Edição novembro. 19

Nº 03/2019

Estadão destaca participação de pesquisador da Poli em projeto do satélite PLATO

20/10/2019 – Estamos sozinhos no universo? Existe vida em algum outro mundo? Essas perguntas inquietam a humanidade – e cientistas, em particular – não é de hoje. Foram as dúvidas que moveram uma dupla de astrônomos suíços a descobrir, em 1995, o primeiro planeta fora do nosso Sistema Solar, orbitando uma estrela semelhante à nossa. Leia mais.

Istoé: Uso de inteligência é sem volta, mas precisa ter controle

28/10/2019 – Professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo diz que o aperfeiçoamento do sistema deve ocorrer na medida em que houver mais investimento na área e mais familiaridade com os recursos. Leia mais.

Política urbana precisa valorizar ônibus, diz Orlando Strambi, da Poli-USP

31/10/2019 – Incentivar o uso dos ônibus, com serviços mais confortáveis e rápidos, é a política de transporte mais eficaz para a mobilidade urbana nas cidades, diz Orlando Strambi, o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli. Leia mais.

Momento Tecnologia #18: Equipamentos de segurança devem ser prioridade ao comprar um carro

01/11/2019 - Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos, da Escola Politécnica (Poli) da USP, estão contribuindo com a melhoria dos equipamentos de segurança veicular e com a conscientização dos motoristas. O foco dos estudos são os elementos estruturais, ou seja, aqueles que aliviam os impactos sofridos por passageiros quando acontece uma colisão lateral ou frontal, como airbags, freios ABS e cintos de segurança. Confira a matéria completa no Jornal da USP.

Paulo Miyagi, professor da Poli, discute a possibilidade da chegada das “smart cities”.

01/11/2019 – “Semáforos inteligentes acionados remotamente para liberar a passagem de ambulâncias, postes de iluminação com sensores de presença e serviços adicionais como Wi-Fi e prédios automatizados são alguns dos exemplos já práticos de como os projetos de cidades inteligentes avançam no mundo e no Brasil. Mas será que estamos preparados para isso tudo?” O professor Paulo Miyagi, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos e especialista do IEEE, opinou sobre o assunto e você pode conferir isso na reportagem do Jornal do Comércio. Leia mais.

Renato Franzin comenta investimento do Google em relógios e pulseiras inteligentes.

02/11/2019 – O professor Renato Franzin, do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), foi um dos entrevistados pela UOL para comentar o tema. Para ele, “o Google pode ter concluído que nenhum de seus parceiros estava andando com a velocidade e qualidade imaginados por ele. Agora, a empresa pode ter produtos que funcionam.” Leia mais.

Folha de S. Paulo: Pagamento digital de ônibus em São Paulo dispensa bilhete único, mas serve para poucos

04/11/19 – O professor Claudio Marte, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, conversou com a Folha de São Paulo sobre a tecnologia de pagamento de ônibus, na cidade de São Paulo, por meio de aproximação de cartões, celulares e startwatchesLeia mais.

Poli-USP foi uma das primeiras instituições de ensino superior brasileiras. Veja matéria

5/11/2019 – Uma reportagem do site Quero Bolsa conta que até o início do século XIX, não existiam cursos superiores no Brasil. "O país era colônia portuguesa e as graduações eram proibidas nas terras brasileiras e quem tinha oportunidade financeira ia estudar nas já tradicionais universidades de Portugal, principalmente para a Universidade de Coimbra, a mais antiga portuguesa, fundada em 1290". Leia mais.

Estadão: Universidades públicas passam a ter ‘über’ de equipamentos de laboratórios

10/11/2019 – Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT), vinculado à Escola Politécnica da USP, foi retratado em reportagem do Estadão. Leia mais.

UOL repercute palestra de convidado internacional na Poli. Conheça o trabalho de Benjamin Dillenburger

11/11/2019 – Arquiteto suíço diz que algoritmos levarão a arquitetura a outra escala. Leia mais.

Jornal da USP conta história de pequeno computador de alto desempenho projetado e construído na Poli-USP

12/11/2019 - Como mostra o título da matéria, o Labrador não é um cachorro, mas um pequeno computador, com a dimensão de um bilhete de metrô, capaz de levar conexão com a internet, processar algoritmos de Inteligência Artificial (IA) e ativar sensores e atuadores em todo tipo de coisas, incluindo animais e seres humanos. Fabricado no Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) da USP, o Labrador foi projetado a partir de programas abertos, disponíveis para todos os usuários. As primeiras 1.000 unidades foram fabricadas na central multiusuário de manufatura do CITI e 150 já foram cedidas a pesquisadores, makers e startups, para criar uma comunidade de pessoas que vão desenvolver novas aplicações para o LabradorLeia mais.

Portal do Bitcoin: Blockchain é ferramenta de negócios e de governo, dizem especialistas na Alesp

05/11/2019 – O professor Marcos Simplício, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP, participou de um seminário sobre blockchain na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no último dia 4 de novembro. “Blockchain funciona como um grande consenso sobre a autenticidade de uma transação, de forma distribuída. Qualquer coisa que tenha posse, você pode identificar o dono em determinado momento e encontrando um bloco você pode reconstruir a cadeia inteira”, explicou o docente durante o evento. Leia mais.

Jornal da Band destaca trabalho desenvolvido em laboratório multiusuário da Poli-USP

12/11/2019 – O Jornal da Band, do dia 12 de novembro, abordou a atuação dos laboratórios multiusuários da USP, como o Laboratório de Caracterização Tecnológica da USP. A professora Carina Ulsen, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP, contou que na maioria dos equipamentos não há uma alocação total, então a ideia desde o princípio foi usar o período de ociosidade para abrir para uso das empresas e com isso trazer recursos para a universidade. Leia mais.

Istoé: Motociclistas respondem pela maior parte das indenizações do DPVAT

13/11/19 - Nos últimos dez anos, uma média de 460 mil vítimas ou parentes de pessoas mortas em acidentes de trânsito puderam contar com o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) por ano. A maior parte desse total, 250 mil, foi de motociclistas que se acidentaram e ficaram inválidos, com sequelas permanentes que os impedem de trabalhar. Leia mais.

Combinação de amido e gás ozônio resulta em plásticos mais resistentes

14/11/2019 - Um estudo de pós-doutorado que vem sendo desenvolvido na Esalq, em Piracicaba, e na Poli, resultou num plástico ambientalmente correto, mais transparente e mais resistente. Para chegar a esse produto, que já está em processo de patente, os pesquisadores desenvolveram uma técnica que usa amido de mandioca e gás ozônio. Ouça o podcast aqui.

Istoé dinheiro: “Danos em marquises de prédios são comuns; conheça os sinais de problemas”

15/11/2019 – A queda de uma marquise de um prédio os Jardins, zona sul paulistana, nesta quarta-feira, 13, matou um jovem e feriu outro. Danos nessas estruturas, de /acordo com especialistas, são comuns e a falta de manutenção em edifícios é uma das principais razões dos acidentes. Leia mais.

Estadão: “Danos em marquises de prédios são comuns; conheça os sinais de problemas”

15/11/2019 – A queda de uma marquise de um prédio os Jardins, zona sul paulistana, nesta quarta-feira, 13, matou um jovem e feriu outro. Danos nessas estruturas, de acordo com especialistas, são comuns e a falta de manutenção em edifícios é uma das principais razões dos acidentes. Leia mais.

A Tribuna: Maioria aprova ponte e plano do Estado, diz IPAT

16/11/2019 – O Tanque de Provas Numérico (TPN), da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi citado pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Octaviano Machado Neto. Segundo ele, o laboratório atestou que projeto de construção de uma ponte ligando as margens do Porto de Santos seja viável.  Leia mais.

Jornal Bom dia São Paulo mostra atividades da Poli em Santos

21/11/2019 - A Universidade de São Paulo oferece cursos de graduação, gratuitos, em oito cidades do Estado de São Paulo. Entre elas, a cidade de Santos, onde é oferecido o curso de Engenharia de Petróleo da Poli. Leia mais.

G1: Usina solar patrocinada por Bill Gates alcança potência inédita

22/11/2019 - O professor José Simões-Moreira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicou ao G1 sobre a utilização do sistema empregado pela Heliogen,  empresa de energia solar patrocinada por Bill Gates, a qual conseguiu produzir energia solar térmica suficiente para atingir altas temperaturas, superando a marca de 1,5 mil graus Celsius. Até então, sistemas similares eram capazes de produzir calor de no máximo 600°C. As temperaturas elevadas permitem que a energia produzida seja usada para processos industriais. Leia a matéria completa aqui.

G1: Navio grego que vazou óleo no mar em Rio Grande é autuado

22/11/19 - Na noite de 13 de novembro, uma embarcação fazia o reabastecimento do navio cargueiro quando uma falha foi detectada. Segundo Superintendência do Porto (SUPRG), entre 2 e 3 mil litros de óleo bunker foi derramado e escapou da barreira de proteção. A Capitania dos Portos notificou o agente marítimo do armador por descumprimento do artigo 17 da lei federal 9966/2000. Leia mais.

Jornal da USP: Ferrovias são fundamentais na integração com outros mercados

29/11/2019 – O professor Telmo Giolito Porto, da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicou a importância das ferrovias para o transporte de produtos brasileiros e apresentou as vantagens da utilização deste modal no escoamento de grandes cargas. Telmo ainda ressaltou a importância da Ferrovia Norte-Sul e do porto de Santos para a integração com outros mercados, como apontado pelo estudo. Veja a matéria no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica

Universidade de São Paulo

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Amanda Rabelo – jornalista

Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos

Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O Poli na Mídia é uma publicação mensal , produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar o acumulado de notícias veiculadas nas diversas mídias sobre a Poli, seus docentes e alunos.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail  jornalismo.poli@usp.br.