Edição 17 janeiro.2020

Nº 01/2020

Notícias

Com turbinas eólicas offshore, Brasil pode se tornar ativo na corrida pela energia limpa

A energia eólica é um dos tópicos mais estudados no ecossistema de energia renovável. Nas últimas décadas, o foco foi em vários aspectos da modelagem e análise de turbinas eólicas em terra. Especialmente no Brasil, a energia eólica tem um enorme potencial que vem sendo pesquisado em estudos recentes. 

Liderado pelo professor Alexandre Simos, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli e graças ao financiamento fornecido pelo Escritório de Pesquisa Naval Global (ONR Global), um grupo de pesquisadores está encontrando maneiras de aumentar a capacidade de geração de energia eólica do País, desempenhando um grande esforço para reduzir o peso estrutural em novos projetos de turbinas eólicas flutuantes offshore (conhecida também, em inglês, como Floating Offshore Wind Turbines – FOWTs).

Leia matéria completa publicada no Jornal da USP no link.

---

Em formatura de oficiais-alunos, Poli-USP e Marinha celebram seis décadas de convênio

APoli e a Marinha do Brasil realizaram, na manhã da última terça-feira, dia 14 de janeiro, a colação de grau dos Oficiais-Alunos que concluíram sua formação em engenharia na Escola em 2019, e agora são Oficiais-Engenheiros, graduados em Engenharia Naval pela Poli-USP. Além da formatura, a ocasião também foi marcada pelo lançamento da publicação “Seis décadas do Convênio entre a Marinha do Brasil e a Universidade de São Paulo”, que celebra a formação da primeira turma de engenheiros navais no Brasil, em 1959.

As fotos do evento estão disponíveis no link. Leia matéria aqui.

---

Vencedoras de competição do Google conhecem laboratórios da Poli

Na quarta-feira, dia 15 de janeiro, as vencedoras da competição Change the Game para jovens mulheres, uma iniciativa do Google Play para apoiar e incentivar a representatividade feminina no mundo dos jogos para celular, foram recebidas na Poli. Isabela Fernandes, de 17 anos, e Letícia Araújo, de 16 anos, são estudantes de ensino médio e moram em Belo Horizonte. No ano passado, os projetos delas foram selecionados no desafio de criação de jogos eletrônicos. O resultado foi divulgado em novembro, e o júri teve a participação da diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci. Leia mais sobre a visita aqui.

---

Poli recebe delegação da Tsinghua University, 16ª melhor do mundo segundo ranking da QS

A Poli recebeu, nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, uma delegação de 10 alunos da Tsinghua University, a universidade chinesa de melhor classificação no QS World University Rankings 2020, da Quacquarelli Symonds (QS). A Universidade de Tsinghua subiu, no último ano, uma posição em relação à lista do ano passado, ficando no 16º lugar, incluída entre as 100 melhores do mundo. Eles foram recebidos pela Comissão de Relações Internacionais da Poli, e visitaram o RCGI, o deparamento de Engenharia Naval e Oceânica, e o Tanque de Provas Numérico. Leia mais.

---

Programa de Tutoria para os Calouros da Poli está com inscrições abertas para veteranos

Todos os veteranos da Poli, alunos de graduação do segundo ano em diante, podem se inscrever no link do formulário de adesão ao projeto. “Quem aderir ficará ligado de 10 a  15 calouros, com um grupo de Whatsapp. Espera-se que o veterano possa orientar o calouro sobre o que é de interesse dos alunos na Poli, desde apoio em conteúdo acadêmico até caronas, onde melhor comer no campus, grupos de extensão, bolsas disponíveis, esportes, tudo  – algo que um professor não tem condições de fazer”, explica Mauro Zilbovicius, um dos coordenadores desta iniciativa. Leia mais no link.

---

Poli sediou competição internacional de planos de negócios (IBPC)

A Poli recebeu, entre os dias 5 e 8 de janeiro, a primeira etapa da IBPC (International Business Plan Competition), uma competição internacional que conta com a participação da Universidade de Bayreuth – UBT (Alemanha), da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong – HKUST (Hong Kong), da Universidade de Illinóis em Urbana- Champaign – UIUC (Estados Unidos) e da USP.

A competição de 2020 é sediada pelo Brasil, sob coordenação dos professores Marcelo Becker (EESC-USP), e dos professores Larissa Driemeier e Rafael Traldi Moura, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli. O tema escolhido foi “O uso de novas tecnologias para o aumento da mobilidade, independência e integração de pessoas com deficiência no Brasil”.

No primeiro dia pela manhã, os participantes receberam a ala inclusiva da Rosas de Ouro. “Ao levar figuras conhecidas dos desfiles nessa ala e pessoas que passam seus dias vivendo essa realidade, a escola de samba trouxe um pouco da realidade dessas pessoas para a mente dos participantes do IBPC 2020”, explicou a professora  Larissa Driemeier.

---

Gratuito, cursinho da Poli está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2020

Estão abertas, até 23 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo 2020 do cursinho da Poli, organizado pelo Grêmio Politécnico. As inscrições presenciais serão realizadas na próxima semana. Leia mais.

MBA em Gestão da Produção da Poli está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o MBA em Gestão da Produção, realizado pelo Dep. de Engenharia de Produçaõ da Poli-USP, operacionalizado pela Fundação Vanzolini. O curso foca na formação dos profissionais para o gerenciamento de processos produtivos com objetivo de formar melhores profissionais e principalmente acompanhar uma demanda do mercado. Leia mais.

Prorrogado até 24/1 o prazo de inscrições para especialização em Engenharia Automotiva da Poli

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) está com inscrições abertas para a turma 2020 do curso de especialização em Engenharia Automotiva. 

Até o dia 24 de janeiro é o prazo de inscrições para o processo seletivo. Os Interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de Documentos requeridos. Veja aqui os detalhes.

---

Poli na mídia

Jornal da USP: Professor da Poli, Wilson Ruggiero, é eleito membro da Academia Nacional de Engenharia

10/01/2020 – A Academia Nacional de Engenharia (ANE) elegeu em dezembro passado os seis novos membros que passam a integrar a entidade em 2020. O professor Wilson Vicente Ruggiero, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP está entre os escolhidos. Leia mais.

Veja S. Paulo: Onde ficavam os cursos da USP antes da Cidade Universitária

Reportagem conta onde eram oferecidos os cursos das unidades da USP antes da criação da Cidade Universitária. Leia mais.

Professor Marcelo Zuffo comenta implicações do 5G em matéria do R7

15/01/2020 – Em reportagem do Portal R7 sobre como a Internet 5G influenciará nas interações tecnológicas, o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, concedeu uma entrevista sobre o tema. Leia mais.

---

Personagens Politécnicos

Conheça a trajetória do Professor Doutor Rubem La Laina Porto

O ex-diretor e professor sênior da Poli, Antonio Marcos de Aguirra Massola, escreveu sobre a trajetória profissional do professor Rubem La Laina Porto, falecido em julho do ano passado. A homenagem foi publicada no site da Poli e pode ser lida no link. Leia mais.

---

Cursos e editais

Evento sobre educação em engenharia recebe submissão de artigos até este domingo (19)

A 14ª edição da conferência TAEE (Tecnología, Aprendizaje y Enseñanza de la Electrónica - Technology, Teaching and Learning of Electronics) será realizada na cidade do Porto, entre 25 e 27 de  junho de 2020. O evento é apoiado pelo IEEE, e o tema relaciona eletrônica e sustentabilidade. A submissão de trabalhos termina em 19 de janeiro. Veja os detalhes no link.

Pós-Doutorado em Mecânica da Fratura Computacional Fragilização por Hidrogênio em Aços

O Núcleo de Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural (NAMEF) da Poli divulgou a disponibilidade de uma bolsa a nível de pós-doutorado nas áreas de mecânica da fratura computacional e integridade estrutural com participação em projeto colaborativo junto a universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais para início imediato. Veja aqui a chamada.

Estão abertas as inscrições para o curso de inglês para atividades acadêmicas para alunos de pós

A AUCANi lançou o Edital 1246/2020 – LEUSP, um curso de inglês presencial dirigido aos alunos de pós-graduação do campus da capital que planejam desenvolver as habilidades linguísticas para comunicação acadêmica e participar dos programas de mobilidade da USP. Veja os detalhes aqui.

---

Quadro de avisos

Pesquisa da Faculdade de Fisioterapia da USP está recrutando pessoas com Lombalgia (dor na parte baixa das costas), para participar como voluntário da pesquisa de mestrado

A pesquisa “Efeito da Diatermia por Ondas Curtas (DOC) e Exercícios de Mat Pilates em Pacientes com Dor Lombar Crônica não específica: um Ensaio Clínico Controlado Randomizado”, está sendo realizada pela mestranda Sandra Amaral, orientada pela Profa Dra Raquel Casarotto, Crefito3/2245- F. 

O objetivo deste estudo é verificar os possíveis benefícios do uso destas duas técnicas na melhora dos sintomas da dor lombar crônica não específica, bem como da capacidade funcional do candidato, melhorando sua qualidade de vida. Caso tenha interesse, entre em contato pelo e-mail sand.fisio@gmail.com.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.