Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 17 de fevereiro de 2023
nº7 / 2023

A Poli no Jornal da USP

Interesse por energia geotérmica está crescendo no Brasil, afirma professor da Escola Politécnica

A energia geotérmica, já consolidada na Europa e nos Estados Unidos, é obtida a partir do calor proveniente do interior da crosta terrestre. Utilizada quase que exclusivamente para o aquecimento de casas e banhos termais, a geotermia ainda é pouco empregada no País. “Aqui no Brasil, como a gente não tem camadas com temperaturas muito altas, acaba tendo uma utilização mais recreativa”, afirma o professor Alberto Hernandez Neto, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP. Confira a matéria do Jornal da USP na íntegra.
image (1)

Professor da Escola Politécnica explica como inteligência artificial pode salvar vidas em casos de emergência

Falta de boas condições de segurança, de treinamento e preparo podem potencializar os impactos de desastres, como na tragédia da Boate Kiss, em que mais de 200 pessoas perderam suas vidas. Nesse contexto, um estudo feito em laboratório dentro da Escola Politécnica, em conjunto com alunos da graduação e pós-graduação, comprovou que o avanço da automação de sistemas de segurança é determinante para que as pessoas saiam ilesas e vidas sejam salvas.
“A ideia é ter um programa computacional que consiga replicar as decisões do ser humano. Se tiver qualquer situação de emergência, fumaça ou alguma coisa, as pessoas recebam a devida instrução de como poder sair desse local ou evitar o problema”, afirma Paulo Miyagi, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli e membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos. Confira a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Monumento na Cidade Universitária homenageia fundador da Escola Politécnica

O engenheiro-arquiteto paulistano Francisco de Paula Ramos de Azevedo foi um dos nomes mais importantes para a estruturação da cidade de São Paulo. Além de ter projetado o Theatro Municipal e o Palácio da Justiça, Ramos de Azevedo foi um dos fundadores da Escola Politécnica, em 1893. Após sua morte, o escultor ítalo-brasileiro Galileo Emendabili fez um monumento em sua homenagem. Atualmente localizada na Cidade Universitária, perto da Escola Politécnica, a estátua já esteve presente também no centro de São Paulo, em frente ao prédio do Liceu de Artes e Ofícios e da Estação da Luz.
Para ver fotos e saber outras informações sobre a obra, acesse o Jornal da USP.
Monumento a Ramos de Azevedo

Cursinhos populares da USP abrem inscrições para processo seletivo de professores voluntários

Estão abertas as inscrições para pelo menos nove cursinhos populares ligados a institutos da Universidade de São Paulo. O Cursinho Popular da Poli, mantido por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi criado em 1987 pelo então diretor da Poli, Décio Leal de Zagottis. O objetivo da organização é democratizar o conhecimento através do acesso ao ensino superior, como uma alternativa de resistência à monetização da educação. Leia mais.
Cursinhos populares da USP abrem inscrições para processo seletivo de professores voluntários

Descarbonização no Brasil é uma realidade que mira novas tecnologias e áreas de exploração

O novo presidente da Petrobras, ex-senador Jean Paul Prates – que desde o final de janeiro substitui Caio Paes de Andrade –, atuante no ramo há anos, defende que a estatal busque caminhos para a descarbonização. Mas, enfim, o que é descarbonização e por que é importante na busca por energia limpa? Todas as atividades humanas atualmente acabam gerando emissão de gases CO2, o que ocasiona diversas crises climáticas. Alguns setores específicos são mais responsabilizados pelas emissões: mais de 70% das emissões globais são decorrentes da utilização de combustíveis fósseis. “Grande parte dessas emissões são relacionadas ao transporte, então a gente ainda tem uma rede de transporte no mundo inteiro, que é muito utilizada e muito movida a combustível”, lembra Cleyton de Carvalho Carneiro, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP. Leia mais.

Poli na mídia

Professor da Escola Politécnica fala sobre a importância da mineração sustentável no Jornal Nacional

Nos últimos dois anos, a cassiterita se tornou foco do garimpo ilegal em Roraima. Encontrado na forma de rocha bruta, o minério passa por um longo processo de mineração antes de ser vendido. Tal procedimento foi demonstrado em um laboratório da Escola Politécnica (Poli) da USP, exibido no Jornal Nacional.
Na mesma reportagem, Giorgio de Tomi, professor do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli e diretor do Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável (NAP.Mineração), afirma que a mineração é fundamental para o País, mas que não se pode ignorar os danos ambientais e sociais que ela provoca.
Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.
giorgiodeTomiJNTvGlobo

Jornal Hoje: Engenheiro e professor da USP que estuda terremotos comenta sobre colapso de estruturas na Turquia

No dia 6 de fevereiro, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria, seguido de centenas de tremores secundários. Com mais de 30 mil mortes, 70 mil feridos e milhares ainda desaparecidos, o desastre já se tornou o sétimo mais mortal deste século, superando o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão, em 2011.
Na edição do dia 10 de fevereiro do Jornal Hoje, Reyolando Brasil, professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica (Poli) da USP, explicou os motivos para o alto número de edificações que colapsaram com o terremoto. Confira a reportagem na íntegra, clicando no link.
Reyolando-Brasil-no-Jornal-Hoje-10-de-fev-2023

Professor da Poli-USP fala sobre o sistema “Free Flow” de pedágio

Um novo sistema de pedágio, mais simples e com menor demanda de manutenção, está em fase de testes. Chamado de Free Flow, ele funciona por meio do uso de uma tag, isto é, uma etiqueta eletrônica que pode ser colada, geralmente, no lado de dentro do carro, no parabrisa; ou também pela identificação da placa. Ou seja, é um sistema de livre passagem, sem as cancelas, e com uma cobrança mais proporcional ao número de quilômetros rodados.
1675609727_45350
Segundo o professor Claudio Barbieri, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP, o Free Flow pode reduzir a tarifa do pedágio, além de diminuir os gargalos e os congestionamentos. “Hoje você não pode fazer uma praça de pedágio a cada cinco quilômetros, as praças de pedágio em geral estão distanciadas de 30 a 40 quilômetros. Muitas pessoas têm a sensação de que elas estão pagando muito pedágio. O modelo do free flow vai permitir uma cobrança mais justa, porque esse pórtico pode ser instalado a cada 5 km e acaba que a cobrança pode ser feita de maneira proporcional à distância percorrida”, explica o professor. Confira a matéria na íntegra.

Espaço de Integração e Memória da USP traz exposição com primeiro computador brasileiro, desenvolvido na Poli

Há 50 anos, no Laboratório de Sistemas Digitais do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP, nascia o primeiro computador brasileiro, apelidado de Patinho Feio. Para marcar esta data tão importante da história brasileira, o Espaço de Integração e Memória da USP lançou uma exposição voltada para a história do dispositivo.
Através de fotos e documentos, a mostra leva o espectador a uma viagem no tempo. Para José Roberto Castilho Piqueira, professor da Poli e diretor da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), é inestimável a relevância do Patinho Feio para a formação de alunos, professores e cursos referentes à computação no País. “É melhor a gente valorizar aquilo que foi feito e perceber que naquilo que foi feito, está a semente da evolução da computação no Brasil”, afirma o ex-diretor. Leia mais.
Espaço de Integração e Memória da USP traz exposição com primeiro computador brasileiro, desenvolvido na Poli

Professor da Poli fala sobre como evitar que televisores queimem durante as chuvas de verão

O verão brasileiro é marcado por chuvas intensas, muitas vezes com a ocorrência de tempestades de raios. Esses temporais podem aumentar as chances de as televisões queimarem, por conta de uma variação brusca de tensão na rede elétrica, chamada de surto. Porém, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar esse tipo de problema.
Para Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, o mais importante é checar se as tomadas da residência são aterradas. Além disso, o docente afirma que a antena de TV pode ser alvo de descargas elétricas, o que também queimaria o televisor. "Para evitar que isso aconteça, o para-raios deve ficar mais alto do que a antena", explica Zuffo. Para outras informações, confira a matéria do UOL na íntegra.

MBA em Automação Industrial da Escola Politécnica da USP é destaque em site especializado

O MBA em Automação Industrial da Escola Politécnica (Poli) da USP, oferecido pelo Programa de Educação Continuada da Poli (PECE) foi veiculado no site Automação Industrial. O curso, coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação da Poli, Cícero Couto de Moraes, terá duração de 24 meses e carga horária de 444 horas.

“A Economia Circular no Ministério do Meio Ambiente”, artigo de João Amato Neto, professor da Escola Politécnica da USP

João Amato Neto, presidente da Fundação Vanzolini e professor Titular Sênior do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, escreveu o artigo “A Economia Circular no Ministério do Meio Ambiente”, para a revista eletrônica EcoDebate. No texto, o docente discute a necessidade urgente do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de tomar ações de desenvolvimento sustentável voltadas à economia verde e circular. Leia na íntegra.

Oportunidades

Coletivo Negro da Escola Politécnica promove Curso Pré-Engenharia

O Coletivo Negro da Escola Politécnica convida os ingressantes pretos e pardos a participarem do Curso Pré-Engenharia, um curso online, com o intuito de auxiliar os calouros com as matérias Cálculo 1, Física 1 e Álgebra Linear 1. Para outras informações, acesse o link.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação convida a comunidade da pós-graduação da USP a participar da Exposição “Todos os sentidos da Pós”

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) convida todas(os) alunas(os), professoras(es) e servidoras(es) ligadas(os) às atividades de pós-graduação da USP a participar da Exposição “Todos os sentidos da Pós”. As obras apresentadas podem ser decorrentes de sua atividade na pós-graduação da USP ou podem ser trabalhos pessoais produzidos em sua atividade artística fora da Universidade. Leia mais.

Matrícula disponível para a disciplina “Desafios ao Estatuto da Arquitetura: uma história recorrente” para pós-graduandos em São Carlos

Até 1º de março, está disponível a matrícula na disciplina IAU5930 – “Desafios ao Estatuto da Arquitetura: uma história recorrente” para pós-graduandos. A matéria será ministrada presencialmente pelos professores Carlos Tapia e Manoel Rodrigues Alves nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 23 de março. Para a realização da matrícula, o formulário deve ser enviado à Secretaria. Outras informações sobre a programação, conteúdos, dinâmica e bibliografia da disciplina no link.

Inscrições abertas para o processo seletivo de professores do Cursinho Popular Clarice Lispector

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de educadores do Cursinho Popular Clarice Lispector. Na área das ciências exatas há uma vaga em aberto para professor de matemática, com aulas presenciais, aos sábados, das 8h30 às 17h30. Leia mais.

Inscrições abertas para programa de bolsas de estudos parciais em Nova York

Até 26 de fevereiro, os alunos da Universidade de São Paulo poderão se inscrever para o programa de bolsas de estudos parciais em Nova York, ofertado pela State University of New York em New Paltz/Albany. O programa possui duração de 3 semanas em julho de 2023 ou janeiro/julho de 2024. O primeiro edital já está disponível. Para receber outras informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas, os interessados deverão preencher o formulário no link: https://international.ibs-americas.com/ub-new-york-a1-06-02

Processo seletivo aberto para programa de intercâmbio em Illinois

Até 24 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Intercâmbio de Curta Duração para o curso Aerospace Engineering na University of Illinois, para alunos de graduação da área de engenharia. O curso será realizado virtualmente de 21 de março a 2 de maio, e presencialmente, de 16 a 24 de maio de 2023.
Com 8 a 10 vagas disponíveis, são elegíveis estudantes regularmente matriculados na área de engenharia em Instituições de Ensino Superior Brasileiras credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC. Para se inscrever, clique aqui. Outras informações disponíveis no edital e na carta de apresentação.

Inscrições abertas para o programa StartNEU#5, do Núcleo de Empreendedorismo da USP

Até 26 de março estão abertas as inscrições para o programa StartNEU#5 do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), em parceria com a Taqtile. O programa contará com mentorias com empreendedores, profissionais do mercado e membros do NEU, além de uma premiação de até R$20 mil. Leia mais.

Avisos!

Associação dos Engenheiros Politécnicos lança iniciativa de integração com mercado

Dentro de seu propósito de ampliar as interações dentro da Comunidade Politécnica, a AEP, Associação dos Engenheiros Politécnicos, organização de egressos da Escola Politécnica (Poli) da USP, está lançando o POLI HUB, a central de relacionamentos com o mercado. "A ideia é propiciar atividades que permitam aos colegas politécnicos, e a empresas de politécnicos, a exposição do que fazem, em que mercado atuam, que necessidades têm e o que podem dispor para fomentar negócios", explicam os organizadores. Além disto, pretende também ser uma porta de entrada para a interação com a própria Escola. Outras informações no e-mail hub@politecnicos.org.br.

MTV busca jovens programadores para um novo reality show

Um novo reality show da MTV, cujo nome temporário é “Solução”, que será gravado entre maio e junho na cidade de São Paulo, está à procura de participantes, com o seguinte perfil: jovens entre 21 e 27 anos que sejam programadores que tenham participado de hackatons ou tenham desenvolvido projetos de maneira independente, construtores/makers que sejam bons de colocar a mão na massa, designers, ambientalistas, comunicadores e artistas. A busca por uma grande diversidade de profissões e perfis para soluções criativas tem como objetivo criar uma troca interessante entre os participantes. O reality irá propor diversos desafios a cada episódio e o grande vencedor levará um prêmio ainda a ser divulgado. Outras informações pelo e-mail aoutrafernanda@gmail.com.

Pesquisa do Laboratório de Biossinais Cognitivos da UFRGS convida comunidade universitária a preencher formulário sobre Emoções Autoconscientes Relacionadas a Eventos Traumáticos

A aluna de mestrado de Psicologia da UFRGS e integrante do Laboratório de Biossinais Cognitivos (BioSig) Isabelle, está promovendo uma pesquisa sobre emoções relacionadas a eventos estressantes (como situações constrangedoras e acidentes). A dissertação está em fase de coleta e necessita de voluntários, com mais de 18 anos, para responder o formulário.
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Edição: Amanda Rabelo
Redação: Amanda Rabelo, Lorena Corona.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional.
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
[HB]