Edição 7 fevereiro.2020

Nº 04/2020

Notícias

Ao longo do dia, os engenheiros formados no segundo semestre de 2019 e anteriores participarão de cerimônia no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP. Na ocasião serão entregues as tradicionais premiações dos alunos que obtiveram excelente desempenho durante a graduação. 

A avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues ficará  interditada de 7 a 19 de fevereiro, conforme cronograma da Prefeitura, que pode ser acessado aqui. Portanto, para acessar o auditório do CDI, os participantes do evento de colação deverão estacionar no entorno, que não ficará obstruído, e dirigir-se ao local a pé. Neste período as linhas de ônibus serão desviadas.

---

O engenheiro Jhonatan Arismendi, atualmente doutorando da Poli, observou uma necessidade da indústria de óleo e gás enquanto estava realizando o seu mestrado na Poli. Ele criou uma startup, a PoliPlugs, que confecciona amostras de rochas sintéticas personalizadas com características petrofísicas e químicas – dentro da faixa destes parâmetros – similares às encontradas nos reservatórios de onde são extraídos óleo e gás nas camadas do Pré-Sal. Leia mais.

---

Ex-alunos da Poli oferecem bolsas de estudo e mentoria para estudantes dos dois primeiros anos

A Associação dos Antigos Alunos da Poli, conhecida pela sigla AEP, divulgou esta semana o Edital do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos da AEP, uma iniciativa de apoio financeiro e mentoria destinada a estudantes universitários regularmente e exclusivamente matriculados nos dois primeiros anos dos cursos de graduação da Poli, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Leia mais.

---

Poli e Prefeitura de Cajamar assinam acordo de cooperação

Convênio prevê implantação de Centro de Referência e Apoio aos Munícipes de Cajamar. Leia mais.

---

Premiação de pesquisas em infraestrutura de transportes e segurança viária está com inscrições abertas

O Prêmio Abertis receberá inscrições até o dia 16 de março. Os trabalhos devem ter sido defendidos no Brasil durante o ano de 2019, na área de Engenharia de Transportes e correlatas. Leia mais.

---

Poli na mídia

Professor da Poli, Jorge Leal Medeiros, explica vantagens de compartilhamento de vôos entre companhias aéreas

04/02/2020 – “A Gol Linhas Aéreas e a American Airlines anunciaram hoje um acordo de codeshare — quando uma companhia pode vender assentos em voos operados pela parceira — ampliando a oferta de ligações entre Estados Unidos e Brasil, o que permitirá também à americana avançar em destinos na América do Sul. A complementaridade de destinos é uma vantagem clara, porque amplia o mercado de atuação da Gol. E mais competição é sempre bom, pode estimular mudanças no preço das tarifas — observa Jorge Leal Medeiros, professor da Poli-USP e especialista em aviação.”  Leia matéria completa no site

Reportagem aborda artigo de pesquisadores da Poli sobre atuação de brasileiros na plataforma Amazon Mechanical Turk

A matéria do Portal Gizmodo aborda o artigo “The Brazilian Workers in Amazon Mechanical Turk: Dreams and realities of ghost workers”, que deve ser publicado no final do primeiro semestre de 2020, os pesquisadores Bruno Moreschi, Gabriel Pereira e Gustavo Aires com a orientação do professor Fabio Cozman, fizeram um perfil dos brasileiros que estão na plataforma. Leia mais.

“Carros elétricos: e quando a bateria arriar?” Professor Ronaldo Salvagni, da Poli-USP, comenta o tema em artigo

04/02/2020 – Qualquer aparelho elétrico “autônomo”, ou seja, que não precisa estar ligado na tomada para funcionar, usa baterias que podem ser trocadas ou recarregadas. Um carro elétrico não é diferente. Sua bateria não poderia também ser trocada, ao invés de obrigatoriamente ter que recarregar? Leia matéria completa aqui.

Reportagem da Gazeta do Povo aborda desafios de fundos de endowment como o Amigos da Poli

31/01/2020 – “Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, há fundos bilionários, o maior fundo de endowment brasileiro, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli, criado por ex-alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) tem, hoje, R$ 30 milhões acumulados. A falta de uma legislação específica e abrangente, que incentive as contribuições, a ausência da cultura de “dar retorno” e o desinteresse do brasileiro pelas instituições públicas são apontados como os principais motivos do pouco envolvimento da sociedade com o financiamento de ações e projetos acadêmicos.” Leia mais.

---

Agenda

Comissão de Relações Internacionais promove palestra de orientação sobre o Processo Seletivo de Aproveitamento de Estudos

O evento será realizado no dia 21 de fevereiro, das 11h30 às 13h30, no Auditório do Prédio da Administração.

Poli realiza workshop sobre ciência de dados de 18 a 20 de fevereiro (V Workshop on Data Science)

O propósito geral do workshop é promover a disseminação de conhecimento em técnicas de gerenciamento, análise e visualização de dados, destinado a pesquisadores, profissionais, professores e alunos interessados em aprofundar seus conhecimentos na área. Veja aqui os detalhes.

Conferências trazem para São Paulo discussões de alto nível em políticas, inovação, ciência e perspectivas de mercado nos setores de bioenergia e bioeconomia

Estão abertas, até 10 de março de 2020, as inscrições à conferência unificada, promovida pela Biofuture Summit II e pela BBEST2020 em São Paulo. Os interessados podem participar e ajudar a reunir as políticas, inovação e ciência para permitir a bioeconomia sustentável de baixo carbono que nosso futuro exige. O Presidente da AUCANI, Valmor Tricoli, ressalta que Conferência Científica BBEST e a iniciativa multilateral da Plataforma Biofuture de 20 países uniram forças para trazer ao Brasil o melhor do mundo nesta área. No link acima, há uma lista expressiva de palestrantes confirmados em vários tópicos. O evento será realizado de 30 de março a 1º de abril.

---

Bolsas, cursos e editais

Núcleo de empreendedorismo da USP recebe inscrições até este domingo, dia 9 de fevereiro

O Núcleo de Empreendedorismo da USP está com o processo seletivo para novos integrantes aberto. “Somos um grupo de alunos que desenvolvem projetos para a comunidade USP com o objetivo de fomentar empreendedorismo dentro da universidade através de projetos como hackathons, treinamentos, conexão com startups de tecnologia, entre outros. O time multidisciplinar é uma oportunidade de entrar em contato com inovações e startups”, explica o aluno Douglas Medeiros Pessoa.

AEP oferece bolsas de estudo e mentoria para estudantes dos dois primeiros anos

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Politécnica(Poli) da USP, conhecida pela sigla AEP, divulgou o Edital do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos da AEP, uma iniciativa de apoio financeiro e mentoria destinada a estudantes universitários regularmente e exclusivamente matriculados nos dois primeiros anos dos cursos de graduação da Poli, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada. O Edital pode ser conferido aqui

Universidad de La Rioja e Santander abrem edital de bolsas para estudos de língua e cultura espanholas

Anunciamos que estão abertas as inscrições online para o XVI Edital de Bolsas 2020-2021 de Cursos de Língua e de Cultura Espanholas de la Universidad de La Rioja (Espanha), com o patrocínio do Banco Santander, para a realização de um curso trimestral de Cursos de Língua e de Cultura Espanhola para o próximo ano acadêmico 2020-2021.

Fapesp e Global Alliance for Chronic Disease (GACD) promovem palestra de esclarecimento sobre chamada de propostas

Focado na chamada em Prevenção primária e secundária para câncer, edital que se encerra no dia 30 de abril, o evento será realizado no dia 17 de fevereiro, das 8h30 às 12h, na sede da FAPESP.

Inscrições abertas para a Bolsa de Liderança da Cargill para alunos de graduação

O Institute of International Education da Cargill abriu inscrições para a Bolsa de Liderança da Cargill na edição 2019-2020. Para saber mais sobre a oportunidade, que inclui uma viagem internacional com alunos de cinco outros países para um Seminário Global de Liderança, clique aqui. Podem se candidatar alunos de primeiro e segundo ano de graduação, e também alunos de terceiro com cursos de duração de 5 anos ou mais. As inscrições podem ser feitas no link.

Edital oferece bolsas de pesquisa na Alemanha

Anunciamos que estão abertas as inscrições ao programa de bolsas de pesquisa de doutorado e pós-doutorado na RWTH Aachen University (Alemanha). O “Programa de Oportunidades de Pesquisa Avançada” (AROP) oferece bolsa de viagem e bolsa mensal de estudos por um período de até 6 meses.

Capes e Fulbright oferecem bolsas de doutorado

A Comissão Fulbright Brasil, em parceria com a Capes, oferece bolsas de doutorado pleno nos Estados Unidos. Serão oferecidos até 20 benefícios para desenvolver pesquisas nas melhores universidades americanas.

---

Vivência universitária

Agência USP de Inovação promove palestra sobre saúde emocional do empreendedor

Na próxima semana, no dia 13 de fevereiro, a Arena Santander receberá o evento “O mundo emocional do empreendedor”, das 14h até às 15h30. Para se inscrever, acesse o link.

Protagonismo ético é tema de palestra na Arena Santander

Dia 19 de fevereiro, será realizada uma palestra promovida também pelo InovaUSP, que propõe uma investigação sobre o  tema “Protagonismo Ético”. Os organizadores pretendem esclarecer a relevância da autorresponsabilização pelo processo de autopercepção, autoconhecimento e autodesenvolvimento, assim como pela dimensão ética, para a melhoria da convivência. O palestrante será Felipe Mello, e o evento é aberto e gratuito, com certificado.

 Brasiliana recebe exposição sobre oratórios brasileiros

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebe, de 12 de fevereiro a 28 de abril, a exposição Oratórios Brasileiros em textos e imagens, que apresenta um conjunto de oratórios ao lado de itens raros do acervo textual e iconográfico da Biblioteca. Com abertura no dia 12 de fevereiro, às 17h, a exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 na Sala Multiuso da BBM.

 

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.