Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
facebook twitter instagram youtube linkedin custom 
cabeçalho poli informa semanal
Edição de 19 de agosto de 2022
nº 32/2022

Destaques

Doutores da Poli-USP recebem menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2022

No último dia 11 de agosto foi divulgado o resultado da 17ª edição do Prêmio CAPES de Tese, iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021 promovida pela CAPES. Duas teses realizadas nos Programas de Pós-graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP receberam Menções Honrosas.
Na área de Engenharias I, Ramoel Serafini recebeu menção honrosa pela tese “O efeito do fogo em concretos pré-moldados reforçados com fibras de aço para túneis: da microestrutura à simulação numérica”, orientada pelo professor Antonio Domingues de Figueiredo, professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Alberto de la Fuente Antequera.
Na área de Engenharias II, a pesquisadora Juliana Siqueira-Gay recebeu menção honrosa pela tese “Do uso intensivo às paisagens fragmentadas: perspectivas sobre impactos cumulativos da mineração nas florestas na Amazônia brasileira”, orientada pelo professor Luis Enrique Sanchez, professor titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli, e Laura J. Sonter. Saiba mais. Veja os detalhes sobre os trabalhos premiados nas matérias abaixo.

Pesquisa que relaciona impactos da mineração na biodiversidade da Amazônia recebe reconhecimento da Capes

FotoMinerva-768x576
A tese da pesquisadora Juliana Siqueira-Gay “Do uso intensivo às paisagens fragmentadas: perspectivas sobre impactos cumulativos da mineração nas florestas na Amazônia brasileira”, recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese de 2022.
“Ter esse reconhecimento em nível nacional de meu trabalho é muito gratificante. Essa menção honrosa representa um grande avanço nas discussões sobre avaliações ambientais de projetos ambientais, especialmente considerando as evidências sobre impactos sociais e ambientais de propostas de políticas públicas que a tese discute”, declarou a pesquisadora. A tese de doutorado, em linhas gerais, conclui o estudo sobre as ações do desmatamento causado pela mineração nas florestas.
Conheça o trabalho e a trajetória da pesquisadora no link.

Pesquisador busca soluções multidisciplinares para aumentar segurança contra incêndio em túneis

Foto01(1)
A tese “O efeito do fogo em concretos pré-moldados reforçados com fibras de aço para túneis: da microestrutura à simulação numérica”, do pesquisador Ramoel Serafini, engenheiro civil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e doutor em Engenharia Civil pela Poli, também recebeu menção honrosa na premiação. O trabalho de Ramoel aborda a ocorrência de incêndio em túneis de concreto com fibras, o que o pesquisador explica se tratar de uma das principais preocupações relacionadas ao uso deste material, uma vez que os incêndios em túneis urbanos podem levar essas estruturas ao colapso e causar acidentes especialmente graves. Leia mais sobre a pesquisa e o depoimento do pesquisador no link.

Dia-a-dia na Poli

Poli-USP realiza primeira visita monitorada presencial após pandemia

No último sábado, 13 de agosto, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou a tradicional Visita Monitorada aos prédios e laboratórios da Escola. O evento, que é parte do Programa USP e as Profissões, é realizado anualmente e, em 2022, voltou a ser presencial a pandemia de covid-19.
Ao todo 462 alunos foram recepcionados na Poli, assistiram a palestras e visitaram laboratórios. Confira os detalhes e as fotos.
52289701588_48f143b2f5_k

Núcleo de Pesquisas para a Mineração da Poli-USP realiza missão na Colômbia para conhecer experiências de mineração responsável

Uma delegação constituída por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável (NAP.Mineração) da Escola Politécnica (Poli) da USP, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), acompanhados por representantes da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) e do Ministério de Minas e Energia (MME) participaram, entre os dias 31 de julho a 5 de agosto, de uma missão no estado de Antioquia, na Colômbia, para conhecer experiências de co-existência entre mineradores do setor de pequena mineração e empresas de mineração de grande porte. Leia mais.
Foto 1

Poli no Jornal da USP

Urna eletrônica para as eleições de 2022 mantém todas as proteções de segurança

O modelo 2020 da Urna Eletrônica foi testado por professores e pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP, em um convênio firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a Universidade. O responsável pelo projeto é o professor Wilson Ruggiero, da Poli, que comentou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que, por meio dos testes, “podemos identificar melhorias que podem contribuir para aprimorar as funcionalidades testadas”.
O modelo mais recente da urna ficou disponível para testagem após terem finalizado o último Teste Público de Segurança, o TPS, em novembro de 2021. No caso dela, a escolha dos pontos a serem verificados pautou-se nos pontos de atenção e naqueles fora da especificação ou com recomendações de melhores práticas de segurança, para manter o sigilo e a integridade dos votos dos eleitores.
Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Semáforos da capital necessitam de novas tecnologias para mitigar defeitos e evitar roubos

A cidade de São Paulo enfrenta alguns problemas quanto à infraestrutura dos semáforos, como o furto de cabos ou o amarelo intermitente, causado, geralmente, por curto-circuitos em decorrência da chuva ou de descargas elétricas. Conforme explica Flávio Tapajós, pós-graduando da Escola Politécnica (Poli) da USP, “o amarelo intermitente é um estado de proteção da segurança de trânsito”, imposto pelo controlador.
Segundo Tapajós, o melhor caminho para resolver o problema da infraestrutura dos semáforos é trocar a arquitetura de separação de dados e de potência para fornecer apenas a potência e reduzir a quantidade de cobre condutor no cruzamento. Também é preciso realizar manutenções preventivas periodicamente, pois são instalações elétricas sensíveis a sujeitas e a várias intempéries. Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Artigo: Algumas preocupações sobre energia

Em artigo para o Jornal da USP, José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica (Poli), e Suani Teixeira Coelho, professora do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), ambos da USP, comentam sobre o setor de energia, bem como sua relevância e potencial de contribuição para combater as mudanças climáticas. Segundo os professores, a contribuição não se reduz à simples mitigação das emissões de carbono, mas, sobretudo, pelo seu impacto em quase todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Neste primeiro manifesto convidamos componentes do grupo a expressar tendências nas diversas áreas do conhecimento da Energia para que o leitor possa ter uma visão geral dos trabalhos em andamento”. Leia o artigo na íntegra no Jornal da USP.

Poli na mídia

Mostra de Ciências e Tecnologia abre inscrições para alunos do Fundamental, Médio ou Técnico

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição da Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, em retorno ao formato presencial após dois anos para alunos da rede pública e particular da Região Metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto, os projetos submetidos à Mostra devem se enquadrar a uma das sete categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia. Leia a matéria na íntegra.

Estudos sobre armazenamento de carbono apoiados pela FAPESP subsidiam projeto de lei

Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei nº 1.425 com o objetivo de criar um marco legal para a exploração econômica no Brasil da atividade de captura e armazenamento de carbono em reservatórios geológicos, como poços de petróleo e gás, aquíferos salinos e camadas de carvão. O projeto é embasado em estudos sobre o tema realizados por pesquisadores vinculados ao Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), que é constituído com apoio da FAPESP e da Shell e tem sede na Escola Politécnica (Poli) da USP. O RCGI é um dos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) criados pela Fundação em parceria com empresas.
“O Brasil tem enorme potencial de fazer CCS não apenas offshore [em poços de petróleo e gás no fundo do mar], como também onshore [em terra]. Um exemplo é a captura e o armazenamento de CO2 que é emitido durante a produção de etanol e de outros biocombustíveis, a chamada BECCS”, diz Julio Meneghini, diretor-geral do RCGI.
Leia a matéria da Fapesp na íntegra.

Oportunidades

Poli Negra, Poli Pride e Poli Jr. organizam oficinas de capacitação para pessoas LGBTQIA+ e pretos e pardos na Escola

Entre os dias 22 e 25 de agosto acontecerá a Semana de Oficinas da Oficina Casulo, um conjunto de oficinas para capacitação de pessoas LGBTQIA+ e pessoas pretas e pardas da Escola Politécnica (Poli) da USP. A iniciativa é organizada pelo Coletivo Poli Negra, Coletivo Poli Pride e a Poli Júnior, empresa júnior da Escola. Leia mais.

Debate científico na sala de aula é tema de curso no MariAntonia

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 13 de setembro o curso gratuito Qualificação do debate científico em sala de aula. Ministrado pelo químico Diego Mendes Ferreira, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 14 às 17 horas. Com 60 vagas, as inscrições online são abertas a professores da rede pública e privada do ensino médio e alunos de licenciatura. O acesso é pelo sistema Apolo da USP no link http://e.usp.br/l20, até 9 de setembro. Leia mais.

Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP abre inscrições para Curso de Difusão

Até o dia 26 de agosto de 2022, estarão abertas as inscrições para o novo Curso de Difusão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, intitulado “Forma Urbana e Bem Estar: Ambiente, Saúde e Biologia”. O curso será realizado em formato remoto, sempre nas terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, do dia 13 de setembro ao dia 20 de outubro.
Com 50 vagas disponíveis, a iniciativa trata da estrutura e distribuição de espaços na cidade e sua relação com questões ambientais e biológicas. Isso porque, na arquitetura, esse conjunto de características da cidade é chamado de forma urbana e guarda relação com muitos aspectos biológicos. Um exemplo são os insetos e outros animais e organismos transmissores de doenças. Naturalmente, estes assuntos da biologia se relacionam com a saúde pública e são afetados pelo saneamento ambiental. Saiba mais.

Estão abertas as inscrições para o CORALUSP no segundo semestre de 2022

Você gosta de cantar?
O CORALUSP está com inscrições abertas para 12 grupos corais, com repertórios e estilos diversos. São gratuitas e destinadas a todos os interessados em participar das atividades corais e estão à disposição neste site. As inscrições são gratuitas e estão abertas desde o dia 8 e estão disponíveis até o dia 26 de agosto.
Para se inscrever acesse o site do CORALUSP, onde se encontram as informações sobre repertórios, horários e locais de ensaio dos grupos e testes. Conheça os grupos e preencha o formulário na aba “Faça parte”. Após preencher o formulário, agende seu teste para o grupo escolhido.

Internacionalização

Abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para África e Ásia

Entre os dias 15 e 22 de agosto de 2022, às 12h, ficarão abertas as inscrições para o Edital 1588/2022 – Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – África e Ásia (Graduação), para concessão de benefícios para os alunos de Graduação-USP. Serão oferecidas 40 bolsas no valor de R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais), a serem distribuídas de acordo com a ordem decrescente da Média Normalizada por Turma dos inscritos no edital. Leia mais.

Comunicados

Datas prorrogadas para o Programa Internacional Future17

O Programa Internacional Future17, que oferece apoio para soluções de desenvolvimento sustentável, prorrogou as datas de inscrição até o dia 23/08/2022 às 12h00. O Future17 é uma iniciativa global oferecida pela University of Exeter e pela Quacquarelli Symonds Limited (QS) no Reino Unido e pelas principais universidades internacionais projetadas para apoiar docentes e discentes de Pós-graduação a desenvolverem as habilidades necessárias para enfrentar de forma colaborativa os desafios globais do século XXI. Saiba mais.

Conselho de Pós-Graduação da USP lança nova Resolução sobre limite de orientandos

Em sessão realizada em 10 de agosto de 2022, o Conselho de Pós-Graduação (CoPG) altera dispositivos da Resolução CoPGr nº 8082, de 5 de maio de 2021, que estabeleceu autorização excepcional e temporária, decorrente da pandemia da covid-19, para aumento do limite de orientandos na Pós-Graduação.
Confira a Resolução CoPGr nº 8288 na íntegra aqui.

Está aberto o processo seletivo de moradia estudantil na USP para alunos de Pós-Graduação

O Serviço Social da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP informa que, a partir do dia 8 de agosto de 2022, está disponível neste link a inscrição para o processo seletivo da moradia estudantil voltado para a Pós-Graduação 2022/2023.
O período de inscrição teve início às 9h do dia 08/08/22 e terminará às 8h do dia 22/08/2022, sem prorrogação de prazo. As informações referentes às etapas do processo e documentações exigidas estão neste site.

Workshop sobre Comunicação Visual nas áreas comuns do Campus Butantã

A Prefeitura do Campus USP da Capital e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária convidam pesquisadores, docentes, estudantes e funcionários da comunidade USP para participar da discussão e construção de uma proposta de comunicação visual destinada a informar sobre eventos, intervenções no Campus, campanhas institucionais, cursos e atividades artístico-culturais para a comunidade que circula pelas áreas comuns do Campus Butantã. Para tanto, a Prefeitura está organizando um workshop no dia 27/09/2022 com objetivo de avaliar possibilidades e construir diretrizes para uma proposta de estratégia, tecnologia e design de comunicação, que leve em consideração diferentes tipos de estruturas físicas e/ou mídias eletrônicas; diferentes tecnologias e materiais; impactos nos custos de implantação, operação e manutenção das estruturas e/ou equipamentos; formatos de operação e manutenção das estruturas e/ou equipamentos. Saiba mais.

Confira as vagas de estágio da semana de 15 a 19 de agosto de 2022.

Homenagem póstuma ao professor Paulo Teixeira da Cruz, por Faiçal Massad

Na última quarta-feira, 17 de agosto, faleceu o professor aposentado do Departamento de Estruturas e Geotécnica, Paulo Teixeira da Cruz. O professor Faiçal Massad, seu amigo, lhe presta uma homenagem neste artigo.
HOMENAGEM-PÓSTUMA-AO-PROFESSOR-PAULO-TEIXEIRA-DA-CRUZ
POLI USO DE MASCARA TV
8agosto dourado aleitamento materno
Logo_Escola-Politécnica-+-Minerva-sem-fundo
Escola Politécnica
Universidade de São Paulo

Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Jaqueline Silva - estagiária de jornalismo.
Projeto gráfico: Rosana Simone - Comunicação Institucional
O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.
Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.