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Edição de 10 de abril de 2023
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No Podcast Momento Cidade, produzido pelo Jornal da USP, o episódio ‘’#79: Como tornar o transporte público menos desigual?’’ busca entender o planejamento do transporte público de São Paulo. O entrevistado que contribui para a discussão é o pesquisador Germán Freiberg, autor da dissertação “As desigualdades no planejamento do transporte público: efeitos distributivos dos projetos no acesso a empregos em São Paulo”, defendida na Escola Politécnica (Poli) da USP. Durante a entrevista, Gérman deixa claro que é essencial trazer o aspecto da desigualdade social ao realizar o planejamento urbano. ‘’Pensar naquilo que levamos em conta ao planejar a rede e ao priorizar quais linhas devemos colocar mais investimentos, tentando mirar, entre outros objetivos, em reduzir a desigualdade’’, explica o pesquisador. Ouça o Podcast completo.
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Uma pesquisa desenvolvida na Poli analisou o papel das malhas aérea e rodoviária na propagação da covid-19 no país. Comparando as conexões de mais de 5 mil cidades brasileiras, o estudo provou que os aviões diminuíram as distâncias entre os municípios em 70%, acelerando o alcance da doença. Os pesquisadores Giovanna Cavali Silva e Evandro Marcos Saidel Ribeiro, autores do projeto, publicaram o artigo The impact of Brazil’s transport network on the spread of COVID-19 na Scientific Reports, uma revista científica de acesso aberto, publicada pela Nature Portfolio. O estudo se baseou no modelo do mundo pequeno, desenvolvido por Duncan Watts e Steven Strogatz, que apresenta as conexões entre as pessoas como uma rede em que todas estão separadas umas das outras por poucos passos (os nós). Confira mais informações no Jornal da USP. Leia mais.
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Dos dias 20 a 24 de março, foi realizada, no Centro de Pesquisa e Inovação da USP (Inova USP), a mostra de finalistas da 21º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento, promovido anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), contou com a presença de 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o Brasil.
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A iniciativa tem como objetivo estimular “a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.” Para Roseli de Deus Lopes, professora associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli e coordenadora da FEBRACE, muitos dos projetos apresentados pelos estudantes, além de já serem funcionais, têm uma qualidade tão alta que com um pequeno investimento já podem se tornar produtos no mercado. Além disso, a FEBRACE preza pela diversidade dos alunos participantes. “Um dos quesitos para a banca selecionar os projetos é a representatividade de todas as regiões geográficas do Brasil. Além disso, os projetos precisam ser autorais e mais maduros em relação ao trabalho que fazemos na FEBRACE. Os estudantes devem encontrar problemas relevantes, nos quais consigam aplicar os métodos do projeto com rigor científico”, afirma Roseli. Confira outras informações e fotos do evento no Jornal da USP. Leia mais.
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No dia 31 de março de 2023, o professor da Poli e diretor do Centro de Inteligência Artificial (C4AI), Fábio Cozman, concedeu uma entrevista sobre Inteligência Artificial ao Globo Repórter, em programa especial de celebração aos 50 anos da atração da rede Globo. "São máquinas que podem representar conhecimento, raciocinar, tomar decisões, aprender, e interagir através de imagens de texto ou fala. Normalmente as inteligências artificiais funcionam coletando dados, ou coletando informações ou regras que nós, humanos, usamos. Então é um comportamento que se baseia em reproduzir o comportamento humano". Leia mais.
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No dia 31 de março, devido às fortes chuvas que têm atingido a cidade de São Paulo e outros municípios brasileiros, o Portal Terra publicou a matéria ‘’O que fazer em caso de chuva e alagamentos: Devo parar o carro? Posso ficar embaixo de árvores?’’. Há muitas dúvidas de como a população deve agir em casos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. Por isso, o texto escrito por Renata Okumura fornece orientações nestes casos, com a participação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Cláudio Barbieri. "O melhor é que a pessoa não saia a pé ou de carro em caso de fortes chuvas que podem provocar alagamentos e inundações, a menos que seja algo muito necessário", aconselha Cláudio, docente do Departamento de Engenharia e Transportes da Poli. Leia a matéria na íntegra. Leia mais.
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O uso de Inteligência Artificial (IA) no cotidiano tem aumentado as discussões e interesse em torno do tema. A matéria “Vilã ou aliada? Saiba como a inteligência artificial vai mudar o emprego’’, publicada no Diário de Pernambuco, no dia 12 de março, ocupa-se em entender como o mercado de trabalho pode ser beneficiado ou afetado pelas ferramentas de IA. Marcos Barreto, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, contribuiu para o debate realizado pelos jornalistas Camilla Germano e Roberto Fonseca ao desmistificar o terror ligado à perda de trabalho. Leia mais.
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Roseli de Deus Lopes, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP e pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação, também é fundadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), uma mostra nacional de projetos científicos e tecnológicos de nível pré-universitário. A docente concedeu uma entrevista ao Estadão, jornal brasileiro publicado em São Paulo, sobre a FEBRACE que, desde 2003, segundo o portal da iniciativa, estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. ”Não adianta só frequentar aulas e laboratórios didáticos; os jovens precisam conhecer laboratórios de pesquisas e fazer a iniciação tecnológica e científica, pois é um aprendizado em que se pega problemas reais e é preciso buscar uma solução”, afirma Roseli. Leia mais.
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Dia-a-dia na Poli
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No dia 17 de março, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu John Tuttle, um dos vice-presidentes da Bolsa de Valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange. O evento foi promovido pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) e pela Poli Angels, aconteceu na diretoria da Poli, e contou com visita ao Tanque de Provas Numérico (TPN) e reunião com Reinaldo Giudici, diretor da Escola. Participaram também o coordenador do Centro de Inovação da USP (Inova USP), professor Marcelo Zuffo, representantes da Poli Angels, associação de investidores, empreendedores e empresários, além de representantes do Grêmio Politécnico e do MIT Alumni Association. O propósito do encontro foi conversar sobre inovação, startups e possíveis parcerias com a Escola. “A intenção era abrir uma porta de negociação, de conversa, de possibilidades, a chance de cooperação e um caminho para oportunidades futuras’’, avaliou Dario Gramorelli, diretor geral na AEP. Na reunião com a diretoria, todos puderam discutir a relação da inovação de empresas com a Academia, bem como aquilo que a Poli tem feito neste sentido. Rubens Approbato, da Poli Angels, explica que várias das investidas da organização podem potencialmente ir para Nova Iorque abrir capital, uma vez que a Bolsa de Valores tem um histórico de Oferta Pública Inicial (IPO) de empresas brasileiras, e muitas delas com fundadores politécnicos. Ao final do evento, o vice-diretor da Bolsa de Valores se demonstrou positivamente impressionado com o que viu, e com as competências apresentadas. Leia mais.
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No início do mês de março, Armando Antonio Maria Laganá, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica, participou de uma audiência no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o vice-presidente Geraldo Alckmin. A reunião tinha como objetivo discutir a política industrial brasileira para o setor automobilístico, e particularmente a continuação do programa Rota 2030. O projeto consiste em estimular o setor automotivo nacional através de benefício tributário às empresas que investirem em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O Rota 2030 ainda define normas para a fabricação e comercialização de automóveis no Brasil nos próximos 15 anos. Leia mais.
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Desde o dia 1º de março de 2023, a Biblioteca de Engenharia Elétrica (EPEL) “Prof. Dr. Luiz de Queiroz Orsini”, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa do politécnico, nº 158, está aberta ao público, com todas as atividades normalizadas. A Biblioteca estava fechada devido à transferência do acervo da Biblioteca de Engenharia Mecânica, Naval e Oceânica para o local, motivada pela reforma da mesma para instalação do CRAI – Centro de Recursos para Aprendizagem e Inovação. Confira as fotos da Biblioteca de Engenharia Elétrica aqui. Leia mais.
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No dia 9 de março, a empresa terceirizada VIVA Serviços Ltda promoveu um treinamento para todos os funcionários que prestam serviço terceirizado na Poli. Foram ministradas duas palestras no dia, uma às 9h com as chefes de equipe, e outra às 12h, com todos os membros, no Auditório Romeu Landi. Os treinamentos tiveram como tema o relacionamento interpessoal no trabalho e as normas regulamentadoras e comportamentais. Todos os presentes receberam certificados de aperfeiçoamento profissional.
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Alessandra Santos Barretos, que é da equipe de limpeza, setor essencial para o bom funcionamento das atividades na Poli, conta que os treinamentos ajudam e instruem bastante. Neste em específico, além do foco nas relações interpessoais, foi também ensinado às equipes questões técnicas de limpeza, como por exemplo, utilizar da melhor forma os produtos e quais os possíveis riscos do mau uso. ‘’O auditório estava lotado e funcionários de todos os edifícios [da Escola] compareceram’’, relata. A chefe do setor administrativo de gestão de terceirizados, Gilmara Aparecida dos Santos, conta que as colaboradoras ficaram mais motivadas e seguras após as palestras, que proporcionaram um momento de aprendizado. Leia mais.
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Oportunidades
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Foram prorrogadas, até 15 de abril, as inscrições para o programa de Bolsa e Mentoria do PoliRetribua. O projeto tem como objetivo acolher os alunos que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social, selecionando estudantes para o recebimento de bolsa de estudo, que se soma aos benefícios de permanência do PAPFE promovido pela USP. Saiba como se inscrever e confira mais informações sobre o programa aqui, ou pelo QR Code abaixo. Leia mais.
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A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP está oferecendo a disciplina ‘’Seminários de Pesquisa em Sustentabilidade III’’ para todos os estudantes dos Programas de Pós-graduação. A disciplina será ministrada pelo professor Tiago Balieiro, Cetrulo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a convite do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, nos dias 12, 13 e 14 de abril. O período de matrícula estará aberto até que se esgote o número de vagas. Leia mais.
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Até o dia 18 de abril, estarão abertas as inscrições para alunos de graduação e pós-graduação da USP que queiram participar da 6ª edição do Global Competition on Design for Future Education. O evento, promovido pela Beijing Normal University em parceria com a UNESCO Institute for Information Technologies in Education (UNESCO IITE), visa demonstrar como a tecnologia inteligente pode atender às necessidades de aprendizagem. Os alunos participantes poderão fornecer percepções construtivas sobre o futuro da educação, discutindo sobre temas como Inteligência artificial, metaverso, educação rural e inclusiva.
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A Agência USP de Inovação convida todos os estudantes de graduação da Universidade de São Paulo (USP) a participarem da seleção do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional, na modalidade Empreendedorismo. As orientações para inscrição estão descritas no Edital, e vão até o dia 11 de maio. O período para o início do intercâmbio será de 1° de agosto a 30 de setembro, já a estadia deve durar de 3 a 6 meses. O objetivo do Programa é fomentar o desenvolvimento de projetos internacionais voltados ao empreendedorismo e inovação. Leia mais.
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No dia 31 de março, a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) publicou a circular PRPG 015, CHAMAMENTO - CONVÊNIO BRASIL - ANGOLA, que anuncia uma parceria entre a PRPG, a Pró-Reitoria de Pesquisa e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola. Com o objetivo de desenvolver a capacitação científica de professores da Angola, a coalizão consiste em receber pesquisadores angolanos nos programas de pós-graduação e pós-doutorado da USP. Confira outras informações na Circular. Leia mais.
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Até o dia 15 de abril, estão abertas as inscrições para estudantes de doutorado realizarem mobilidade com Bolsa na University of Groningen, localizada nos Países Baixos. A duração da estadia será de no mínimo um mês, com prorrogação de até 90 dias. O aluno interessado deve reunir os documentos para inscrição, mas a submissão deverá ser realizada pelo orientador da University of Groningen, por meio do link. A divulgação do resultado do Processo Seletivo está prevista para o início de maio. Para outras informações, acesse o site. Leia mais.
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O EMpreende SIM, projeto social que busca levar aprendizados em empreendedorismo e inovação social produzidos na Universidade para alunos da rede pública, está com inscrições abertas para novos membros até hoje, 10 de abril. A iniciativa, de alunos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, convida qualquer aluno de graduação a participar do Processo Seletivo, que será composto por três etapas: Inscrição, Dinâmica em Grupo e Entrevista. Os selecionados terão a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo social e impulsionar estudantes de escolas públicas a criar negócios de impacto para a sociedade. Leia mais.
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A Newsletter USP Internacional, desenvolvida pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), com as principais oportunidades internacionais da Universidade de São Paulo e suas parceiras, agora pode ser recebida diretamente por e-mail pelos interessados na Comunidade USP. Para receber a newsletter internacional semanalmente, você pode inscrever-se por este link. Leia mais.
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Estão abertas as inscrições para o Programa de Startup 2023 do Centro de Carreira da Poli, promovido pelo Fundo Patrimonial da Escola Politécnica, Amigos da Poli. O Programa apresentará aos participantes o ecossistema de startups a partir de casos reais, e as habilidades aprendidas poderão ser colocadas em prática. Os encontros ocorrerão de forma virtual às terças e quintas, das 18h30 às 21h, e presencialmente em três sábados durante o período do Programa. Qualquer aluno de graduação da Universidade de São Paulo (USP) poderá se inscrever, até o dia 4 de abril. Leia mais.
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As inscrições para o Edital 1694 - Processo Seletivo de Duplo Diploma 2023 – Engenharia Química - PROGRAMA BRASIL/FRANÇA (CAPES-CDEFI), foram prorrogadas até dia 5 de abril, às 12h . O Edital Retificado pode ser acessado no Sistema Mundus, digitando o número do edital (1694/2023) e na Intranet (necessário login com número USP e senha). Leia mais.
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O Argo, grupo de extensão que desenvolve projetos para a área da saúde, está recebendo inscrições, até o dia 9 de abril, para a seleção de novos membros. Qualquer aluno da Universidade de São Paulo poderá participar da seleção, basta que se interesse pela temática e vontade de aprender. O objetivo do Argo é gerar impacto positivo na saúde pública brasileira por meio da tecnologia. Até o momento, o grupo conta com 14 projetos e 3 eventos desenvolvidos por 61 membros ativos espalhados por diversos institutos da USP, incluindo: Escola Politécnica (Poli), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Faculdade de Medicina (FMUSP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Escola de Enfermagem (EE) e Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO). Leia mais.
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Até 30 de abril, estão abertas as inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Brasil Júnior, uma instância que representa as empresas juniores brasileiras. O Desafio tem como objetivo estimular as competências empreendedoras de alunos de nível Superior e incentivar ideias inovadoras nos temas ESG (ambiental, social e de governança). Leia mais.
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Com o intuito de atuar nas deficiências do letramento no contexto universitário, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) está oferecendo monitorias individuais aos alunos da Graduação e Pós-graduação de qualquer Instituto da Universidade de São Paulo (USP). O apoio pode ser direcionado a três diferentes idiomas: inglês, francês e português. Leia mais.
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O Consulado de Israel em São Paulo, em parceria com a Organização Sionista Mundial, está promovendo encontros mensais para a prática de hebraico de forma descontraída. Para acompanhar as conversações, os participantes podem desfrutar de café e lanches. Por isso, a iniciativa recebeu o nome de Café Ivrit, e as conversas são mediadas por uma professora israelense. O segundo encontro será no dia 19 de abril, às 16h, no Israel Corner do Centro Internacional da USP. É necessário ter nível intermediário-avançado na língua hebraica, a fim de haver um melhor aproveitamento. Leia mais.
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Com o intuito de proporcionar maior visibilidade às especialidades e áreas de atuação dos pesquisadores, e tornar simples a conexão para o estabelecimento de, por exemplo, parcerias acadêmicas, a Agência USP de Inovação (AUSPIN) está realizando o Levantamento das Competências dos cientistas da Universidade. As competências podem ser cadastradas na plataforma Hub USP Inovação, acessando a página Competências Hub USP Inovação e clicando em “Cadastre suas competências”. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo hubusp.inovacao@usp.br. Leia mais.
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A partir do dia 10 de abril, qualquer funcionário da Universidade de São Paulo (USP) poderá se inscrever no curso de francês para pessoas iniciantes. As aulas serão ministradas de forma online às quintas-feiras, das 19h30 às 21h, e o período do curso será do dia 27 de abril a 6 de julho. A iniciativa é do Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e as professoras responsáveis são Isabela dos Santos Macambyra e Heloisa Albuquerque Costa. O fim do período de matrícula está previsto para 19 de abril, ou então, até as vagas se esgotarem. Leia mais.
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP publicou o Edital de Apoio a Eventos Científicos - 02/2023, que oferece recursos para apoiar parcialmente a organização de eventos científicos, em qualquer área do conhecimento, que tenham como objetivo discutir temas de pesquisas na fronteira do conhecimento e/ou a implementação de ações de inovação. O valor total disponível é de R$ 200.000,00 e o valor máximo que pode ser solicitado por cada proposta é de R$ 15.000,00, de forma que os recursos deverão ser destinados, exclusivamente, para o pagamento das despesas com a organização do evento explicitadas na proposta aprovada. Os Eventos Científicos devem ocorrer durante o segundo semestre de 2023. Leia mais.
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Até as 22h do dia 16 de junho, estão abertas as inscrições para a Colação de Grau referente aos possíveis formandos no 1º semestre de 2023. Se há a possibilidade de se formar no final deste semestre, mesmo sendo pequena, é necessário realizar a inscrição e entregar a documentação. Não é preciso esperar a última nota ou equivalência sair. Os alunos que fizeram a inscrição no semestre passado, não se formaram e vão se formar neste semestre, devem se inscrever e entregar os documentos novamente. Confira outras informações sobre os procedimentos da Colação de Grau.
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A pesquisadora Renata Faria, estudante de mestrado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está em busca de indivíduos que não são de áreas afins de computação, mas que estudam ou estudaram programação para participar da pesquisa "Pessoas não técnicas e sua jornada de aprendizado de programação no Brasil". O estudo tem como objetivo identificar oportunidades para aprimorar a educação em computação para pessoas que não possuem formação na área. O foco é atender às necessidades e objetivos de aprendizagem específicos desses estudantes e profissionais. Para participar da pesquisa, responda o formulário eletrônico. Leia mais.
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No dia 9 de março, a USP e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo assinaram um Protocolo de Intenções para a abertura de um Centro de Educação Infantil (CEI) público no prédio da antiga Creche Pré-escola Oeste, fechada em janeiro de 2017. O novo CEI atenderá crianças de 0 a 3 anos e 11 meses , filhos(as) de funcionários(as) terceirizados(as), da comunidade São Remo, do entorno do Butantã e terá garantia de vagas para a comunidade USP. A gestão será colaborativa, com a participação da SME e da USP, e a unidade deverá prover espaço de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo campos de estágio para estudantes de graduação, inaugurando um novo modelo de CEI na cidade de São Paulo. As demais creches da Universidade permanecerão sob a gestão da Coordenadoria da Vida no Campus da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).Leia mais.
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Escola Politécnica Universidade de São Paulo
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Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
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Escola Politécnica da USP Diretor: Reinaldo Giudici Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta
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Equipe de Jornalismo e Imprensa
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Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana Edição: Amanda Rabelo Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona e Luana Takahashi. Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional. O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
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