Edição outubro. 19

Nº 02/2019

---

Prezada comunidade politécnica,

esta é segunda edição do Poli na Mídia, que reúne as notícias publicadas com informações ligadas à Poli ao longo do mês de outubro. Todas as notícias captadas são publicadas no site da Escola, na categoria Nossa Opinião. Caso tenha alguma sugestão para esta seção, por favor nos encaminhe para jornalismo.poli@usp.br.

Equipe de Comunicação

---

Professor da Poli participa de Painel sobre habitação na Baixada Santista

1º/10/2019 - No dia 30 de setembro, o grupo de comunicação A Tribuna, de Santos, SP, realizou o evento A Região em Pauta, onde foi debatida a habitação na região da Baixada Santista. O professor Alex Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, participou do evento. Leia mais.

Momento Tecnologia #17: São Paulo tem potencial de energia a partir de biogás inexplorado

1º/10/2019 - O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás, sediado na USP, publicou mapas interativos que mostraram o potencial de produção de energia a partir de biogás e biometano no Estado de São Paulo. Leia mais, ou ouça no seu agregador de podcast.

USP cria centro de pesquisa na área de inteligência artificial

2/10/2019 - O projeto nasceu a partir de uma proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e será financiado pela Fapesp e pela IBM. Leia mais.

“O nosso objetivo é levar a IA a um novo patamar, mas visando um benefício para a sociedade”

5/10/2019 - O professor da Poli, Fábio Cozman, que coordena o Centro de Inteligência Artificial da USP, ressaltou que o projeto não tem só componente tecnológico: “A inteligência artificial é uma área geral, que pode ser aplicada em diferentes setores e ela se beneficia de um substrato multidisciplinar muito importante. Ela tem impacto na saúde, economia, indústria 4.0. Então ter oportunidade de criar um centro que congrega várias pessoas te dá um potencial de grande impacto. O nosso objetivo aqui é levar a AI a um novo patamar, mas visando um benefício para a sociedade”. Leia mais.

Canal Tech: A gravidade é a mesma em toda a Terra? E por que isso é importante?

7/10/2019 – “Denizar Blitzkow, professor da Escola Politécnica da USP, trabalha com equipes do IBGE em mapas da variação do campo de gravidade em todo o território brasileiro, e outros países da América do Sul. Leia mais.

Privatização da Ceitec pode prejudicar indústria microeletrônica

10/10/2019 - O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) é uma das empresas presentes na lista de Paulo Guedes, ministro da Economia, para ser privatizada até o fim de 2019. Marcelo Zuffo, professor da Poli, explica que a empresa estatal é voltada ao projeto e à manufatura de circuitos integrados (chips) e microeletrônica. Leia mais.

G1 apura informações técnicas sobre o óleo que atinge a costa brasileira

11/10/2019 – Os professores Patrícia Matai e Ricardo Cabral de Azevedo, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, e Rui Carlos Botter, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, estão entre os especialistas entrevistados pela reportagem do G1 sobre o tema. Leia mais.

Fantástico: Navio fantasma pode ter causado manchas de óleo que contaminaram praias do Nordeste

14/10/2019 - O professor Rui Carlos Botter, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, concedeu uma entrevista sobre o caso das manchas de óleo para reportagem do Fantástico.

Professor da Poli, Jorge Leal Medeiros, explica como balões podem atrapalhar operação de aeroporto

14/10/2019 – O professor Jorge Eduardo Leal Medeiros, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, comentou reportagem do G1 que aborda multas ambientais, explicando como um balão pode atrapalhar o trânsito aéreo. Leia mais.

Folha de S.Paulo: Podcast discute sucessão de erros que pode levar à queda de um edifício

16/10/2019 – O professor Paulo Helene, sênior do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP, concedeu uma entrevista para o programa Café da Manhã, um podcast da Folha de S.Paulo, sobre que tipo de problemas podem levar a um colapso de um edifício. Leia mais.

Governo do Estado tem novo plano para despoluir rio Pinheiros

21/10/2019 – O governo do Estado de São Paulo elaborou um novo projeto para despoluir o rio Pinheiros. O objetivo é impedir que esgoto e lixo cheguem ao rio, o que significa interromper esse descarte nos afluentes, numa manobra que permitirá que o rio volte a ter oxigênio. Leia mais.

Engenheiros da Poli e da Esalq criam plástico biodegradável feito de mandioca

22/10/2019 – Um novo tipo de plástico biodegradável, que tem como matéria-prima o amido de mandioca, foi produzido em parceria por duas unidades da USP: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, e Escola Politécnica (Poli). Leia mais.

Jornal da USP: Regulamentação de criptomoedas ratifica soberania de países sobre sua economia

22/10/2019 - A maior preocupação do governo quanto ao uso das moedas virtuais, conhecidas como criptomoedas, centraliza-se na questão da soberania econômica do País. Desse modo, o governo teria o maior benefício em regulamentá-las. O professor Bruno Albertini, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, comentou o tema em reportagem do Jornal da USP. Leia mais.

“Óleo encontrado ter origem venezuelana é importante, mas não esclarece toda a história”, explica professor da Poli

23/10/2019 - Análises feitas por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) indicaram que o óleo encontrado tem origem venezuelana. Posteriormente, o Ibama também confirmou a informação. De acordo com Rui Carlos Botter, professor aposentado do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP,  esse dado é importante, mas não esclarece toda a história. Leia mais.

Estudo propõe modelo para medir impactos do rompimento da barragem de Fundão

23/10/2019 - Jornal da USP analisa o documento, que traz uma estrutura de avaliação dos danos causados pelo desastre do rompimento da barragem do Fundão, que foi entregue à Fundação Renova, entidade criada para a reparação dos impactos após acordo entre os governos de Minas Gerais e Espírito Santo e as empresas Samarco, BHP Billiton e Vale, responsáveis pela barragem. Leia mais.

Istoé: Uso de inteligência é sem volta, mas precisa ter controle

28/10/2019 – Professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo diz que o aperfeiçoamento do sistema [de vigilância] deve ocorrer na medida em que houver mais investimento na área e mais familiaridade com os recursos. “Inteligência artificial é baseada em aprendizado. A tendência é que fique cada vez mais forte, impedindo falsos positivos e falsos negativos”.

Rádio USP: Setor tecnológico em busca da chamada supremacia quântica

30/10/2019 – Marcos Simplicio explica que os computadores quânticos empregam uma nova forma de tecnologia capaz de resolver problemas combinatórios complexos em um tempo infinitamente menor. Leia mais.

IEEE debate o papel da tecnologia na segurança de cidades e de dados pessoais

30/10/2019 – Desafios da cibersegurança Membro sênior do IEEE e Professor titular da Escola Politécnica da USP, Paulo Miyagi, avalia que, além de oferecer gestão organizacional e serviços de utilidade pública, transportes e sustentabilidade ambiental, as cidades inteligentes devem assegurar a cibersegurança. Leia mais.

Terra: ‘Cidades têm o poder de criar oportunidades’, diz professor da Poli-USP

30/10/2019 – Participantes de painel no evento ‘Estadão Summit Brasil – O que é Poder?’ apontam que a busca por soluções para os conflitos urbanos pode reduzir desequilíbrios socioeconômicos. O professor titular da Poli, Miguel Bucalem, apontou a cidade como o palco onde os desequilíbrios econômicos se manifestam. Leia mais.

Projeto de alunos da Poli vence concurso promovido pela empresa EDP

31/10/2019 – A equipe da USP criou um aplicativo que monitora os aparelhos domésticos, tornando o cliente mais informado e autônomo em relação ao consumo de energia. Leia mais.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica

Universidade de São Paulo

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O Poli na Mídia é uma publicação mensal , produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar o acumulado de notícias veiculadas nas diversas mídias sobre a Poli, seus docentes e alunos.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail  jornalismo.poli@usp.br.