São Paulo, 14 de fevereiro de 2017

 

Edição especial do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº01 / 2017

---

José Goldemberg, Professor Emérito da Universidade de São Paulo

Hoje, 14 de fevereiro de 2017, o Conselho Universitário da USP concede a José Goldemberg o título de Professor Emérito. Aqui, uma homenagem da Escola Politécnica ao físico que ajudou a formar também engenheiros, ao cientista que tem o olhar voltado para a sociedade, ao reitor que se impôs ao desafio de elevar a qualidade da Universidade, ao homem público que veste ternos mas sem tirar o jaleco. (crédito: Leandro Negro)

---

Uma homenagem

mais que justa

Os professores José Roberto Castilho Piqueira e Liedi Legi Bariani Bernucci, diretor e vice-diretora da Escola Politécnica, apontam alguns dos motivos que tornaram o prof. Goldemberg especial para a Poli. Leia mais

---

Um homem; múltiplas competências

Um retrato da carreira do professor Goldemberg, de como suas atenções migraram da física nuclear para as energias renováveis. Seu papel como reitor e homem público. Leia mais

---

Uma autoridade acadêmica

Nesta entrevista, o prof. Goldemberg fala sobre as áreas portadoras de futuro na Física e na Engenharia, da importância de se estar na vanguarda do conhecimento para melhorar os indicadores de qualidade na pesquisa, do valor da internacionalização, e o que precisa ser melhorado no sistema universitário. Leia mais

---

Goldemberg na ótica de seus pares

 

Confira os depoimentos sobre a importância do prof. Goldemberg: 

 

Representa o melhor da Universidade

Marco Antonio Zago - reitor da USP

 

Pessoa firme, com capacidade de ouvir e ser generosa

Sergio Rezende – Físico, professor da UFPE, foi ministro da Ciência e Tecnologia e presidente da Finep.

 

Tem os atributos da liderança e coragem

Celso Lafer – Embaixador, jurista e advogado, foi ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e ex-presidente da FAPESP.

 

Um dos maiores conhecedores da questão do clima

Luís Carlos Bresser-Pereira, economista e cientista político, foi ministro da Fazenda e da Ciência e Tecnologia.

 

Trajetória destituída de objetivos pessoais

Ozires Silva – Engenheiro aeronáutico, reitor da Unimonte e presidente do Conselho Estratégico do Grupo Ânima de Educação e Cultura, é um dos fundadores da Embraer.

 

Profissional ético e extremamente bem informado

Antonio Marcos de Aguirra Massola – Engenheiro elétrico, professor da Escola Politécnica da USP, da qual foi diretor e coordenador do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica (PECE).

 

Papel de destaque na Física

Belita Koiller – presidente da SBF

 

Capacidade rara de produzir ciência

Ildo Luís Sauer – Vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, foi diretor executivo da Petrobras.

 

Admiração e afeição

Carlos Vogt – Professor emérito da Unicamp e coordenador do Labjor/Unicamp. Foi presidente da FAPESP e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

---
---

Siga a Poli-USP nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Marco Antonio Zago
Vice-reitor: Vahan Agopyan

Escola Politécnica da USP
Diretor: José Roberto Castilho Piqueira
Vice-diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista, Amanda Panteri - estagiária (Poli-USP). Érika Coradin e Janaína Simões - jornalistas (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.