Edição 31 janeiro.2020

Nº 03/2020

Notícias

Premiação de pesquisas em infraestrutura de transportes e segurança viária está com inscrições abertas

O Prêmio Abertis, um concurso que visa fomentar o interesse dos universitários e pesquisadores na área de gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no Brasil, está com inscrições abertas até o dia 16 de março. A premiação tem duas categorias: melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e melhor tese de doutorado ou dissertação de no tema de segurança viária. Os trabalhos devem ter sido defendidos no Brasil durante o ano de 2019, na área de Engenharia de Transportes e correlatas. Leia mais.

---

Professores da Poli lançam livro sobre aplicações modernas de dispositivos eletromecânicos

A editora IoP Publishing lançou, em dezembro de 2019, o livro “Electromechanical Energy Conversion Through Active Learning”, de autoria dos professores da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Roberto Cardoso e Mauricio Barbosa de Camargo Salles, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) e o politécnico Mauricio Caldora Costa. A obra é fruto da experiência de décadas no ensino da Conversão Eletromecânica de Energia, e se utiliza de metodologias de aprendizagem ativa, técnicas modernas que vêm sendo aprimoradas pelos estudiosos da educação. Leia mais.

---

Cursinho popular coordenado por alunos da Poli em Santos abre inscrições nesta segunda-feira

A partir de 3 de fevereiro, os interessados no cursinho pré-vestibular gratuito focado na Fuvest poderão se inscrever online.

---

Poli na mídia

Professor José Aquiles Grimoni (PEA) explica precauções com rede elétrica devido a chuvas de verão

28/01/2020 – Chega a época de verão e logo a preocupação com tempestades e rede elétrica se intensifica. Leia mais.

Professor Luis Sánchez comenta medida provisória que possibilita licenciamento ambiental automático para projetos de baixo ou médio impacto

24/01/2020 – Reportagem do jornal Istoé Dinheiro abordou a publicação pelo governo da Medida Provisória 915, em 27 de dezembro, e que tem causado polêmica entre especialistas do meio ambiente. Leia mais.

G1 conta com apoio do CTH para levantar dados sobre nascentes e rios subterrâneos da cidade de São Paulo

25/01/2020 – Em comemoração aos 466 anos da cidade de São Paulo, o G1 fez uma reportagem especial com dados da metrópole, como a quantidade de vôos, espécies de aves, números de teatros e elevadores. Com a temática “No céu e no subsolo”, eles contaram com apoio do CTH. De acordo com o mapa de rios e córregos de São Paulo, feito pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) para a Prefeitura Municipal de São Paulo, a cidade de São Paulo possui 4.900 km de córregos, sendo 30% cobertos e 70% descobertos. A estimativa do número de nascentes que é 10.300. Acesse o infográfico no link.

Reportagem destaca parcerias da Poli com universidades estrangeiras e possibilidades na pós-graduação

26/01/2020 – Novos cursos de pós-graduação incluem excursão internacional de curta duração. Leia mais.

Professor Marcos Simplício dá dicas de como criar uma senha segura para redes sociais em reportagem

28/01/2020 – Em reportagem do site NSC Total, o professor Marcos Simplício, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP explica como criar uma senha segura para redes sociais. “Escolha de sílabas de palavras de frases conhecidas é uma dica para evitar sequências óbvias, diz especialista”. Leia mais.

---

Agenda

USP e Universidade de Surrey realizam em fevereiro seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 

Data: 3/2/2020

Horário: 14h – 17h

Local: FEA-USP 

No dia 3 de fevereiro, das 14h às 17h, será realizado na FEA-USP o seminário “Mensuração de Impactos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, organizado pelos professores Stelvia Matos e Stephen Morse (Universidade de Surrey, Reino Unido), Marly Monteiro de Carvalho (Poli-USP) e Flavio Hourneaux Junior (FEA-USP).

---

Bolsas, cursos e editais

Embaixada da França no Brasil oferece bolsas de cofinanciamento de doutorado em cotutela

Os projetos aprovados receberão um subsídio de cofinanciamento para estadias na França por um período de seis meses ao ano, durante, no máximo, os três últimos anos do doutorado. O financiamento adicional, no valor mínimo de 750 euros por mês, deve ser garantido por uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail phd@campusfrancebrasil.com.br por um coordenador de projeto que trabalhe em um estabelecimento de ensino superior e/ou de pesquisa, público ou privado, brasileiro ou francês, até o dia 16 de março de 2020 (12h - horário de Brasília). A lista de documentos está disponível no edital.

Empresa Cargill está com processo seletivo aberto para bolsas de liderança

O Institute of International Education da Cargill  abriu inscrições para a Bolsa de Liderança da Cargill na edição 2019-2020, oitava turma para alunos de graduação. Para saber mais sobre a oportunidade de se desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, que inclui uma viagem internacional com alunos de cinco outros países para um Seminário Global de Liderança, clique aqui. Podem se candidatar alunos de primeiro e segundo ano de graduação, e também alunos de terceiro com cursos de duração de 5 anos ou mais. As inscrições podem ser feitas no link

Estão abertas as inscrições para o IX Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte do CNPQ

O Prêmio tem como objetivo fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq. Serão premiadas duas categorias, as de imagens produzidas por câmeras fotográficas, e as de imagens produzidas por instrumentos especiais. As premiações vão de 2 a 8 mil reais. Outras informações pelo e-mail pfoto@cnpq.br ou pelo site www.premiofotografia.cnpq.br .

ESALQ oferece bolsas para comunidade USP em cursos de MBA

A modalidade de bolsas Comunidade USP tem como objetivo contribuir na formação de profissionais vinculados à Universidade de São Paulo. São oferecidos cursos de especialização nas modalidades presenciais e a distância, nas áreas de gestão, agronegócios e marketing.

Japan International Coopertation Agency (JICA) promove palestra sobre oportunidades de bolsas de intercâmbio

A JICA abre anualmente bolsas para intercâmbio para diversas áreas, algumas direcionadas para descendentes da comunidade japonesa, outras abertas a candidatos de vários países. Caso tenha interesse e participar, inscreva-se pelo link mais abaixo. Caso queira conhecer mais sobre a JICA e sua atuação, acesse o link. A agência promoverá uma palestra sobre as oportunidades abertas no dia 9 de fevereiro, domingo, a partir das 9h. Os detalhes do evento e inscrições podem ser acessados aqui. Essa modalidade de bolsa é exclusiva para descendentes de japoneses, e também pode ser pleiteada por não descendentes que realizam trabalho voluntário nas entidades da comunidade nipo-brasileira.

Universidad de Valladolid (Espanha) abre chamada para bolsas de máster na Espanha

Estão abertas as inscrições à chamada adjunta de 30 bolsas, com o patrocínio do Banco Santander, para a realização de estudos de Máster Universitário Oficial ofertado pela Universidad de Valladolid (Espanha) durante os anos 2020 e 2021. A chamada dará prioridade aos brasileiros. 

Curso de proficiência em inglês para alunos de graduação e pós

O Edital 1257/ 2020 – LEUSP – Proficiência em Inglês: Academic Communication (Advanced) – Graduação e Pós-Graduação (1º semestre), divulgado pela AUCANI, oferece curso de inglês presencial com base na preparação para exames de proficiência em inglês para os alunos de graduação e pós-graduação do campus da capital que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP. O programa resulta da parceria entre a AUCANI e o Programa de Pós-graduação “Estudos Linguísticos e Literários em Inglês” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Inscrições abertas para mestrado e doutorado na Ecole Polytechnique, na França

Estão abertas as inscrições aos novos programas de mestrado e doutorado no Institut Polytechnique de Paris (França), uma instituição francesa criada por cinco renomadas universidades francesas: Ecole Polytechnique, ENSTA Paris, ENSAE Paris, Télécom Paris e Télécom SudParis. Os programas são todos oferecidos em inglês e com possibilidade de bolsas no nível doutorado.

Capes e Natura lançam prêmio de excelência em pesquisa

A Capes divulgou esta semana as normas para o Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa - Edição 2020, cujas inscrições encerram-se às 18h, do dia 28 de fevereiro. Veja os detalhes no link.

---

Eleições

Eleição dos representantes dos servidores técnicos e administrativos no Conselho Universitário será realizada no dia 5 de março

A eleição será realizada por meio de sistema eletrônico no dia 05 de março de 2020 e está sendo organizada pela Secretaria Geral da USP.

Resultado das eleições de representantes discentes de pós-graduação já estão no site da Escola

As eleições foram realizadas no dia 28 de janeiro, e os mandatos terão validade a contar da data da publicação da homologação da eleição no Diário Oficial do Estado, que deve sair no sábado, dia 1º de fevereiro. Leia mais.

---

Intercâmbio

Oportunidade para intercâmbio de docente na área de Engenharia Elétrica para universidade na Polônia

Estão abertas as inscrições ao Edital 1244 / 2020 - Mobilidade de Docentes – Rzeszow University of Technology (Polônia), para oferecimento de uma vaga de intercâmbio de servidor docente na área de Engenharia Elétrica, a ser realizado, obrigatoriamente, entre maio e outubro de 2020 na Rzeszow University of Technology - Polônia, instituição parceira da USP.

Bolsas de curta duração de pós-doutorado na Espanha

Estão abertas as inscrições ao programa de mobilidade de professores para universidades parceiras no Grupo Tordesilhas, com bolsas da Fundación Carolina (Espanha). Serão oferecidas bolsas de curta duração de pós-doutorado na Espanha, para a formação de professores brasileiros e portugueses de instituições parceiras do Grupo.

---

Pós-graduação

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e de Cultura e Extensão Universitária lançam nova disciplina

A disciplina DPG-5001 “Atividades de Cultura e Extensão Universitária na Pós-Graduação” será oferecida no 1º semestre, e as matrículas das disciplinas oferecidas especificamente pela PRPG só poderão ser realizadas via web.

---

Vivência universitária

Parque CienTec da USP promove passeio ecológico junto às abelhas sem ferrão

Todo primeiro domingo do mês, é realizado o passeio, realizado em trilhas em mata nativa, das 9h às 12h, no parque que fica localizado em frente ao Zoológico de São Paulo. Leia mais sobre o tema no link.

Instituto de Geociências promove palestra na próxima quinta-feira, dia 6 de fevereiro

Com o tema “Raman spectroscopy and geomaterials: Recent advances and challenges in silicate melt structure and properties", o pós-doutorando da UFSCar, Benjamin Moulton, que pesquisa no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), fará uma palestra no dia 6 de fevereiro, às 14h, no Salão Nobre do Instituto de Geociências, que fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.