP. Essas atividades têm como finalidade tornar a produção científica da USP mais conhecida no exterior. Leia mais.

Eleição dos representantes dos servidores técnicos e administrativos junto à CCRH

A escolha de três representantes dos servidores técnicos e administrativos e seus respectivos suplentes junto à Comissão Central de Recursos Humanos processar-se-á em uma única fase, no dia 6 de novembro, das 8h às 19h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. Veja aqui a Portaria.

---

Vivência Universitária

Centro de Coordenação de Estudos da Marinha promove palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama 

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, às 9h, no auditório do prédio de Engenharia Mecânica, o CCEMSP promove o evento em parceria com a organização Saber é Saúde.

Roda de conversa sobre as relações entre a cidade e a periferia

No dia 17 de outubro, a organização i17, voltada ao desenvolvimento sustentável, promove uma roda de conversa sobre as relações entre a cidade e a periferia na sede do Instituto Casa da Cidade. Leia mais.

USP Ciência Aberta terá segunda edição no dia 25 de outubro

O evento que busca discutir as estratégias de compartilhamento para a promoção da ciência aberta será realizado na sala do CO, no dia 25 de outubro, das 8h45 às 13h. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo IPTV (https://iptv.usp.br/portal/home) e pelo YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCrm4mraSrJctwdsCnwVtVNg). Acesse aqui a programação.

Ex-alunos da Poli realizam oficina gratuita de saneamento ecológico na zona sul de São Paulo

Um grupo de ex-alunos da Poli e, e com apoio dos Amigos da Poli, está desenvolvendo o projeto Conexão Poli - Zona Sul, no qual fazem pesquisas sobre projetos de saneamento ecológicos implantados no distrito de Parelheiros, por meio do escritório cooperativo Sapiência Ambiental. No dia 19 de outubro, eles farão um mutirão em conjunto com alunos da UFABC, em formato de oficina. As inscrições vão até 14/10, e podem ser feitas aqui. A divulgação foi solicitada pela politécnica Ligia Monteiro da Silva, engenheira ambiental formada em 2013 e co-fundadora dos Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo São Paulo (2015).

Oficina Fachadas da Bela Vista no Domingo na Yayá

O Centro de Preservação Cultural recebe o Museu de Arte Contemporânea da USP para a oficina Fachadas da Bela Vista, com participação livre para adultos e crianças. O tema da oficina é a obra  Casas, realizada em realizada em 1953 pelo artista Alfredo Volpi, que pertence ao acervo do MAC-USP. Após uma roda de conversa sobre a tela, os educadores do museu vão propor a participação em jogos e a produção de desenhos e pinturas. Leia mais.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.