Edição 22 novembro. 19

Nº 47/2019

Notícias

Entre os dias 14 e 20 de dezembro, a Poli receberá a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e a Universidade de Buenos Aires (UBA) para a Competição Latino-Americana de Projetos e Protótipos (CLAPP), que tem o objetivo de estimular a integração e a cooperação entre os estudantes de engenharia dos países latino-americanos participantes.

Os idealizadores contam que a ideia de fazer a competição surgiu inspirada em um evento que ocorre desde 1993, a International Design Contest, o IDC RoboCon, do qual a Poli participa. Durante alguns dias, estudantes de engenharia são orientados a buscar soluções para um problema social encontrado nos países representados no desafio.

---

Em 2020, a USP terá um centro de estudos em Inteligência Artificial, coordenado por um professor da Poli.

No dia 19 de novembro, em evento realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o professor Fábio Cozman, da Poli, juntamente com Claudio Pinhanez, da IBM, apresentou ao público as expectativas com relação ao Centro de Inteligência Artificial. Leia mais.

---

Na manhã da última segunda-feira, dia 18 de novembro, a Poli e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) promoveram o workshop Engenharia e Desenvolvimento do Brasil, que reuniu pesquisadores, engenheiros e estudantes para discutir o processo de desindustrialização do Brasil e o papel dos engenheiros no desenvolvimento do País. Leia mais.

---

Evento na Poli abordará os desafios e potenciais do desenvolvimento urbano sustentável

De 27 a 29 de novembro, pesquisadores, profissionais e gestores públicos vão discutir como a tecnologia e a gestão aplicadas ao ambiente urbano podem contribuir com o desenvolvimento sustentável. O encontro será na Poli, em São Paulo, durante o Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana (Singeurb 2019). Leia mais.

---

Grupo de acolhimento da Poli convida comunidade para bate-papo sobre promoção de saúde

Além de promover a interação, os integrantes vão falar sobre as propostas do grupo, que envolvem desde a criação de espaços de convívio ao aperfeiçoamento didático dos docentes

O Grupo de Acolhimento e Promoção de Saúde da Poli realizará um bate-papo e piquenique no dia 5 de dezembro de 2019, das 11h às 13h, no vão livre do Biênio. A ideia é promover uma atividade de interação entre a comunidade - que envolve alunos, professores e funcionários - e divulgar as atividades do grupo de acolhimento, que tem se reunido para debater o tema há cerca de um ano. A programação será divulgada em breve, e deve contar com apresentações artísticas. Os interessados podem levar lanches para compartilhar.

---

Poli na mídia

Jornal Bom dia São Paulo mostra atividades da Poli em Santos

22/11/2019 - A USP oferece cursos de graduação, gratuitos, em oito cidades do Estado de São Paulo. Entre elas, a cidade de Santos, onde é oferecido o curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica (Poli) da USP. Confira a reportagem. Leia mais.

Estadão: “Danos em marquises de prédios são comuns; conheça os sinais de problemas”

15/11/2019 – O professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil, Flávio Maranhão, comentou o acidente da queda de uma marquise de um prédio nos Jardins, zona sul paulistana, no dia 13 de novembro.  Leia mais.

Combinação de amido e gás ozônio resulta em plásticos mais resistentes

18/11/2019 - Um estudo de pós-doutorado que vem sendo desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, e na Escola Politécnica (Poli), resultou num plástico ambientalmente correto, mais transparente e mais resistente. Leia mais.

---

Agenda

[HOJE] Huawei lança projeto latino-americano na Poli

Hoje, dia 22 de novembro, às 12h, acontece o lançamento da “Huawei ICT Competition Latin America 2019-2020”. Outras informações no cartaz.

Seminário Gestão de Resíduos Sólidos será realizado na próxima terça-feira, 26 de novembro

O Seminário "Gestão de Resíduos Sólidos", promovido pelo Departamento de Engenharia de Produção será realizado das 8h30 às 17h30, no Auditório do Prédio da Engenharia Mecânica da Poli-USP. O evento tem como objetivo discutir a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e demais aspectos regulatórios no contexto estadual, na perspectiva da Engenharia de Produção e gestão de operações. 

Workshop anual sobre pós-graduação em engenharia de computação acontece na próxima semana

No dia 28 de novembro, às 9h, no Auditório da Engenharia Elétrica, acontecerá a oitava edição do “Workshop de Pós-Graduação em Engenharia de Computação”. Também haverá a exposição de pôsteres dos trabalhos de pesquisa na sala C1-49. Outras informações no link.

---

#DiaADiaNaPoli

A equipe de pesquisadores do centro de pesquisas InTRA (Integrações Tecnológicas em Análises de Rochas e Fluidos) acordou cedo ontem, dia 21 de novembro, para apresentar as atividades do campus da USP em Santos no jornal Bom dia São Paulo e na TV Tribuna.

Aproveitando que neste domingo tem Fuvest , eles falaram sobre a carreira de um engenheiro de petróleo, sobre pesquisa e desenvolvimento na indústria de óleo e gás, e sobre o curso de graduação oferecido em Santos desde 2012. Veja a reportagem no link.

---

Cursos e Editais

Laboratório de Borrachas abre vaga para pós-doutorado

O Laboratório de Borrachas (LAB BOR) do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli está selecionando um pesquisador para pós-doutorado na área de compósitos elastoméricos. Os currículos serão recebidos até dia 25 de novembro pelo e-mail  labbor.epusp@gmail.com, com assunto “POSDOC Borracha”. Outras informações no link.

Fundo Sasakawa oferece bolsas de estudo para pós-graduandos

Até dia 25 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Fundo Sasakawa de Bolsas para Jovens Líderes, instituição japonesa que tem o objetivo de contribuir com a formação de estudantes de pós-graduação com estudos relacionados à temas internacionais. O Fundo disponibiliza anualmente bolsas para estudantes de pós-graduação. Confira o edital 1218 aqui. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus.

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Engenharia Automotiva da Poli

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli está com inscrições abertas para a turma 2020 do curso de Especialização na área. As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de documentos requeridos, ambas disponíveis no link

Evento sobre corrosão está recebendo trabalhos

O 21º Congresso Internacional de Corrosão (ICC) e o 8º Encontro Internacional de Corrosão (INTERCORR), que acontecem entre os dias 10 e 14 de maio de 2020, em São Paulo, está recebendo submissão de trabalhos até o dia 30 de novembro. Com organização do Conselho Internacional de Corrosão (ICC), da Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento é referência no setor industrial. Outras informações no site.

[PRORROGADAS] Oportunidade de estágio internacional com bolsa na Rússia

as inscrições para o Programa de Estágio Internacional BRICS 2020 na Far Eastern Federal University (FEFU), da Rússia, foram prorrogadas para o dia 30 de novembro. Outras informações no link.

Fintech promove desafio lógico-matemático e financia bolsas dos melhores colocados

Até o dia 30 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Top Minds Challenge, um desafio lógico-matemático, promovido pela fintech Stone, que premiará os três primeiros colocados com bolsas de estudos. Inscrições e outras informações no link.

Programa Erasmus oferece intercâmbio de pós-graduação na Turquia

Até 2 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o Edital 1227 – “Mobilidade Internacional para alunos de Pós-graduação”, lançado pela Aucani, por meio do Programa Erasmus, para a Kutahya Dumplupinar University, da Turquia. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

Aucani lança edital de mobilidade docente para a Alemanha

Até 10 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o Edital 1223 – “Mobilidade Internacional de Curta Duração para Docentes USP”, lançado pela Aucani, por meio do Programa Erasmus, para a Ludwig-Maximilians-Universität München, da Alemanha. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

Cursos de especialização e MBA em construção civil estão com inscrições abertas

O Poli Integra, um programa de cursos de extensão da Poli, está com inscrições abertas para seus cursos de especialização e MBA para as turmas do primeiro semestre de 2020. Os cursos oferecidos são: Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, com carga horária de 369h; MBA Real Estate – Economia Setorial e Mercado, de 420h; MBA Gerenciamento de Facilidades, de 389h; e Especialização em Gestão de Projetos na Construção, de 360h. Leia mais.

Programa H2020 oferece oportunidade de mobilidade internacional para pesquisadores

Estão abertas as inscrições para participação de projetos de pesquisadores da USP nas diversas chamadas no âmbito do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, que visa atender a alguns dos principais desafios que o nosso planeta enfrentará nos próximos anos: a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas; a garantia da segurança alimentar; e os planos de salvaguardar a base natural de recursos. Acesse aqui o último edital atualizado.

Universidad Nacional Autónoma de México promove concurso de satélites em latas

Até dia 13 de dezembro, estarão abertas as inscrições do Concurso Iberoamericano de Satélites Enlatados 2019-2020, que integra o Programa Espacial Universitário da Universidad Nacional Autónoma de México. Outras informações no link.

Airport Infra Expo 2020 já está recebendo propostas de palestra

A oitava edição da Airport Infra Expo, que ocorre em outubro do próximo do ano, está com chamadas abertas. O objetivo é reunir trabalhos que contribuam com inovação para o desenvolvimento do transporte aéreo brasileiro. O prazo para o envio de propostas de palestras é dia 2 de fevereiro de 2020. Outras informações no link.

---

Quadro de Avisos

Amigos da Poli estará recebendo doações para fomentar projetos

Durante o mês de dezembro, o Amigos da Poli fará a campanha “Mês de Doar”, uma extensão do dia 3 de dezembro, conhecido globalmente como o Dia de Doar. O objetivo é levantar fundos para fomentar os projetos de engenharia dos alunos da Poli. Outras informações no link. Para doar, clique aqui

USP divulga 5º edital de projetos para iniciativas de cultura e extensão

O objetivo do Edital é apoiar financeiramente propostas que demonstrem seu vínculo com a extensão universitária, por meio de ações voltadas para a sociedade. Os projetos devem ser enviados por docentes ativos, vinculados às unidades de ensino e pesquisa. Leia mais.

SAS abrirá inscrições para creche a partir de segunda-feira

A Superintendência de Assistência Social – SAS aceitará inscrições e documentos apenas de crianças que estejam dentro das faixas etárias e categorias especificadas no  Edital disponível no site da SAS (www.usp.br/sas - seleção de creches).

---

Vivência Universitária

Fotógrafa e documentarista brasileira aborda ativismo na arte

No dia 23 de novembro, às 15h, no Parque CienTec da USP (Av. Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda, São Paulo), com entrada gratuita, a fotógrafa e documentarista Barbara Veiga dará a palestra “Quando uma artista vira ativista”.

USP fará mais uma edição da Festa do Livro

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 9h às 21h, na campus Butantã (Av. Prof. Mello Moraes, travessa C), acontecerá a 21ª Festa do Livro da USP. Outras informações no link.

Ipen recebe primeiro encontro sobre divulgação científica da RedeComCiência

No dia 29 de novembro, às 9h, no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni do Ipen (Cidade Universitária da USP), a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) realizará o primeiro “#PapoEmRede”, encontros para abordar os desafios de falar de ciência na era digital, com o objetivo de discutir as dificuldades para levar a informação sobre ciência para públicos de toda as idades e níveis sócio-culturais. Inscrições e outras informações no link.

TCMSP aborda em palestra drones na fiscalização de obras

No dia 3 de dezembro, das 9h às 12h, no Auditório da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, acontecerá a palestra “Drone nas Auditorias e na Fiscalização de Obras”. Outras informações no link.

A busca exagerada pelos prazeres pessoais é tema de mostra do Cinusp

De 25 de novembro a 8 de dezembro, o Cinusp realiza a mostra "Prazeres Incontidos", que apresentará filmes que trazem a realização de prazeres exagerados, sejam eles por meio da comida, do sexo, da diversão e até da preguiça. A programação pode ser visualizada aqui.

Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) promove ciclo de palestras "Mergulho e Mar"

O CienTec apresenta, em novembro e dezembro, o ciclo Mergulho e Mar, que trará especialistas com diferentes experiências relacionadas ao ecossistema marinho, como fotografia, mergulho e ativismo, para conversar com o público e apresentar esse universo com linguagem simples e acessível, livre para todas as idades. Serão quatro encontros, todos gratuitos, sempre aos sábados às 15h. A capacidade é de 100 vagas e para participar não é necessário efetuar inscrição prévia. Veja os detalhes aqui.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.