Edição 18 out. 19

Nº 42/2019

Notícias

Concurso da Poli valoriza beleza em fotografias de microscópios potentes. Inscrições estão abertas

A 18ª edição do Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais, promovido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli, está com inscrições abertas até 29 de novembro.

Serão selecionados e premiados os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Óptica e os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura ou Microscopia de Força Atômica. O resultado do julgamento será divulgado no dia 6 de dezembro, e no dia 10 haverá um coquetel de abertura da exposição contendo todos os trabalhos apresentados e distribuição de prêmios, com a presença de representantes das  empresas patrocinadoras do concurso. Leia mais.

---

Jornal da USP: Entidades do 3º setor podem receber consultoria gratuita de alunos da USP

Poli Social recebe inscrições até 24 de novembro; ONGs devem atuar ou estarem sediadas na região metropolitana de São Paulo 

Organizações não governamentais sediadas ou atuantes na Região Metropolitana de São Paulo podem receber consultoria gratuita da Poli Social, uma associação sem fins lucrativos formada por estudantes da Poli. Eles identificam as principais dificuldades que a ONG está enfrentando e, através da vivência no cotidiano da instituição, traçam possíveis caminhos para a solução.

---

Poli na mídia

Folha de S.Paulo: Podcast discute sucessão de erros que pode levar à queda de um edifício

16/10/2019 – O professor Paulo Helene, sênior do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, concedeu uma entrevista para o programa Café da Manhã, um podcast da Folha de S.Paulo, sobre que tipo de problemas podem levar a um colapso de um edifício.

Professor da Poli, Jorge Leal Medeiros, explica como balões podem atrapalhar operação de aeroporto

14/10/2019 – O professor Jorge Eduardo Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, comentou reportagem do G1 que aborda multas ambientais, explicando como um balão pode atrapalhar o trânsito aéreo.

---

Agenda

Na próxima segunda-feira, Poli recebe palestra sobre "Human Reliability Analysis" com pesquisadora convidada de universidade norueguesa

No dia 21 de outubro, às 17h, a palestrante Marília Ramos falará sobre "Human Reliability Analysis: applications ranging from hands-on operations to remote monitoring", Sala ET03 do PNV (andar térreo – prédio Mecânica/Naval). Veja aqui os detalhes do evento.

Organização de mulheres brasileiras economistas promovem evento na FEA

De 22 a 24 de outubro, a organização BWE (Brazilian Women in Economics) promove a Semana EconomistAs, que entre suas atividades conta com um seminário acadêmico, debate sobre diversidade na área da Economia, e uma coletiva de imprensa com Maria da Penha. Veja a programação aqui.

 

Divisão de Biblioteca da Poli promove programação especial entre 22 e 24 de outubro

A XXII Semana do Livro e da Biblioteca da Poli terá Feira de Barganha, apresentação de ferramenta de pesquisa, e palestra sobre “Fontes de informação para Trabalhos Acadêmicos” para os alunos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Veja aqui a programação completa.

 

Poli recebe Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Naval

Entre os dias 29 de outubro e dia 1º de novembro, a Poli receberá a 15ª edição de uma das principais convenções realizadas no país no âmbito Naval-Oceânico, e reunirá estudantes da área das cinco grandes universidades brasileiras que oferecem o curso de Engenharia Naval. Leia mais.

 

Palestra "Reciclagem de revestimentos asfálticos", com Yves Brosseaud, pesquisador do IFSTTAR

Data: 30 de outubro de 2019, a partir das 9h30,  no Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli. O palestrante abordará 35 anos de experiência francesa, pesquisas recentes, balanço geral da técnica e recomendações.

 

Palestra sobre habitação social com secretário de habitação será realizada na Poli

A Poli receberá, no dia 31 de outubro, às 18h, uma palestra com Flávio Amary, Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, com o tema "Estratégias da Política Habitacional do Estado de São Paulo". O evento faz parte das disciplinas de graduação e pós na área de Habitação Social, de responsabilidade do professor Alex Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil, e será realizado na sala S-15 do prédio da Engenharia Civil.

 

Poli realiza a XV Jornada de Ergonomia, discutindo as mudanças na legislação e nos cenários de produção 

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, será realizada a XV Jornada de Ergonomia da Poli-USP. A edição deste ano terá como tema: Mudanças na legislação e nos cenários de produção: desafios para a ação ergonômica. Leia mais.

 

IBM promove evento sobre engenheiro do futuro

No dia 31 de outubro, das 9h às 18h, o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica receberá uma atividade da IBM na qual serão apresentados aspectos da carreira de engenheiro no futuro. Para participar, acesse o link.

 

Fapesp e agência de ciência e tecnologia do Japão farão workshop sobre biotecnologia

No dia 5 de novembro, das 8h30 às 17h30, será realizado o workshop “Biotechnologies for efficient and improved production of food crops and bioenergy”, para destacar descobertas científicas e avanços tecnológicos em biotecnologias, e promover a troca de visões para possíveis colaborações.

 

Premiação de propostas inovadoras em engenharia será realizada na Poli no dia 6 de novembro

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Dynamine, premiará o  grupo vencedor no dia 6 de novembro, às 10h, na 55ª Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos, evento organizado pelo alunos do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli. No dia, a SEMM inicia-se as 9h00, com a apresentação "Você inovando" da Dynamine para os alunos.

A empresa Dynamine prestará uma homenagem ao USP MINING TEAM pela contribuição para o desenvolvimento e divulgação da mineração no Estado de São Paulo.

---

# Dia-a-dia na Poli

Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama trouxe diversas informações sobre saúde

Na manhã desta sexta-feira, dia 18 de outubro, o CCEMSP realizou um evento em parceria com a organização Saber é Saúde, no qual especialistas abordaram diversas questões ligadas à saúde e prevenção de doenças. 

A organização convidada foi o "Saber é Saúde", que tem como missão disseminar informações relacionadas à saúde, segurança e bem-estar físico e emocional.

---

Cursos e Editais

Workshop gratuito de Redação de Patentes será realizado na EACH

A Agência USP de Inovação oferecerá um workshop básico/intermediário, com 6 horas de duração, com o objetivo capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, no dia 29 de outubro, das 8h30 às 16h30, no campus da USP na Zona Leste. Leia mais.

 

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Engenharia Automotiva da Poli

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica (Poli) da USP está com inscrições abertas para a turma 2020 do curso de Especialização em Engenharia Automotiva. As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de documentos requeridos – ambas estão disponíveis no link

 

Maratona Nação USP busca soluções inovadoras. Prêmio será de 10 mil reais

O desafio Maratona Nação USP está com inscrições abertas, e dará a oportunidade para grupos de alunos, professores e funcionários externalizarem suas ideias e proporem soluções inovadoras para a universidade. O desafio é composto por duas fases: uma online e uma presencial, na USP São Carlos, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2019. A equipe vencedora do desafio levará para casa um prêmio de R$ 10.000,00. Detalhes no edital.

 

Programa H2020 oferece oportunidade de mobilidade internacional para pesquisadores

Estão abertas as inscrições para participação de projetos de pesquisadores da USP nas diversas chamadas no âmbito do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, que visa atender a alguns dos principais desafios que o nosso planeta enfrentará nos próximos anos: a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas; a garantia da segurança alimentar; e os planos de salvaguardar a base natural de recursos. Acesse aqui o último edital atualizado.

 

Scania promove concurso de inovação

A Scania Latin America está com inscrições abertas para a 4ª edição do Inovathon, competição destinada a alunos universitários que se interessem por temas como sustentabilidade, inovação e mobilidade urbana. Leia mais.

---

Quadro de Avisos

USP cria agência para fazer a gestão da informação acadêmica 

A USP criou um órgão que será responsável pela gestão dos dados gerados a partir do conhecimento produzido na Universidade e pelo desenvolvimento de serviços e produtos que promovam o acesso, a visibilidade e o impacto dessa produção. Trata-se da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia).

A Aguia, que abarcou as atividades desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), vai trabalhar em três frentes: na implementação das bibliotecas polos, na criação do Escritório de Apoio ao Pesquisador e na promoção do repositório da produção intelectual da USP. Essas atividades têm como finalidade tornar a produção científica da USP mais conhecida no exterior. Leia mais.

Eleição dos representantes dos servidores técnicos e administrativos junto à CCRH

A escolha de três representantes dos servidores técnicos e administrativos e seus respectivos suplentes junto à Comissão Central de Recursos Humanos processar-se-á em uma única fase, no dia 6 de novembro, das 8h às 19h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. Veja aqui a Portaria.

---

Vivência Universitária

Premiação da Competição USP de conhecimentos será realizada esta semana

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da universidade e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que busca incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP. A Cerimônia de Premiação Será realizada na terça-feira, dia 22 de outubro, no Anfiteatro Camargo Guarnieri.

 

USP Ciência Aberta terá segunda edição no dia 25 de outubro

O evento que busca discutir as estratégias de compartilhamento para a promoção da ciência aberta será realizado na sala do CO, no dia 25 de outubro, das 8h45 às 13h. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo IPTV (https://iptv.usp.br/portal/home) e pelo YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCrm4mraSrJctwdsCnwVtVNg). Acesse aqui a programação.

 

CINUSP celebra 30 anos da rede mundial de computadores

Em 2019, completam-se 30 anos desde que o cientista Tim Berners-Lee implementou o protocolo HTTP e criou a famosa WWW (world wide web), a rede mundial de computadores. Na semana entre 21 e 27 de outubro, o CINUSP traz a mostra ERRO_404, com títulos que apresentam o crescimento e transformação da internet, e sua penetração na sociedade, seja para o bem ou para o mal. Veja aqui a programação.

 

Série de Concertos dos Alunos do Departamento de Música

A Biblioteca Brasiliana receberá, nos dias 24 de outubro e 12 de novembro, apresentações dos alunos do curso de música da ECA-USP. Veja aqui a programação, que conta com concertos de Fagote, Trombone, Violino e Clarinete. 

 

UNESCO realizará evento sobre inteligência artificial na USP

A UNESCO realizará o Regional Forum on Artificial Intelligence in Latin America and the Caribbean no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019. Mais informações estão disponíveis no link. As inscrições serão abertas em breve.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.