Poli Informa

31 de julho de 2023

Edição nº30/2023

Olá! Boa leitura!

Você pode deixar sua sugestão de divulgações aqui.

Dia-a-dia na Poli

Equipe da Poli-USP conquista segundo lugar na maior competição de foguetes do mundo

O Projeto Jupiter, equipe de foguetemodelismo da Escola Politécnica da USP, participou, junto a outras 4 equipes brasileiras, da maior competição de engenharia de foguetes e satélites universitários do mundo, a Spaceport America Cup. Após situações desafiadoras entre os dias 21 e 24 de junho, no Novo México, Estados Unidos, a equipe retornou ao Brasil figurando, pela primeira vez, uma posição de destaque em uma das categorias da competição com o foguete Juno II. Leia mais.

Estudantes da Poli criam projeto de horta comunitária para o município de Santana de Parnaíba e vencem concurso

No dia 15 de julho, o grupo de extensão da Escola Politécnica da USP, Concreto Poli, foi premiado como vencedor na categoria “Horta Comunitária” do Concurso Concretize. A competição avalia projetos com soluções inovadoras de mobiliários e equipamentos urbanos ao ar livre feitos de concreto, e que tenham o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade. Nesta edição, o município contemplado foi Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo. Os estudantes da Poli foram destaques em inovação ao se aventurarem no uso da tecnologia de impressão 3D de cimentícios. Leia mais.

Estudantes da Poli-USP desenvolvem estabilizador de celular a partir de canos PVC e buscam democratizar o acesso à produção audiovisual

Com o desafio de pensar instrumentos de engenharia que combinassem a eficácia em solucionar demandas reais da sociedade e a viabilidade financeira, estudantes do primeiro ano de engenharia mecatrônica da Poli desenvolveram um estabilizador de celular utilizando canos de PVC. A ideia da ferramenta é oferecer uma opção de custo menor em relação aos equipamentos presentes no mercado para produção de material audiovisual. No dia 5 de julho, os alunos foram recepcionados pela secretária municipal de Cultura de São Paulo, para apresentar a tecnologia que pode substituir o gimbal em comunidades. Leia mais.

Oportunidades

USP abre concurso para engenheiros e arquitetos

A USP abriu recentemente concurso para 15 engenheiros e arquitetos para atuar na Superintendência do Espaço Físico (SEF), órgão responsável pelos projetos e obras de construção civil. As inscrições poderão ser realizadas a partir de 12h do 22 de agosto de 2023, e se estenderão até o mesmo horário no dia 18 de setembro.
As provas serão realizadas pela FUVEST e os editais estão disponíveis no site. Em alguns dos editais abertos, o número de vagas inclui outras unidades da USP além da SEF, inclusive do interior do Estado de São Paulo. Leia mais.

Em parceria com a FAPESP, Ufscar abre bolsa na área de catálise heterogênea

Congresso da USP que discutirá a história das atividades científicas e técnicas aceita trabalhos de pesquisadores

Avisos

Formulário a respeito do PAPFE coleta opinião de estudantes para melhoria do programa

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Em acordo com o Centro Integrado de Pesquisas, o Grêmio Politécnico está coletando dados e levantando opiniões dos estudantes em relação ao Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE). O objetivo da sondagem é solucionar os problemas encontrados durante o processo do PAPFE 2023. O material obtido será considerado pela Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento para promover melhorias no edital de 2024.
Acesse o link do formulário no site.

Poliglota Idiomas oferece desconto nos cursos para funcionários da Poli

O Poliglota, escola de idiomas administrada pelo Grêmio Politécnico, está com matrículas abertas para o curso extensivo do segundo semestre. Os funcionários da Escola Politécnica da USP possuem 50% de desconto. Leia mais.

Aucani abre editais de curso de inglês para alunos da USP

PRPG e Aucani lançam nova edição do Programa Internacional Future17

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo
Expediente
Reitor: Carlos Gilberto Carlotti Junior
Vice-reitor: Maria Arminda do Nascimento Arruda
Escola Politécnica da USP
Diretor: Reinaldo Giudici
Vice-diretor: Sílvio Ikuyo Nabeta

Equipe de Jornalismo e Imprensa
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana.
Edição: Amanda Rabelo.
Redação: Amanda Rabelo, Luana Takahashi e Yasmin Araújo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela equipe de jornalismo Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br, de segunda a quarta-feira, impreterivelmente.
Para cancelar sua assinatura, responda a este e-mail para comunicacao.poli@usp.br com o seu pedido.
facebook twitter youtube instagram