Edição 13 dezembro. 19

Nº 50/2019

Notícias

Além de considerarem o conteúdo excelente, os docentes que participaram da iniciativa destacaram a importância da troca de experiências e o espaço para reflexão sobre suas atividades didáticas

Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2019, ao final da última reunião do ano da Congregação da Escola Politécnica (Poli) da USP, os docentes que participaram do Curso de Formação para Docência Universitária ministrado pelo professor Marcos T. Masetto, renomado especialista em didática no ensino superior, receberam os seus certificados de conclusão do curso.

A iniciativa já ocorreu em anos anteriores e, segundo a diretoria da Poli, mais uma vez teve grande aproveitamento dos participantes. Ao longo de 11 semanas, cerca de 30 professores da Poli assistiram aulas nas noites de quarta-feira, um adicional às suas atividades como professores da USP. Leia aqui o que eles nos contaram sobre esta experiência.

---

Calouros da Poli receberão acesso a videoaulas de cálculo e física

Antes mesmo de começarem as aulas, ingressantes poderão se preparar para o conteúdo dos primeiros anos da graduação em engenharia

Tendo em vista que o acolhimento dos alunos é uma prioridade estratégica para a faculdade, professores da Poli criaram um projeto para oferecer videoaulas com o conteúdo específico para este momento de ingresso antes mesmo do início das aulas presenciais, por meio de plataformas digitais. “Os conteúdos darão conta da dificuldade permanente dos alunos na passagem do Ensino Médio para os conteúdos do começo da Poli”, explica o coordenador do projeto, professor Mauro Zilbovicius, do Departamento de Engenharia de Produção. 

Os alunos que entrarem na Poli receberão, já no dia do resultado do vestibular, acesso à videoaulas de matemática e física, gravadas com professores reconhecidos pela sua excelência didática, os professores Claudio Possani, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e José Roberto Castilho Piqueira, ex-diretor da Poli e que foi também professor de cursinhos pré-vestibular. Leia matéria completa aqui.

---

Também na linha de acolher os calouros, a equipe que se debruçou sobre o tema criou o projeto das videoaulas preparatórias, citado na matéria anterior, e também o projeto de indicação de um veterano para ajudar os calouros no processo de adaptação.

Todos os veteranos da Poli, alunos de graduação do segundo ano em diante, receberão um formulário de adesão ao projeto por e-mail na última semana do ano. “Quem aderir ficará ligado de 10 a  15 calouros, com um grupo de Whatsapp. Espera-se que o veterano possa orientar o calouro sobre o que é de interesse dos alunos na Poli, desde apoio em conteúdo acadêmico até caronas, onde melhor comer no campus, grupos de extensão, bolsas disponíveis, esportes, tudo  – algo que um professor não tem condições de fazer”, explica Mauro Zilbovicius. Os veteranos terão apoio de docentes da Poli nesta atividade, e também receberão orientação da Psicóloga Fátima Duarte, responsável pelas relações de mentoria do Projeto Retribua da AEP.

O veterano que tiver interesse em participar pode ver detalhes na página do Grêmio no Facebook.

---

Poli inaugura laboratório de inovação no prédio da Engenharia Elétrica

A inauguração do INOVALAB@POLI-ELÉTRICA foi realizada ontem, quinta-feira, dia 12 de dezembro. O laboratório, que fica na Sala C1-01 no Prédio da Engenharia Elétrica, foi reformado e está começando a receber equipamentos. O projeto foi coordenado pelo professor Fernando Fonseca com a participação do professor Leopoldo Yoshioka, ambos do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos. “Será um espaço destinado aos alunos da Engenharia Elétrica, prioritariamente, para execução de projetos de iniciativa própria ou projetos relacionados com alguma disciplina ou Trabalhos de Formatura”, contou o coordenador do laboratório.

---

RCGI testa gás natural veicular em carro híbrido

Dados preliminares mostram que com o preço de um litro de gasolina o motorista rodaria quase o dobro da distância se usasse o GNV; equipe ainda vai testar o biometano no veículo.

Um grupo de pesquisadores do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), que fica sediado na Escola Politécnica da USP, está testando gás natural veicular (GNV) em um veículo híbrido movido a gasolina – os híbridos, além do motor a combustão, também possuem motor elétrico.  Um carro convencional faz 10 ou 11 km por litro de gasolina. Nos testes preliminares, o híbrido modificado pelos engenheiros fez 22 km por litro de gasolina. Já com o GNV, em circuito urbano, o veículo rodou cerca de 28 km com 1 m³ de gás natural.

---

Agenda

Na próxima segunda-feira, Poli realiza seminário “Novas Fronteiras & Desafios da Logística”

No dia 16 de dezembro, das 13h45 às 16h30, o evento promovido pelo Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica (EP) será realizado no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, localizado no Prédio da Administração da Poli, com o tema novas tendências mundiais em city logistics e e-commerce.

---

#DiaADiaNaPoli

Alunos de Engenharia Naval apresentam seus trabalhos de conclusão de curso para a Marinha

No último dia 5 de dezembro, representantes da Marinha do Brasil assistiram as apresentações de trabalhos finais de graduação em engenharia naval dos Oficiais Alunos, Oficiais-Alunos da Marinha que se especializam na Poli. Um dos projetos apresentados foi a criação do primeiro Simulador de Submarinos totalmente nacional, pelo Tenente Carlos Eduardo G. do Nascimento e orientado pelo professor Eduardo Aoun Tannuri, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos.

“A Marinha do Brasil possui dois simuladores de Submarinos, tecnologia alemã e francesa respectivamente, ambos voltados para o Treinamento das Tripulações. Um simulador com tecnologia nacional permite ir muito além, devido à total flexibilidade e domínio da tecnologia permite utilizar o simulador também para fins de engenharia e abre portas para uma série de possíveis pesquisas e desenvolvimento", explicou o tenente.

---

Cursos e Editais

Bolsa de excelência Eiffel 2020-2021

Estão abertas as candidaturas para a bolsa Eiffel, programa de bolsas de excelência desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França para atrair os melhores alunos estrangeiros para os cursos de mestrado e doutorado em estabelecimentos franceses. O prazo para envio dos dossiês, que são encaminhados pela instituição elegida pelo bolsista, é 9 de janeiro de 2020. Para ver as áreas de estudo contempladas pela bolsa Eiffel e outras informações, acesse o link.

Cosmos - InovaUSP abre inscrições para pré-aceleração de startups no espaço Ocean

Até dia 5 de janeiro de 2020, estarão abertas as inscrições para o programa "Intensivo 2020" que está selecionando a primeira safra de startups para ser pré-acelerada no Cosmos - InovaUSP. O programa é gratuito e acontecerá entre fevereiro e maio de 2020 e oferece aos selecionados espaço de trabalho no Ocean - InovaUSP, suporte no desenvolvimento técnico, acesso a equipamentos e recursos para validação, mentorias, certificado de participação e outros benefícios. Mais informações e inscrições no link.

Workshop de Redação de Patentes, Guias e Oficinas Práticas do ICB

Nos dias 19 e 20 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, ocorrerá um workshop básico/intermediário, com 12 horas de duração, que tem como objetivo capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. Mais informações e inscrições no site.

---

Vivência Universitária

Concerto de Natal da Reitoria acontece nesta sexta-feira

Na USP, o fim do ano é marcado pelo Concerto de Natal da Reitoria. Já um evento tradicional na Universidade, o diferencial em 2019 é que, desta vez, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP estarão juntas no palco do auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, na Cidade Universitária, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 12h30. Veja os detalhes aqui.

 

Evento no Parque CienTec discutirá impactos de desastre ambiental litorâneo

Nesse sábado, 14, às 14h, o professor e ecólogo marinho Flávio Berchez mostrará os ecossistemas marinhos e suas características, em especial os desconhecidos Bancos de Rodolitos. Serão discutidos os possíveis impactos do maior desastre ambiental litorâneo nacional. A atividade é gratuita e não requer inscrições.

 

Mostra do CINUSP levará histórias de comida às telas

A última mostra do ano do CINUSP traz um dos temas mais saborosos e acontecerá até o dia 22 de dezembro. “O puro e simples ato de comer carrega muitos sentimentos e histórias, e o simbolismo desse momento é algo importante para a nossa sociedade”, destacam os curadores. As sessões são gratuitas e acontecem de segunda a sexta na Cidade Universitária, e aos fins de semana no Centro Maria Antônia. Veja outras informações aqui.

---

A área de Comunicação Institucional da Escola Politécnica deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo à toda a comunidade politécnica!

Esta foi a última edição do PoliInforma no ano de 2019.  Informamos que retornaremos com o informativo em janeiro de 2020.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Patrícia Sandes - analista para assuntos administrativos
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação
Estagiário: Guilherme Aquino

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.


Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.