Edição de 29 de janeiro de 2021

Nº 04/2021

---

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Notícias produzidas pelo nosso jornalismo

A Poli no Jornal da USP

Década dos oceanos busca tecnologias sustentáveis para preservar a biodiversidade

Professor Bernardo Luis Rodrigues de Andrade, chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP, fala em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª edição sobre projeto Décadas dos Oceanos, que tem o objetivo de promover ações em favor do ecossistema marinho, e a importância da busca por tecnologias inovadoras e sustentáveis para explorar e preservar os oceanos.

Para saber mais, leia e escute na íntegra.

Em Manaus, professor da Poli treina equipe no uso de respiradores e sente intensidade da crise

Coordenador do Projeto INPIRE e Professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica Escola Politécnica da USP, Raul Gonzalez, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição conta como foi o treinamento dos profissionais dos hospitais para inserção da nova tecnologia no tratamento dos pacientes e detalhes quanto à utilização dos aparelhos, em Manaus. 

Para saber mais, leia e escute na íntegra. 

USP sediará evento que aborda a relação entre ser humano e planeta

Professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do Grupo de Estudo de Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Antônio Saraiva, fala ao Jornal da USP no Ar sobre o 4º Encontro Mundial de Saúde Planetária que acontecerá nos dias 26 e 30 de abril de 2021. 

Para saber mais, leia e escute na íntegra. 

USP ganhará impressora 3D para fabricação de peças em metal

Professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e pesquisador do Laboratório de Otimização de Sistemas Multifísicos (MSOL) da Poli-USP, respectivamente,  Emílio Carlos Nelli Silva e Francisco Oliveira, falam em matéria ao Jornal da USP sobre as vantagens de uma impressora 3D metálica, que será instalada na Universidade. 

"A vantagem dessa impressora é que ela pode fabricar já em metal peças de formato complexo, coisas que não dá para fazer com métodos de manufatura comuns". 

"Com essa tecnologia, você não precisa de tanto espaço. Ela é até menor do que uma outra impressora que temos aqui, de polímero".

Para saber mais, leia na íntegra. 

---

Poli na mídia

Ventiladores desenvolvidos pela USP ajudam hospitais do Amazonas

Em entrevista ao jornal Estadão, o professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do Projeto Inspire, Raúl Gonzalez Lima, conta sobre o treinamento para o uso do ventilador pulmonar nos hospitais amazonenses e também acerca das experiências e relatos dos profissionais da saúde. Um dos relatos, mais marcantes  para o professor, foi de que quase 30 pessoas foram ambuzadas (procedimento por meio do qual um balão de oxigênio é bombeado com as mãos, exigindo revezamento constante) uma noite em uma das unidades de atendimento a pacientes com o novo coronavírus na capital do Amazonas.   

“Precisa de uma tensão muito grande. Você não pode espaçar, senão o paciente fica sem oxigênio no cérebro, nem exagerar na força, para não danificar o tecido do pulmão” disse Raul, sobre o procedimento.

Para saber mais, leia na íntegra.

---

Eventos

Processo Seletivo de Aproveitamento de Estudos 2021 - Palestra de Orientação

Inscrição 

Data: 03/02/2021.

Horário: das 12h00 às 14h00.

Organizador: Comissão de Relações Internacionais da Poli

Local:  on-line (o link de acesso será divulgado 1 hora antes do início da palestra via e-mail USP).

2º Encontro Paulista de Engenharia Ambiental online e gratuito

No dia 30 de janeiro, sábado, o Crea-SP realizará o 2º Encontro Paulista de Engenharia Ambiental. O evento será online e gratuito, das 9h00 às 13h00, e os participantes terão certificado de participação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico . Em comemoração ao Dia do Engenheiro Ambiental, o Conselho reunirá especialistas e autoridades das Engenharias Ambiental e Sanitária no Estado para apresentar perspectivas da profissão e atualização de conhecimento. Leia mais.

---

Estágios

Confira aqui todas as vagas de estágio da semana.

---

Comunicados internos

Estão abertas as inscrições para o  2º período do Curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade Turma 2021

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebe inscrições para o processo seletivo da turma 2021 do curso de Especialização em Engenharia da Mobilidade (pós-graduação “lato sensu”).

As aulas têm início em março de 2021, na modalidade de ensino à distância (EAD): não presencial, mas síncrono. Ou seja, as aulas são ministradas ao vivo e os alunos interagem com os professores em tempo real. A carga horária total do curso é de 432 horas-aulas. Sendo 372 horas-aulas em disciplinas sobre Engenharia da Mobilidade e as demais 60 horas-aulas para a monografia.

Para saber mais, leia na íntegra. 

O Processo Seletivo 2021 dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu - Poli-Integra está com inscrições abertas

Até o próximo dia 20 de fevereiro, os cursos de “Gerenciamento de Facilidades MBA/USP”, “Real Estate – Economia Setorial e Mercados MBA/USP” e “Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios” oferecem vagas para as novas turmas, já  o curso de  “Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios e das Cidades” abre a sua primeira turma.

O Poli-Integra é reconhecido pela excelência na formação de profissionais com visão estratégica e sistêmica, sobretudo capacitados para a aplicação dos conhecimentos acadêmicos adquiridos de modo integrado às exigências do mercado. Como parte dos Programas de Cursos de Extensão ministrados na Escola Politécnica da USP, no âmbito do Departamento de Engenharia de Construção Civil, promove desenvolvimento profissional por meio de ações de pesquisa aplicada, postura que fortalece nos alunos e titulados uma atuação focada na busca por inovação e excelência de resultados frente aos desafios atuais do mercado.

Para saber mais, leia na íntegra. 

---

Informe-se

Boas notícias da covid-19 

Confira uma seleção de boas notícias relacionadas ao enfrentamento da pandemia aqui.

Impulsione sua pesquisa com BioOne através do Portal CAPES

Saiba mais. 

Concurso Nacional: “Salvando Vidas de Mulheres”

Regulamento 

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional SALVANDO VIDAS DE MULHERES – KIDS SAVE LIVES BRASIL, promovido pela Coordenação Nacional do KIDS SAVE LIVES BRASIL e pelo Centro Acadêmico Oswaldo Cruz. Saiba mais. 

---

Oportunidades

Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) está com inscrições abertas até 7 de fevereiro de 2021

O PAPFE é voltado para identificar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oferece a eles benefícios que vão desde auxílio alimentação, auxílio financeiro, livros até moradia. Estudantes do programa PAPFE contam também com apoio de um(a) Assistente Social, sendo que o acompanhamento começa, na maioria das vezes, pelo contato inicial quando da inscrição no programa e, geralmente, vai até a formatura. Saiba mais. EditalFAQ PAPFE.

 

Serviço de Relações Internacionais da Poli abre inscrições para Processo Seletivo de Aproveitamento de Estudos 2021

Edital 

Inscrições: 26/01 até 12/02/2021, às 12h. 

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

Beatriz Carneiro e Letícia Cangane, estagiárias de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quarta-feira até 12h, impreterivelmente.