Edição 8 novembro. 19

Nº 45/2019

Notícias

Alunos da Poli testam foguetes em deserto dos EUA

O Projeto Júpiter, grupo de desenvolvimento e construção de foguetes da Poli, participou da  SpacePort America Cup, uma competição de projeto e lançamento de foguetes, na cidade de Truth or Consequence, Novo México, Estados Unidos, em junho deste ano.

A equipe ressaltou que a viagem significou uma oportunidade pessoal e profissional, desde treinar o vocabulário técnico em língua inglesa até desenvolver habilidades manuais para aplicar as tecnologias nos foguetes. Leia mais.

---

Marcelo Zuffo, docente do Departamento Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, foi reconhecido com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no último dia 31 de outubro, em Brasília. 

“A ciência só tem valor se ela impacta a sociedade, em qualquer nível. Queremos revelar a possibilidade de fazer tecnologia localmente, gerando emprego, renda e riqueza”, afirmou o professor à revista IstoÉ. Leia mais.

---

[HOJE] Associação de Engenheiros Politécnicos faz homenagem ao Professor do Ano

No dia 8 de novembro, às 19h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), acontecerá a cerimônia de Professor do Ano, promovida pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), em que o professor Antônio Luis de Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica, será homenageado.

---

Ex-alunos da Poli apoiam ingressantes com bolsas de permanência

Destinada a estudantes em situação de vulnerabilidade financeira, auxílios podem chegar a 48 meses de duração. A partir de 2020, os estudantes ingressantes na Poli terão mais opções de bolsas para se manterem na universidade. Leia mais.

---

A 18ª edição do Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais, promovido pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli, está com inscrições abertas até 29 de novembro.

Serão selecionados e premiados os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Óptica e os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura ou Microscopia de Força Atômica. O resultado do julgamento será divulgado no dia 6 de dezembro, e no dia 10 haverá um coquetel de abertura da exposição contendo todos os trabalhos apresentados e distribuição de prêmios, com a presença de representantes das  empresas patrocinadoras do concurso. Leia mais.

---

Agenda

[HOJE] Poli Racing convida para lançamento de novo protótipo

No dia 8 de novembro, às 18h30, no Auditório da Engenharia Mecânica e Mecatrônica, acontecerá o evento de lançamento do protótipo FP-11, da Equipe Poli Racing, com palestras da Ambev, Yamaha, do capitão da Equipe e do professor orientador. Outras informações na página do evento.

 

Professor do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique fará palestra na Poli

No dia 13 de novembro, às 8h30, no Auditório da Engenharia Civil da Poli, acontecerá a palestra do professor Benjamin Dillenburger, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, sobre projetar e fabricar edifícios diante uma urbanização crescente e com recursos limitados. O evento é promovido pela Cátedra Construindo Amanhã, parceria da USP com a ArcelorMittal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.

 

Oportunidade de estágio internacional com bolsa na Rússia

Até dia 15 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Internacional BRICS 2020 na Far Eastern Federal University (FEFU), da Rússia. Outras informações no link.

 

Aucani lança edital de intercâmbio acadêmico para graduação

Até 18 de novembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1123 – “Convênios USP – Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação (diversos países)”, lançado pela Aucani, para intercâmbio acadêmico durante o segundo semestre de 2020. O edital é voltado para alunos de graduação, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Aucani lança edital de intercâmbio acadêmico para pós-graduação

Até 18 de novembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1124 – “Convênios USP – Mobilidade Internacional de Alunos de Pós-Graduação (diversos países)”, lançado pela Aucani, para intercâmbio acadêmico durante o segundo semestre de 2020. O edital é voltado para alunos de pós-graduação, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Poli recebe simpósio sobre tecnologia para semicondutores e chips de computador

No dia 18 de novembro, às 8h30, no Auditório da Engenharia Elétrica da Poli, acontecerá o SiFive Tech Symposium. Inscrições e outras informações no link.

 

Evento na Poli debate desenvolvimento da engenharia nacional

No dia 18 de novembro, às 9h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), acontecerá o Workshop Engenharia e Desenvolvimento do Brasil, organizado pela Universidade de São Paulo, a Escola Politécnica e a Academia Nacional de Engenharia (ANE). As inscrições devem ser feitas no link.

 

Especialistas em gestão urbana se reúnem em simpósio na Poli

Entre os dias 27 e 29 de novembro, acontecerá a segunda edição do Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb). Para participar, é necessário se inscrever até o dia 11 de novembro. Inscrições e outras informações no site.

---

#DiaADiaNaPoli

Na última quarta-feira, dia 6 de novembro, no Simpósio do MetMat, tivemos a palestra da professora Carina Ulsen, do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo, sobre uma trajetória feminina na Poli. Ela contou sua história desde que ingressou como estudante, a importância do esporte universitário, o estágio no laboratório e as participações em congressos.

---

Cursos e Editais

[HOJE] Fondation Renault 2020 tem inscrições prorrogadas 

Até dia 8 de novembro, ficarão abertas as inscrições aos Programas Fondation Renault 2020. Confira os editais no link.

 

RCGI busca bolsista de Engenharia Química para atuar na área de abatimento de carbono

O RCGI - Centro de Pesquisa para Inovação em Gás e a Poli estão com uma chamada aberta para bolsista de pós-doutorado na área Engenharia Química. A bolsa, no valor de R$ 6.819,30 mensais, tem duração de 18 meses e é concedida pela FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo). As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro no link. Confira a chamada aqui.

 

Aucani oferece curso online de português para estrangeiros

Até dia 11 de novembro, às 12h, estão abertas as inscrições ao Edital 1215 – “Curso Online Português para Estrangeiros – 2º semestre de 2019”, para alunos estrangeiros USP de graduação e de pós. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira o edital no link

 

ITA terá simpósio de mulheres na área das exatas e tecnologia

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica realizará, nos dias 13 e 14 de março de 2020, o 1° Simpósio Brasileiro Mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. É possível submeter resumos até o dia 17 de novembro. Inscrições e outras informações no site.

 

Com duas novas categorias, Campus Mobile abre inscrições para sua oitava edição

Até o dia 17 de novembro, estão abertas as inscrições para o Programa Campus Mobile, que tem como objetivo reunir estudantes e empreendedores de diferentes áreas para incentivá-los a desenvolverem aplicativos e serviços. Nesta edição, haverá seis categorias: Diversidade, Educação, Smart Cities, Smart Farms, Games e Saúde, sendo as duas últimas uma novidade. Inscrições e outras informações no link.

 

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Engenharia Automotiva da Poli

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli está com inscrições abertas para a turma 2020 do curso de Especialização na área. As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de documentos requeridos, ambas disponíveis no link

 

Evento sobre corrosão está recebendo trabalhos

O 21º Congresso Internacional de Corrosão (ICC) e o 8º Encontro Internacional de Corrosão (INTERCORR), que acontecem entre os dias 10 e 14 de maio de 2020, em São Paulo, está recebendo submissão de trabalhos até o dia 30 de novembro. Com organização do Conselho Internacional de Corrosão (ICC), da Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento é referência no setor industrial. Outras informações no site.

 

Cursos de especialização e MBA da Poli em construção civil estão com inscrições abertas

O Poli Integra, um programa de cursos de extensão da Poli, está com inscrições abertas para seus cursos de especialização e MBA para as turmas do primeiro semestre de 2020. Os cursos oferecidos são: Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, com carga horária de 369h; MBA Real Estate – Economia Setorial e Mercado, de 420h; MBA Gerenciamento de Facilidades, de 389h; e Especialização em Gestão de Projetos na Construção, de 360h. Leia mais.

 

Programa H2020 oferece oportunidade de mobilidade internacional para pesquisadores

Estão abertas as inscrições para participação de projetos de pesquisadores da USP nas diversas chamadas no âmbito do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, que visa atender a alguns dos principais desafios que o nosso planeta enfrentará nos próximos anos: a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas; a garantia da segurança alimentar; e os planos de salvaguardar a base natural de recursos. Acesse aqui o último edital atualizado.

 

Universidad Nacional Autónoma de México promove concurso de satélites feitos com latas

Até dia 13 de dezembro, estarão abertas as inscrições do Concurso Iberoamericano de Satélites Enlatados 2019-2020, que integra o Programa Espacial Universitário da Universidad Nacional  Autónoma de México. Outras informações no link.

---

Quadro de Avisos

Cadastro de funcionários para atuarem como fiscais voluntários no Processo Seletivo HU-USP

A Superintendência do Hospital Universitário, com autorização da Vice-Reitoria, declarou a abertura do cadastramento de funcionários para serem fiscais voluntários no Processo Seletivo HU-USP 2019, que ocorrerá até o dia 17 de novembro, para vagas temporárias. Existe possibilidade do envio das horas trabalhadas para o “banco de horas”. Para se cadastrar, acesse o link.

 

Comissão de Formatura promove adesão social para alunos em dificuldades financeiras

Com o objetivo de tornar a Formatura mais inclusiva, a Comissão Poli20 abriu um formulário para mapear os alunos que necessitam de ajuda financeira para participar do baile e dos eventos de formatura. O formulário está disponível no link. Aos que não necessitarão do auxílio, é possível comprar o convite no site, com código Poli20.

 

Prefeitura do Campus promove Campanha para coletar e descartar resíduos

De 25 de novembro a 6 de dezembro, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) fará a oitava edição da campanha “Operação Cata-Bagulho”, com o objetivo de coletar e garantir a destinação final ambientalmente adequada para resíduos. Saiba quais materiais devem ser descartados e qual a caçamba mais próxima no link.

---

Vivência Universitária

USP recebe editora de revista científica em workshop

No dia de 14 de novembro, às 9h, no Auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontecerá o “Workshop de Escrita Científica Springer Nature”, com Nathalie Jacobs, Editora Executiva de Ciências Aplicadas da Springer Nature. O objetivo do evento é explicar ao pesquisador os procedimentos de aceitação de manuscritos por uma editora. Inscrições e outras informações no link.

 

CINUSP promove mostra com tema de representatividade negra

Até o dia 24 de novembro, o CINUSP exibirá “Poder Preto”, composta por filmes que mostram a conquista de um maior espaço de representação nas telas e nas diversas narrativas e gêneros. Outras informações no site.

 

CEST promove seminário sobre os impactos da transformação digital

No dia 28 de novembro, às 8h30, no Auditório do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, acontecerá o segundo Seminário sobre os Impactos da Transformação Digital, promovido pelo Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia. Inscrições e outras informações no site

 

Bibliotecas digitais é tema de seminário na Biblioteca Brasiliana

No dia 2 de dezembro, às 9h, acontecerá o II Seminário BBM de Bibliotecas Digitais - em REDE (Políticas, Metodologias, Tecnologias), que tem como objetivo discutir importância de redes e sistemas de bibliotecas. Inscrições e outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.