Edição 14 novembro. 19

Nº 46/2019

Notícias

A diretoria da Poli realizou, no dia 8 de novembro de 2019, um workshop para a validação externa do seu projeto acadêmico e dos seus projetos prioritários, aprovado no final do ano passado. Leia mais.

---

Oito docentes da USP foram agraciados com o Prêmio Excelência para Novas Lideranças, outorgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), em cerimônia realizada no dia 8 de novembro, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo. O prêmio é concedido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica. O professor Marcos Antonio Simplício Júnior, do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Poli, foi o escolhido na área de engenharia. Veja neste link a entrevista em vídeo concedida pelo docente.

---

Como mostra o título da matéria, o Labrador não é um cachorro, mas um pequeno computador, com a dimensão de um bilhete de metrô, capaz de levar conexão com a internet, processar algoritmos de Inteligência Artificial (IA) e ativar sensores e atuadores em todo tipo de coisas, incluindo animais e seres humanos. Fabricado no Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) da USP, o Labrador foi projetado a partir de programas abertos, disponíveis para todos os usuários. As primeiras 1.000 unidades foram fabricadas na central multiusuário de manufatura do CITI e 150 já foram cedidas a pesquisadores, makers e startups, para criar uma comunidade de pessoas que vão desenvolver novas aplicações para o LabradorLeia mais.

---

Especialistas discutem futuro da matriz energética em evento da USP

Debate envolveu da formação de profissionais à transformação da sociedade. Entre os dias 4 e 7 de novembro, a Poli-USP, por meio do seu Capítulo Estudantil da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo, realizou o sétima edição do Workshop do Petróleo, um evento dedicado a oferecer um espaço para difusão e troca de conhecimentos técnicos sobre a indústria de óleo e gás, e para a discussão sobre os temas de interesse dos futuros profissionais da área. Leia mais.

---

Poli na mídia

Jornal da Band destaca trabalho desenvolvido em laboratório multiusuário da Poli-USP

12/11/2019 – O Jornal da Band, do dia 12 de novembro, abordou a atuação dos laboratórios multiusuários da USP, como o Laboratório de Caracterização Tecnológica da USP. A professora Carina Ulsen, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP, contou que na maioria dos equipamentos não há uma alocação total, então a ideia desde o princípio foi usar o período de ociosidade para abrir para uso das empresas e com isso trazer recursos para a universidade. Leia mais.

UOL repercute palestra de convidado internacional na Poli. Conheça o trabalho de Benjamin Dillenburger

11/11/2019 – Arquiteto suíço diz que algoritmos levarão a arquitetura a outra escala. Leia mais.

Estadão: Universidades públicas passam a ter ‘über’ de equipamentos de laboratórios

10/11/2019 – Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT), vinculado à Escola Politécnica da USP, foi retratado em reportagem do Estadão. Veja mais no link.

Portal do Bitcoin: Blockchain é ferramenta de negócios e de governo, dizem especialistas na Alesp

05/11/19 – O professor Marcos Simplício, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, participou de um seminário sobre blockchain na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no último dia 4 de novembro. Blockchain funciona como um grande consenso sobre a autenticidade de uma transação, de forma distribuída. Qualquer coisa que tenha posse, você pode identificar o dono em determinado momento e encontrando um bloco você pode reconstruir a cadeia inteira”, explicou o docente durante o evento. Leia mais.

Poli-USP foi uma das primeiras instituições de ensino superior brasileiras. Veja matéria

5/11/2019 – Uma reportagem do site Quero Bolsa conta que até o início do século XIX, não existiam cursos superiores no Brasil. Leia mais.

Folha de S. Paulo: Pagamento digital de ônibus em São Paulo dispensa bilhete único, mas serve para poucos

04/11/19 – O professor Claudio Marte, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, conversou com a Folha de São Paulo sobre a tecnologia de pagamento de ônibus, na cidade de São Paulo, por meio de aproximação de cartões, celulares e startwatches. Confira a matéria completa no link.

---

Agenda

Poli recebe simpósio sobre tecnologia para semicondutores e chips de computador

No dia 18 de novembro, às 8h30, no Auditório da Engenharia Elétrica da Poli, acontecerá o SiFive Tech Symposium. Inscrições e outras informações no link.

 

Com autoridades da área, Poli promove debate sobre desenvolvimento da engenharia nacional

No dia 18 de novembro, às 9h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), acontecerá o Workshop Engenharia e Desenvolvimento do Brasil, organizado pela Universidade de São Paulo, a Escola Politécnica e a Academia Nacional de Engenharia (ANE). O evento contará com a participação do Reitor da USP, Vahan Agopyan, e palestras com o presidente da ANE, Francis Bogosian, sobre a situação da engenharia nacional, e com Luís C. Bresser Pereira, professor Emérito da FGV, com o tema “Novo desenvolvimento brasileiro: impacto sobre a indústria nacional”. As inscrições devem ser feitas no link.

 

Professor da Poli apresenta novo Centro de Inteligência Artificial da USP

No dia 19 de novembro, das 14h às 17h, na Sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), o professor Fábio Cozman apresentará o Centro de Inteligência Artificial da USP, que tem o objetivo de desenvolver pesquisas em várias áreas ligadas à tecnologia. Também estará presente Claudio Pinhanez, da IBM, que apoia o Centro, juntamente com a Fapesp, e o professor Mario Salerno, na coordenação do evento. Outras informações no link.

---

#DiaADiaNaPoli

A Poli realizou, nesta semana, um seminário sobre manufatura digital e arquitetura com um professor da ETHZ, o arquiteto Benjamin Dillenburger

Organizado pelo Centro de Inovação em Construção Sustentável da USP em parceria com a Arcellor Mittal, por meio da Cátedra Construindo o Amanhã.

O convidado catedrático, além do seminário oferecerá uma disciplina de pós- graduação. Ele iniciou sua palestra com uma contextualização da indústria da construção civil no mundo. Segundo o renomado arquiteto, a China usou mais cimento nos últimos 3 anos do que os EUA utilizou em todo o século XX. Ele passou a abordar, então, as técnicas de digitalização, testadas para aumentar a eficiência e produtividade desta indústria.

---

Cursos e Editais

Programa de dupla formação entre Poli e FAU está com inscrições abertas até 20 de novembro

O Programa de Dupla Formação FAU EP, um programa de estudos que integra dois cursos de unidades da USP, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e de Engenharia Civil da Escola Politécnica (EP), está selecionando alunos para ingresso no ano de 2020. As inscrições podem ser realizadas até 20 de novembro. Veja aqui a apresentação e edital.

 

Univesp está com credenciamento de conteudistas abertos

Docentes da USP interessados em oferecer aulas podem se credenciar na Univesp, já que houve abertura de novas disciplinas. Acesse aqui a lista do novo lote de disciplinas com vagas abertas para o 1º semestre de 2020. Acesse aqui o edital.

 

Oportunidade de estágio internacional com bolsa na Rússia

Até amanhã, dia 15 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Internacional BRICS 2020 na Far Eastern Federal University (FEFU), da Rússia. Outras informações no link.

 

Com duas novas categorias, Campus Mobile abre inscrições para sua oitava edição

Até o dia 17 de novembro, próximo domingo, estão abertas as inscrições para o Programa Campus Mobile, que tem o de objetivo reunir estudantes e empreendedores de diferentes áreas para incentivá-los a desenvolverem aplicativos e serviços. Nesta edição, haverá seis categorias: Diversidade, Educação, Smart Cities, Smart Farms, Games e Saúde, sendo as duas últimas uma novidade. Inscrições e outras informações no link.

 

ITA terá simpósio de mulheres na área das exatas e tecnologia

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica realizará, nos dias 13 e 14 de março de 2020, o 1° Simpósio Brasileiro Mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. É possível submeter resumos até o dia 17 de novembro. Inscrições e outras informações no site.

 

Aucani lança edital de intercâmbio acadêmico para graduação

Até 18 de novembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1123 – “Convênios USP – Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação (diversos países)”, lançado pela Aucani, para intercâmbio acadêmico durante o segundo semestre de 2020. O edital é voltado para alunos de graduação, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Edital de intercâmbio acadêmico para pós-graduação da AUCANI está com inscrições abertas

Até 18 de novembro, estão abertas as inscrições para o Edital 1124 – “Convênios USP – Mobilidade Internacional de Alunos de Pós-Graduação (diversos países)”, lançado pela Aucani, para intercâmbio acadêmico durante o segundo semestre de 2020. O edital é voltado para alunos de pós-graduação, e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Inscrições para Prêmio de Diversidade em Engenharia da Airbus

Até dia 18 de novembro, próxima segunda-feira, estarão abertas as inscrições para a sétima edição  do Airbus GEDC Diversity Award, que busca projetos de inovação e diversidade na engenharia. Inscrições e outras informações no link.

 

Laboratório de Borrachas abre vaga para pós-doutorado

O Laboratório de Borrachas (LAB BOR) do Departamento de Engenharia Metalúrgica e

de Materiais da Poli está selecionando um pesquisador para pós-doutorado na área de compósitos elastoméricos. Os currículos serão recebidos até dia 25 de novembro pelo e-mail  labbor.epusp@gmail.com, com assunto “POSDOC Borracha”. Outras informações no link.

 

Fundo Sasakawa oferece bolsas de estudo para pós-graduandos

Até dia 25 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Fundo Sasakawa de Bolsas para Jovens Líderes, instituição japonesa que tem o objetivo de contribuir com a formação de estudantes de pós-graduação com estudos relacionados à temas internacionais. O Fundo disponibiliza anualmente bolsas para estudantes de pós-graduação. Confira o edital 1218 aqui. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus.

 

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Engenharia Automotiva da Poli

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli está com inscrições abertas para a turma 2020 do curso de Especialização na área. As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de documentos requeridos, ambas disponíveis no link

 

Evento sobre corrosão está recebendo trabalhos

O 21º Congresso Internacional de Corrosão (ICC) e o 8º Encontro Internacional de Corrosão (INTERCORR), que acontecem entre os dias 10 e 14 de maio de 2020, em São Paulo, está recebendo submissão de trabalhos até o dia 30 de novembro. Com organização do Conselho Internacional de Corrosão (ICC), da Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento é referência no setor industrial. Outras informações no site.

 

Fintech promove desafio lógico-matemático e financia bolsas dos melhores colocados

Até o dia 30 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Top Minds Challenge, um desafio lógico-matemático, promovido pela fintech Stone, que premiará os três primeiros colocados com bolsas de estudos. Inscrições e outras informações no link.

 

Programa Erasmus oferece intercâmbio de pós-graduação na Turquia

Até 2 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o Edital 1227 – “Mobilidade Internacional para alunos de Pós-graduação”, lançado pela Aucani, por meio do Programa Erasmus, para a Kutahya Dumplupinar University, da Turquia. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Aucani lança edital de mobilidade docente para a Alemanha

Até 10 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o Edital 1223 – “Mobilidade Internacional de Curta Duração para Docentes USP”, lançado pela Aucani, por meio do Programa Erasmus, para a Ludwig-Maximilians-Universität München, da Alemanha. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Cursos de especialização e MBA em construção civil estão com inscrições abertas

O Poli Integra, um programa de cursos de extensão da Poli, está com inscrições abertas para seus cursos de especialização e MBA para as turmas do primeiro semestre de 2020. Os cursos oferecidos são: Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, com carga horária de 369h; MBA Real Estate – Economia Setorial e Mercado, de 420h; MBA Gerenciamento de Facilidades, de 389h; e Especialização em Gestão de Projetos na Construção, de 360h. Leia mais.

 

Programa H2020 oferece oportunidade de mobilidade internacional para pesquisadores

Estão abertas as inscrições para participação de projetos de pesquisadores da USP nas diversas chamadas no âmbito do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, que visa atender a alguns dos principais desafios que o nosso planeta enfrentará nos próximos anos: a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas; a garantia da segurança alimentar; e os planos de salvaguardar a base natural de recursos. Acesse aqui o último edital atualizado.

 

Universidad Nacional Autónoma de México promove concurso de satélites em latas

Até dia 13 de dezembro, estarão abertas as inscrições do Concurso Iberoamericano de Satélites Enlatados 2019-2020, que integra o Programa Espacial Universitário da Universidad Nacional Autónoma de México. Outras informações no link.

---

Quadro de Avisos

Comissão de Cultura e Extensão da Poli pede colaboração da comunidade politécnica para projetos prioritários

Em continuidade às atividades do Projeto Acadêmico da Poli, a CCEx pede a participação dos alunos com o preenchimento do formulário correspondente aos Projetos Prioritários 20 e 26 de Cultura e Extensão até dia 22 de novembro. O link citado é exclusivamente para alunos, o formulário para professores foi enviado por email. 

 

Prefeitura do Campus promove Campanha para coletar e descartar resíduos

De 25 de novembro a 6 de dezembro, a Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) fará a oitava edição da campanha “Operação Cata-Bagulho”, com o objetivo de coletar e garantir a destinação final ambientalmente adequada para resíduos. Saiba quais materiais devem ser descartados e qual a caçamba mais próxima no link.

 

Pró-Reitoria estreia seção Agenda na Revista USP INTEGRAção

O espaço é dedicado para divulgação das atividades locais e eventos abertos ao público em geral que serão realizados entre os meses de janeiro e março de 2020. O objetivo é aproximar sociedade e universidade. Devido ao espaço limitado, as atividades serão selecionadas para publicação. 

Informações a serem enviadas para editorialcultura@usp.br: título da atividade; breve descritivo da atividade; serviço (datas, horários, inscrições caso necessário, telefone e email de contato, local de realização da atividade e outras informações relevantes); foto para divulgação (não esquecer de atribuir os créditos da imagem). O prazo para envio das informações se encerra dia 06 de dezembro.

 

Comissão de Formatura promove adesão social para alunos em dificuldades financeiras

Com o objetivo de tornar a Formatura mais inclusiva, a Comissão Poli20 abriu um formulário para mapear os alunos que necessitam de ajuda financeira para participar do baile e dos eventos de formatura. O formulário está disponível no link. Aos que não necessitarão do auxílio, é possível comprar o convite no site, com código Poli20.

---

Vivência Universitária

Agência USP de Inovação promove Semana Global do Empreendedorismo

Entre os dias 18 e 24 de novembro, na Arena Santander (Avenida Prof. Luciano Gualberto, 730 – Cidade Universitária), acontecerá a Semana Global de Empreendedorismo com o objetivo de capacitar e inspirar o público. O evento é aberto e gratuito. Outras informações no site.

 

Workshop do Instituto de Engenharia aborda transportes metropolitanos

No dia 19 de novembro, às 8h30, no Instituto de Engenharia, acontecerá o Workshop Governança Metropolitana, que abordará e exemplificará questões dos transportes metropolitanos, como planejamento operacional, meios de pagamento, comunicação e outros tópicos do tema. O evento também será transmitido online. Inscrições e outras informações no link.

 

USP fará mais uma edição da Festa do Livro

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 9h às 21h, na campus Butantã (Av. Prof. Mello Moraes, travessa C), acontecerá a 21ª Festa do Livro da USP. Outras informações no link.

 

Álvares de Azevedo: sacerdote moderno, rebelde, personagem dramática

No dia 29 de novembro, às 15h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana da USP, acontecerá uma mesa para conversar sobre a obra do poeta Álvares de Azevedo. O evento gratuito e aberto ao público.

 

USP recebe fórum da Unesco sobre inteligência artificial

Nos dias 12 e 13 de dezembro, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP, acontecerá o “Regional Forum on Artificial Intelligence in Latin America and the Caribbean”, com o objetivo de promover a reflexão sobre as oportunidades e os desafios que a IA e suas tecnologias representam para sociedades, governos, organizações e cidadãos. Inscrições e outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.