Edição 1º novembro. 19

Nº 44/2019

Notícias

Poli reconhece desempenho e inovação de sua comunidade em premiação

A Poli realizou ontem,dia 31 de outubro, a cerimônia de entrega de prêmios aos considerados Melhores Alunos no ano letivo de 2018. O evento é realizado anualmente, e nele são oferecidos diversos reconhecimentos por desempenho nas diferentes áreas dos cursos de engenharia da Poli. Neste ano, um dos diferenciais foi o oferecimento de uma premiação para o registro de patente ligada à Escola que tivesse o maior impacto social. As fotos do evento podem ser acessadas aquiLeia mais.

---

Projeto de alunos da Poli vence concurso promovido pela empresa EDP

Um projeto desenvolvido por dois estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP – Victor Takashi Hayashi e Tiago Yukio Fujii – foi o vencedor do EDP University Challenge 2019, competição internacional promovida pelo grupo EDP, multinacional portuguesa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, com o objetivo de apoiar e fomentar o espírito empreendedor de estudantes universitários.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 29 de outubro, na sede da empresa, em Lisboa, Portugal. A equipe vencedora foi contemplada com uma viagem ao Vale do Silício, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, onde terá a oportunidade de conhecer o centro por excelência da indústria de tecnologia de ponta. Leia mais.

---

Estudantes da Poli promovem mutirão de limpeza em praia de Santos

 Um grupo de estudantes da Poli realizará uma ação de limpeza na praia de Santos, no dia 9 de novembro, com o apoio de ONGs locais. A ação contará com cerca de 40 alunos dos campus de Santos e de São Paulo, onde a Poli-USP oferece seus cursos de graduação. Os jovens partirão da capital pela manhã para um dia inteiro de programação, que inclui a coleta e triagem de resíduos da faixa de areia, e uma visita à cooperativa ligada à ONG Sem Fronteira. O local receberá os resíduos coletados na ação, e os voluntários poderão aprender sobre o processo de reciclagem. Leia mais.

---

Poli na mídia

Política urbana precisa valorizar ônibus, diz Orlando Strambi, da Poli-USP

31/10/2019 – Incentivar o uso dos ônibus, com serviços mais confortáveis e rápidos, é a política de transporte mais eficaz para a mobilidade urbana nas cidades, diz Orlando Strambi, o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli. Leia mais.

---

Agenda

Professor da Poli participa de seminário sobre Blockchain na Assembleia Legislativa de São Paulo 

No dia 4 de novembro, às 14h, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o professor Marcos Simplício, do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Poli, fará a palestra “Blockchain e suas aplicações”. Inscrições e outras informações no link.

 

Fapesp e agência de ciência e tecnologia do Japão farão workshop sobre biotecnologia

No dia 5 de novembro, das 8h30 às 17h30, será realizado o workshop “Biotechnologies for efficient and improved production of food crops and bioenergy”, para destacar descobertas científicas e avanços tecnológicos em biotecnologias, e promover a troca de visões para possíveis colaborações.

Etapa internacional do SIICUSP acontece na próxima terça-feira

No dia 5 de novembro, a partir das 8h, nos prédios do CDI e do Inova USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Cidade Universitária - 05508-020 - São Paulo - SP), acontecerá a Etapa Internacional da 27º edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. A lista completa dos participantes pode ser conferida no site e está dividida por área de conhecimento e contém nome do trabalho de pesquisa, autor(es) e instituição. Para conferir a programação em tamanho maior, clique na imagem.

 

Premiação de propostas inovadoras em engenharia será realizada na Poli no dia 6 de novembro

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Dynamine agraciará o grupo vencedor no dia 6 de novembro, às 10h, na 55ª Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos, evento organizado pelo alunos do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli. No dia, a SEMM começa às 9h, com a apresentação "Você inovando" da Dynamine para os alunos.

A empresa prestará uma homenagem ao grupo de extensão USP MINING TEAM pela contribuição para o desenvolvimento e divulgação da mineração no Estado de São Paulo.

 

Poli e Medicina promovem evento gratuito sobre rastreabilidade de medicamentos

No dia 7 de novembro, no Auditório do Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP, acontecerá “Seminário de Tecnologia para Rastreabilidade de Medicamentos e Insumos Estratégicos”, promovido pela Gaesi da Poli e a FMUSP. Outras informações e inscrições no link.

 

Poli Racing convida para lançamento de novo protótipo

No dia 8 de novembro, às 18h30, no Auditório da Engenharia Mecânica e Mecatrônica, acontecerá o evento de lançamento do protótipo FP-11, da Equipe Poli Racing, com palestras da Ambev, Yamaha, do capitão da Equipe e do professor orientador. Outras informações na página do evento.

Associação de Engenheiros Politécnicos faz homenagem ao Professor do Ano

No dia 8 de novembro, às 19h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), acontecerá a cerimônia de Professor do Ano, promovida pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), em que professor Antônio Luis de Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica, será homenageado.

Professor do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique fará palestra na Poli

No dia 13 de novembro, às 8h30, no Auditório da Engenharia Civil da Poli, acontecerá a palestra do professor Benjamin Dillenburger, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, sobre projetar e fabricar edifícios diante uma urbanização crescente e com recursos limitados. O evento é promovido pela Cátedra Construindo Amanhã, parceria da USP com a ArcelorMittal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.

 

Poli recebe simpósio sobre tecnologia para semicondutores e chips de computador

No dia 18 de novembro, às 8h30, no Auditório da Engenharia Elétrica da Poli, acontecerá o SiFive Tech Symposium. Inscrições e outras informações no link.

 

Evento na Poli debate desenvolvimento da engenharia nacional

No dia 18 de novembro, às 9h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), acontecerá o Workshop Engenharia e Desenvolvimento do Brasil, organizado pela Universidade de São Paulo, a Escola Politécnica e a Academia Nacional de Engenharia (ANE). As inscrições devem ser feitas no link.

 

Especialistas em gestão urbana se reúnem em simpósio na Poli

Entre os dias 27 e 29 de novembro, acontecerá a segunda edição do Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb). Para participar, é necessário se inscrever até o dia 11 de novembro. Inscrições e outras informações no site.

---

#DiaADiaNaPoli

A Poli recebeu ontem, dia 31 de outubro, uma palestra com o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo,  Flávio Amary , com o tema "Estratégias da Política Habitacional do Estado de São Paulo". O evento fez parte das disciplinas de graduação e pós na área de Habitação Social, de responsabilidade do professor Alex Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil.

---

Cursos e Editais

ITA terá simpósio de mulheres na área das exatas e tecnologia

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica realizará, nos dias 13 e 14 de março de 2020, o 1° Simpósio Brasileiro Mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. É possível submeter resumos até dia 3 de novembro. Outras informações no site.

Fondation Renault 2020 tem inscrições prorrogadas 

Até dia 8 de novembro, ficarão abertas as inscrições aos Programas Fondation Renault 2020. Confira os editais no link.

Maratona Nação USP busca soluções inovadoras. Prêmio será de 10 mil reais

O desafio Maratona Nação USP está com inscrições abertas, e dará a oportunidade para grupos de alunos, professores e funcionários externalizarem suas ideias e proporem soluções inovadoras para a universidade. O desafio é composto por duas fases: uma online e uma presencial, na USP São Carlos, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2019. A equipe vencedora do desafio levará para casa um prêmio de R$ 10.000,00. Detalhes no edital.

Aucani oferece curso online de português para estrangeiros

Até dia 11 de novembro, às 12h, estão abertas as inscrições ao Edital 1215 – “Curso Online Português para Estrangeiros – 2º semestre de 2019”, para alunos estrangeiros USP de graduação e de pós. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira o edital no link

Com duas novas categorias, Campus Mobile abre inscrições para sua oitava edição

Até dia 17 de novembro, estão abertas as inscrições para o Programa Campus Mobile, que tem como objetivo reunir estudantes e empreendedores de diferentes áreas para incentivá-los a desenvolverem aplicativos e serviços. Nesta edição, haverá seis categorias: Diversidade, Educação, Smart Cities, Smart Farms, Games e Saúde, sendo as duas últimas uma novidade. Inscrições e outras informações no link.

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Engenharia Automotiva da Poli

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli está com inscrições abertas para a turma 2020 do curso de Especialização na área. As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de documentos requeridos, ambas disponíveis no link

Grande evento sobre corrosão está recebendo trabalhos

O 21º Congresso Internacional de Corrosão (ICC) e o 8º Encontro Internacional de Corrosão (INTERCORR), que acontecem entre os dias 10 e 14 de maio de 2020, em São Paulo, está recebendo submissão de trabalhos até o dia 30 de novembro. Com organização do Conselho Internacional de Corrosão (ICC), da Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento é referência no setor industrial. Outras informações no site.

Cursos de especialização e MBA da Poli em construção civil estão com inscrições abertas

O Poli Integra, um programa de cursos de extensão da Poli, está com inscrições abertas para seus cursos de especialização e MBA para as turmas do primeiro semestre de 2020. Os cursos oferecidos são: Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, com carga horária de 369h; MBA Real Estate – Economia Setorial e Mercado, de 420h; MBA Gerenciamento de Facilidades, de 389h; e Especialização em Gestão de Projetos na Construção, de 360h. Leia mais.

Programa H2020 oferece oportunidade de mobilidade internacional para pesquisadores

Estão abertas as inscrições para participação de projetos de pesquisadores da USP nas diversas chamadas no âmbito do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, que visa atender a alguns dos principais desafios que o nosso planeta enfrentará nos próximos anos: a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas; a garantia da segurança alimentar; e os planos de salvaguardar a base natural de recursos. Acesse aqui o último edital atualizado.

---

Quadro de Avisos

Cadastramento de funcionários para fiscais voluntários no Processo Seletivo HU-USP

A Superintendência do Hospital Universitário, com autorização da Vice-Reitoria, declarou a abertura do cadastramento de funcionários para serem fiscais voluntários no Processo Seletivo HU-USP 2019, que ocorrerá nos dias 3 e 17 de novembro para vagas temporárias. Existe possibilidade do envio das horas trabalhadas para o “banco de horas”. Para se cadastrar, acesse o link.

Comissão de Formatura promove adesão social para alunos em dificuldades financeiras

Com o objetivo de tornar a Formatura mais inclusiva, a Comissão Poli20 abriu um formulário para mapear os alunos que necessitam de ajuda financeira para aderir ao baile de formatura. O formulário está disponível no link. Aos que não necessitarão do auxílio, é possível comprar o convite no site, com código Poli20.

---

Vivência Universitária

CINUSP recebe Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030

Até o dia 3 de novembro, o CINUSP Paulo Emílio exibirá produções audiovisuais sobre os impactos ambientais globais e a sustentabilidade. Outras informações no site.

Fapesp fará anúncio dos projetos selecionados no PIPE

No dia 13 de novembro, às 10h, na Fapesp (Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa – São Paulo), acontecerá o anúncio dos 34 projetos selecionados no Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Inscrições e outras informações no link.

Pesquisa sobre conhecimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs)

A pesquisa tem o objetivo de verificar o nível de conhecimento e uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde* (PICs), também conhecidas por Terapias Alternativas, pela comunidade universitária. Para isso, é necessário o preenchimento do formulário

CEST promove seminário sobre os impactos da transformação digital

No dia 28 de novembro, às 8h30, no Auditório do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, acontecerá o segundo Seminário sobre os Impactos da Transformação Digital, promovido pelo Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia. Inscrições e outras informações no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.