Edição 06 dezembro. 19

Nº 49/2019

Notícias

Representantes de projetos e laboratórios da Poli receberam, na última semana, a premiação por terem vencido quatro categorias do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019.

Confira matéria no nosso site.

---

Desafio em alto-mar: Poli está desenvolvendo projeto de turbinas eólicas flutuantes, agora em águas profundas

A alteração da profundidade do local onde as turbinas serão instaladas impacta todo o modelo de projeto, que deve ser repensado devido à ancoragem. Leia notícia completa aqui.

---

Novo unicórnio brasileiro foi fundado por politécnicos. Wildlife Studios cria jogos para celular

05/12/2019 – Com informações do site Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

O Brasil tem mais um unicórnio, ou startup avaliada em mais de um bilhão de dólares – desta vez, de um setor bem diferente dos costumeiros players de fintech ou de mobilidade. A empresa de jogos para celular Wildlife Studios recebeu um aporte de valor não revelado que a avaliou em US$ 1,3 bilhão. Leia a notícia no link.

---

Agenda

Poli recebe evento sobre internet das coisas e inteligência artificial

Entre os dias 9 e 12 de dezembro, acontecerá a Intelligence of Things Week 2019 nos espaços Ocean PRO (Departamento de Engenharia de Produção da Poli) e Ocean Cosmos (Prédio InovaUSP), com atividades nos turnos tarde e noite. Inscrições e programação no link.

 

Premiação de concurso da Poli que valoriza beleza em fotografias de microscópios potentes será realizada na próxima terça, dia 10

No dia 10 de dezembro, às 17h, no Prédio do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, acontecerá a premiação dos trabalhos da 18ª edição do Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. Todos os trabalhos estarão expostos no Departamento a partir do dia 9 de dezembro. O resultado será divulgado hoje, dia 6 de dezembro, no site do concurso. Leia mais.

 

Poli realiza seminário sobre economia circular e sustentabilidade

O evento será realizado no dia 10 de dezembro, das 08h30 às 17h30, no Prédio da Administração da Poli. O seminário tem o objetivo de apresentar e debater os conceitos e tendências relativos ao tema, abordando os vários aspectos da concepção, projeto e desenvolvimento de produtos e processos com a implementação de estratégias sustentáveis de produção (sistemas de produção de ciclo fechado). Os temas da Economia Circular e dos Sistemas de Produção Sustentável serão debatidos com os engenheiros, especialistas, acadêmicos e líderes do setor público e da iniciativa privada. Os organizadores defendem que a transição de uma economia linear para um modelo circular de negócios representa uma enorme oportunidade com vários benefícios associados, nomeadamente de impacto ambiental, social e econômico.

 

Centro de Ondas Milimétricas será inaugurado na Elétrica

No dia 11 de dezembro, às 10h, na sala C1-53 do Prédio da Engenharia Elétrica, acontecerá a inauguração do Centro de Ondas Milimétricas (Centro mmW), que será o primeiro centro da América Latina capaz de fazer medidas em altas frequências (até 110 GHz). Outras informações no link.

 

Seminário na Poli aborda questões de sistemas logísticos

No dia 16 de dezembro, das 13h às 16h30, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), acontecerá a nona edição do seminário “Novas Fronteiras & Desafios da Logística”. O evento será dividido em dois temas “Novas tendências mundiais em city logistics e e-commerce” e “Otimização da malha de distribuição urbana diária de jornais na Grande São Paulo”. O evento é gratuito e contará com tradução simultânea (inglês/português). Em caso de dúvidas, escrever para cislog@usp.br. Inscrições no link. Programação no site.

 

Projetos de Formatura do PCS serão apresentados nos dias 17 e 18 de dezembro de 2019

Os projetos de formatura dos alunos dos cursos de engenharia da computação, tanto quadrimestrais como semestrais, serão realizados nos dias 17, quando será realizada uma feira de exposição no prédio da Engenharia Elétrica, e no dia 18, quando serão realizadas as bancas teóricas. Veja a programação completa aqui.

---

#DiaADiaNaPoli

Grupo de Acolhimento da Poli realizou bate-papo e piquenique ontem, quinta-feira, dia 5 de dezembro. Alunos, professores e funcionários compartilharam suas experiências com os colegas, e compartilharam um lanche colaborativo. Veja aqui as fotos.

---

Cursos e Editais

Aucani lança edital de mobilidade docente para a Alemanha

Até 10 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o Edital 1223 – “Mobilidade Internacional de Curta Duração para Docentes USP”, lançado pela Aucani, por meio do Programa Erasmus, para a Ludwig-Maximilians-Universität München, da Alemanha. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Cursos de especialização e MBA em construção civil estão com inscrições abertas

O Poli Integra, um programa de cursos de extensão da Poli, está com inscrições abertas para seus cursos de especialização e MBA para as turmas do primeiro semestre de 2020. Os cursos oferecidos são: Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, com carga horária de 369h; MBA Real Estate – Economia Setorial e Mercado, de 420h; MBA Gerenciamento de Facilidades, de 389h; e Especialização em Gestão de Projetos na Construção, de 360h. Leia mais.

 

Programa Horizon 2020 oferece oportunidade de mobilidade internacional para pesquisadores

Estão abertas as inscrições para participação de projetos de pesquisadores da USP nas diversas chamadas no âmbito do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, que visa atender a alguns dos principais desafios que o nosso planeta enfrentará nos próximos anos: a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas; a garantia da segurança alimentar; e os planos de salvaguardar a base natural de recursos. Acesse aqui o último edital atualizado.

 

Universidad Nacional Autónoma de México promove concurso de satélites em latas

Até dia 13 de dezembro, estarão abertas as inscrições do Concurso Iberoamericano de Satélites Enlatados 2019-2020, que integra o Programa Espacial Universitário da Universidad Nacional Autónoma de México. Outras informações no link.

 

Fox International Fellowship Program oferece mobilidade internacional para os Estados Unidos

Até 24 de janeiro de 2020, estarão abertas as inscrições para o Edital 1233 – “Fox International Fellowship Program, Yale University (Pós-Graduação)”, lançado pela Aucani, para a Universidade de Yale, dos Estados Unidos. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

 

Airport Infra Expo 2020 já está recebendo propostas de palestra

A oitava edição da Airport Infra Expo, que ocorre no próximo do ano, está com chamadas abertas até dia 2 de fevereiro de 2020. O objetivo é reunir trabalhos que contribuam com inovação para o desenvolvimento do transporte aéreo brasileiro. Outras informações no link.

 

Aucani abre edital para Programa de Bolsas de treinamento teórico e prático em idiomas

Serão oferecidas dez vagas no Programa de Bolsas para treinamento teórico e prático em idiomas, voltado aos alunos de pós-graduação das instituições parceiras da USP, como parte de sua experiência no ensino de inglês como língua estrangeira, dentro do Programa Language Education Program at USP, em 2020. As inscrições se encerram no dia 20 de janeiro de 2020 (para o primeiro semestre) e 29 de maio de 2020 (para o segundo semestre). Outras informações no link.

 

Edital de intercâmbio para mestrado nos Países Baixos abre candidaturas em fevereiro

Do dia 15 de fevereiro até as 12h do dia 8 de abril de 2020, estarão abertas as inscrições para o Edital 1224 – “Erasmus+ Ação-chave 1 (Mestrado) – University of Groningen (Países Baixos)”, lançado pela Aucani, por meio do Programa Erasmus. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Confira aqui o edital.

---

Quadro de Avisos

Poli tem nova Assistente Técnica Financeira

A partir de ontem, dia 5 de dezembro, a funcionária VANESSA DAVID assumiu a Assistência Técnica Financeira da Escola Politécnica da USP. Ela poderá ser contatada pelo e-mail vanessadavid@usp.br ou pelo telefone 11 3091-5146.

 

Febrace busca novos avaliadores da Poli

A décima oitava edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) busca avaliadores ‒ professores e especialistas voluntários ‒ para a seleção de projetos que participarão da mostra em março de 2020. A Feira é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica. Outras informações no link.

 

Amigos da Poli estará recebendo doações para fomentar projetos

Durante o mês de dezembro, o Amigos da Poli fará a campanha “Mês de Doar”, uma extensão do dia 3 de dezembro, conhecido globalmente como o Dia de Doar. O objetivo é levantar fundos para fomentar os projetos de engenharia dos alunos da Poli. Outras informações no link. Para doar, clique aqui

 

USP divulga 5º edital de projetos para iniciativas de cultura e extensão

O objetivo do Edital é apoiar financeiramente propostas de que demonstrem seu vínculo com a extensão universitária por meio de ações voltadas para a sociedade. Os projetos devem ser enviados por docentes ativos, vinculados às unidades de ensino e pesquisa, museus, institutos especializados e demais órgãos da USP. Leia mais.

 

SAS recebe inscrições para creche

A Superintendência de Assistência Social – SAS aceitará inscrições e documentos apenas de crianças que estejam dentro das faixas etárias e categorias especificadas no Edital.

 

Divulgado resultado da eleição para representantes discentes nos diversos colegiados da Poli

No dia 29 de novembro, foi realizada a eleição para escolha dos representantes discentes de graduação para a Congregação, o Conselho Técnico Administrativo (CTA), a Comissão de Graduação (CG), a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), a Comissão de Bibliotecas (CBiblio) e a Comissão do Ciclo Básico (CCB) da Poli. Confira o resultado.   

---

Vivência Universitária

Governo do Estado de São Paulo realiza Feira de Direitos Humanos

No dia 9 de dezembro, das 10h às 16h, Largo Pateo do Colégio na Sé, acontecerá a segunda edição da Feira de Direitos Humanos, promovida pela Coordenação de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo. 

 

Evento na Fapesp aborda apoio à inovação em pequenas empresas

No dia 11 de dezembro, às 8h30, na Fapesp, acontecerá o evento “Diálogo sobre apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa” para o 1° Ciclo de 2020. Inscrições e outras informações no link.

 

Reitoria promove Concerto de Natal com Osusp e Ocam

No dia 13 de dezembro, às 12h30, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, acontecerá o tradicional Concerto de Natal, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e da Orquestra de Câmara da USP (Ocam).

 

Feira gratuita traz as melhores pós-graduações internacionais para São Paulo

No dia 6 de fevereiro de 2020, das 16h00 às 21h00, no Hotel Maksoud Plaza, a QS Quacquarelli Symonds, empresa responsável pela publicação de rankings universitários do mundo, traz para São Paulo mais uma edição da QS World Grad School Tour, feira de pós-graduações internacionais com entrada gratuita. Inscrições e outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiários: Guilherme Aquino e Tainah Ramos

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.