Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
cabeçalho poli eventos
Edição de 16 de junho de 2023
nº22/2023

Confira a Agenda de Eventos da Poli aqui.

Eventos Poli

Professora da Universidade de Melbourne, Austrália, realizará palestra na Poli sobre novas tecnologias sustentáveis no transporte em 19 de junho

Na próxima segunda-feira, dia 19 de junho, às 11h, a professora Patricia Sauri Lavieri, da University of Melbourne, na Austrália, ministrará uma palestra no Edifício da Engenharia Civil da Poli, sala S-02. O seminário apresentará os resultados de uma série de investigações que mapearam a heterogeneidade nos comportamentos e nas preferências de consumidores em relação ao carregamento de veículos elétricos.
Sobre a palestrante – A professora Patricia S. Lavieri é Assistente em Engenharia de Transportes na Universidade de Melbourne, Austrália. Sua pesquisa contribui para o entendimento do uso de novas tecnologias de transporte de forma a promover o desenvolvimento de sociedades mais sustentáveis e equitativas. Leia mais.

Comunidade politécnica está convidada a participar de palestra sobre segurança alimentar e a mineração na Amazônia - 27 de junho

No dia 27 de junho, a Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), junto com a Escola Politécnica (Poli) da USP, promove a palestra online, ‘’A Mineração de Potássio na Amazônia – Segurança Alimentar para o Brasil e para o Mundo”. A APEMI, buscando aprimoramento de gestão, eficiência e inovação, iniciou um ciclo de palestras para este ano. Com início às 19h, a palestra será ministrada pelo engenheiro Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil. Os interessados podem realizar inscrição pelo site, e o link de acesso será enviado para o e-mail cadastrado. Confira outras informações.

Lançamento da Biblioteca IntraSOM e Dia do orgulho na Poli - 28 de junho

No dia 28 de junho, às 13h, a Poli realizará o lançamento da Biblioteca de Mapas Auto-Organizáveis IntraSOM, uma plataforma desenvolvida por pesquisadores da Escola para ser amplamente utilizada por cientistas no processamento de dados complexos, com diversas variáveis. Os recursos da Biblioteca podem ser utilizados na construção de mapas que preservam características topológicas, o que possibilita aos cientistas, das mais diversas áreas, compreender melhor variáveis e fenômenos, bem como executar tarefas comuns à ciência de dados. O evento será híbrido, realizado presencialmente no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, e transmitido pelo canal da Poli no Youtube. As inscrições podem ser feitas no link.
Leia mais sobre a iniciativa e o evento no link.

Poli promove evento para pensar o ensino ativo da engenharia na universidade - 1º de julho

Em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), a Poli está organizando simpósio com o tema “Aprendizagem ativa na Educação de Engenharia”. Direcionado ao corpo docente, o evento gratuito, que acontecerá em 1º de julho na Poli, contará com uma vasta programação voltada para discussão dos possíveis caminhos para uma aplicação mais ampla e ágil da aprendizagem ativa nas salas de aula das universidades. Saiba mais.

XI Workshop de Logística Humanitária acontecerá em julho na Poli-USP - 13 de julho

No dia 13 de julho, das 13h30 às 17h, será realizado o XI Workshop de Logística Humanitária, no Espaço ON do Departamento de Engenharia de Produção da Poli. O evento é organizado pelo Centro de Inovação em Sistemas Logísticos, com apoio do Departamento. Toda comunidade USP está convidada a participar e haverá emissão de certificado de participação, inscreva-se no link.
O encontro também será transmitido online para os que não puderam comparecer presencialmente. Os seguintes temas serão abordados no Workshop: Missão humanitária brasileira nos terremotos da Turquia, Psicologia em Emergências e desastres, simulação voltada a tomada de decisão estratégica da operação acolhida e pesquisas e projetos sobre logística de operações humanitárias em desenvolvimento no CEDEP-SP/USP.

Alunos do ensino médio podem conhecer a Engenharia Mecatrônica da Poli em evento online e gratuito - 21 a 25 de julho

Entre os dias 21 e 25 de julho, alunos do ensino médio ou do cursinho pré-vestibular poderão conhecer sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP no evento online e gratuito, ‘’Conhecendo a mecatrônica’’, organizado pelo grupo de projetos sociais e científicos PET Mecatrônica.
As incrições vão até 30 de junho. Leia mais.

Poli-USP recebe 1ª Escola de Inverno de Energia da ABCM para formação em energias renováveis - 24 a 28 de julho

Nos dias 24 a 28 de julho, a Escola Politécnica (Poli) da USP sediará a 1ª Escola de Inverno de Energia – Energias Renováveis, evento da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).O evento é direcionado para alunos de graduação e pesquisadores que terão a oportunidade de uma formação rápida sobre fontes de energia: biomassa, solar, eólica e hidrogênio, bem como seu armazenamento. A Escola de Inverno foi pensada visando discutir e difundir as tecnologias das novas formas de energia e o potencial do Brasil de se estabelecer como referência mundial do uso das energias renováveis. Serão 4 aulas concentradas no período da manhã, e à tarde serão oferecidas palestras técnico-científicas de pesquisadores e profissionais com destaque de atuação na área. Os interessados devem se inscrever pelo site do evento, e as vagas são limitadas.

Workshop Integrativo: 33ª edição da feira de recrutamento será realizada em 23 e 24 de agosto de 2023

Nos dias 23 e 24 de agosto, das 9h às 19h, a Poli Júnior, entidade estudantil da Poli, promoverá o 33º Workshop Integrativo, uma feira de recrutamento. O evento, que acontecerá ao lado do Prédio da Administração da Poli, tem o objetivo de aproximar a universidade do mundo corporativo e do mercado de trabalho como um todo. Com a participação de diversas empresas relevantes, a feira proporciona um contato por meio de palestras e oportunidades de carreira e vagas de emprego. Leia mais.

Eventos USP

Agência USP de Inovação promove 6ª edição do SciBiz Conference - 20 a 23 de junho

De 20 a 23 de junho, a Agência USP de Inovação (AUSPIN) realizará a 6ª edição do SciBiz Conference, a maior conferência de conexão entre ciência e negócios da América Latina. O evento ocorrerá no Inova USP e no Centro de Difusão Internacional (CDI), localizados na Cidade Universitária. Com o objetivo de compartilhar conhecimento, criar soluções e gerar oportunidades de negócios para os verdadeiros desafios da sociedade e do mercado, o SciBiz reúne executivos, startups, cientistas, investidores, estudantes e governos.
Nesta edição, a conferência terá como tema “IA, Blockchain e IoT: Transformação Digital e o Futuro do Trabalho” e contará com a apresentação de pitchs, feira de startups, showroom de tecnologias, entre outras atividades. Saiba mais e inscreva-se.

Centro MariAntonia da USP inaugura nova exposição ‘’Versus’’ - 22 de junho

O Centro MariAntonia da USP inaugura, no dia 22 de junho, às 18h, a exposição Versus, individual do artista Laerte Ramos, que traz um conjunto inédito de obras que transitam entre a cerâmica e a tapeçaria. A curadoria é da pesquisadora Ana Carla Soler, e a exposição ficará disponível até o dia 10 de setembro. A entrada é gratuita e a visitação é realizada de terça a domingo e feriados, das 10 às 18 horas. O local fica na Rua Maria Antônia, 250 - Vila Buarque, próximo à estação Higienópolis do metrô. Para outras informações acesse o site.

India Corner promove palestra cultural sobre resiliência e sustentabilidade humana - 22 de junho

No dia 22 de junho, às 14h30, o India Corner convida todos para uma palestra com Deepa, indiana que realizou uma jornada de bicicleta pela Índia durante a pandemia, sem a utilização de celular ou dinheiro. O evento abordará sobre a experiência da palestrante, bem como temas relacionados à sustentabilidade e resiliência, em que os ouvintes poderão conhecer o país indiano por uma outra perspectiva. A palestra será em inglês com tradução simultânea, e não é necessário realizar inscrições.
O India Corner é um espaço dedicado à cultura e à divulgação da Índia, localizado no Aucani, na Universidade de São Paulo (USP). Atividades e eventos são oferecidos em busca de promover a compreensão mútua entre o Brasil e a Índia, fortalecendo os laços entre os dois países.

USP, UNESP e Unicamp promovem congresso conjunto de extensão e cultura - 26 e 27 de junho

Nos dias 26 e 27 de junho, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Campinas (Unicamp) promoverá o Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Estaduais Paulistas: USP, UNESP e Unicamp. O tema do evento será ‘’Juntas pensando o futuro’’, com o objetivo de refletir e discutir sobre a extensão universitária e da cultura como instrumentos fundamentais na construção de um futuro mais justo e sustentável para a sociedade. O Congresso será no Centro de Convenções da Unicamp, Av. Érico Verísssimo, 500, Cidade Universitária. Os interessados podem realizar inscrição pelo site e conferir a programação completa.

Bancas de pós-graduação

Dissertações

Título: “Uma abordagem de aprendizado por reforço profundo para respostas a perguntas complexas de domínio aberto”
Candidato (a): Flávio Nakasato Cação
Dia: 19/06/2023 - Horário: 09h.
Local: DEFESA VIRTUAL DO PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Anna Helena Reali Costa – PCS (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Norton Trevisan Roman – EACH/USP
Prof.(ª)Dr.(ª) Aline Marins Paes Carvalho – UFF/RJ
Título: “Sumarizando múltiplos websites para a geração do Wikipédia PT-BR automaticamente”
Candidato (a): André Seidel Oliveira
Dia: 20/06/2023
Horário: 09h
Local: DEFESA VIRTUAL DO PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Anna Helena Reali Costa – PCS (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Thiago Alexandre Salgueiro Pardo – ICMC/USP
Prof.(ª)Dr.(ª) Bruno Miguel Delindro Veloso – UNIV.DO PORTO
Título: “Aplicação do método do campo de fases no crescimento inicial após a nucleação heterogênea”
Candidato (a): Felipe Martins Pereira Ribeiro
Dia: 22/06/2023 - Horário: 14h.
Local: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Marcelo de Aquino Martorano – PMT (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Ygor Amadeo Sartori Regados – ZANARDO VÁLVULAS INDUSTRIAIS
Prof.(ª)Dr.(ª) Marcio Gustavo di Vernieri Cuppari – UFABC
Título: “Estudo sobre filmes finos orgânicos depositados pelas técnicas de Spin e Blade Coating para a fabricação de células solares orgânicas”
Candidato (a): Loren Mora Pastrana
Dia: 23/06/2023
Horário: 09h
Local: PRÉDIO DA ENGENHARIA ELÉTRICA – SALA DE DEFESAS.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Fernando Josepetti Fonseca – PSI (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Ely Antonio Tadeu Dirani – PUC/SP
Prof.(ª)Dr.(ª) Mario Ricardo Gongora Rubio – IPT
Título: “Aplicações de reservoir computing em processamento de sinais”
Candidato (a): Andre Lucas de Oliveira Duarte
Dia: 23/06/2023
Horário: 13h
Local: PRÉDIO DA ENGENHARIA ELÉTRICA – SALA DA BIBLIOTECA.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Marcio Eisencraft – PTC (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Zhao Liang – FFCLRP/USP (Videoconferência)
Prof.(ª)Dr.(ª) Murilo Bellezoni Loiola – UFABC
Título: “Obtenção de alumina de alta pureza por resinas de troca iônica a partir do licor de lixiviação ácida de bauxita”
Candidato (a): Luis Henrique do Nascimento dos Santos
Dia: 23/06/2023
Horário: 14h
Local: DEFESA VIRTUAL DO PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Amilton Barbosa Botelho Junior – PÓS-DOC/EP (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Daniella Cardoso Buzzi – CONCREMAT ENG.E TECNOLOGIA
Prof.(ª)Dr.(ª) Jean Carlo Camasmie de Paola – UNICID

Teses

Título:
“Conjunto suavizado iterativo com localização adaptativa e parametrização com aprendizado profundo em reservatórios carbonáticos”
Candidato (a): Paulo Henrique Ranazzi
Dia: 20/06/2023
Horário: 09h
Local: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO – SALA DE REUNIÕES.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Marcio Augusto Sampaio Pinto – PMI (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Rafael dos Santos Gioria – PMI (Videoconferência)
Prof.(ª)Dr.(ª) Alexandre Anozé Emerick – PETROBRÁS (Videoconferência)
Prof.(ª)Dr.(ª) Célio Maschio – UNICAMP (Videoconferência)
Prof.(ª)Dr.(ª) Anthony Andrey Ramalho Diniz – UNICAMP (Videoconferência)
Título:
“Desenvolvimento de uma metodologia de alinhamento e calibração sensorial de sistemas de navegação para veículos autônomos submarinos”
Candidato (a): Lina Maria Osorio Olivos
Dia: 22/06/2023
Horário: 14h.
Local: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Comissão Julgadora:
Prof.(ª)Dr.(ª) Ettore Apolonio de Barros – PMR (Presidente)
Prof.(ª)Dr.(ª) Agenor de Toledo Fleury – PME
Prof.(ª)Dr.(ª) Bruno Augusto Angelico – PTC
Prof.(ª)Dr.(ª) Marcelo Becker – EESC/USP (Videoconferência)
Prof.(ª)Dr.(ª) Rodrigo Moreira Bacurau – UNICAMP
Sugestões podem ser enviadas pelo formulário.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luana Takahashi e Yasmin Araújo.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional

O Poli-Eventos é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo da Poli-USP. Se destina a divulgar eventos da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira.