Edição 14 fevereiro.2020

Nº 05/2020

Notícias

Semana de Recepção dos Calouros de 2020 começa na próxima segunda-feira

Todos os anos as unidades da USP planejam eventos especiais para recepcionar os calouros no início das aulas. Em 2020, a Poli receberá seus 870 ingressantes com foco no acolhimento; as questões abordadas nas palestras e atividades da primeira semana terão a preocupação de incluir os alunos na tradicional e centenária faculdade de engenharia. A programação vai de 17 a 22 de fevereiro, e conta com trote solidário, visita a centros de pesquisa da Poli, e uma aula inaugural com o físico Paulo Artaxo, que trabalha com física aplicada a problemas ambientais. Leia mais.

---

Professores da Poli apresentam linhas de pesquisas em Engenharia de Minas e Petróleo

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, professores e alunos do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli apresentaram as linhas de pesquisas que desenvolvem, durante um workshop interno. O evento foi realizado para promover a troca de conhecimento entre os pesquisadores do departamento, e possibilitar, futuramente, não apenas parcerias internas, mas também com empresas por meio de soluções práticas para indústria. Leia mais.

---

Professores da Escola Politécnica recebem prêmio da USP por trajetória pela inovação

Os docentes Guilherme Ary Plonski e Ivanildo Hespanhol, falecido em 2019, tiveram sua contribuição com o desenvolvimento e construção de conhecimento reconhecidas pelo Prêmio USP Trajetória pela Inovação, conforme anunciado em 31 de janeiro. Os dois professores, juntamente com outros quatro nomes da universidade, foram escolhidos pela segunda edição do prêmio, que é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP e da Agência USP de Inovação (Auspin). A solenidade com a entrega do prêmio ocorrerá no dia 8 de abril.

---

Grupo de Engenharia Biomédica da Poli participa de hackathon da área da saúde

O grupo de Engenharia Biomédica da Poli, o ARGO, participou da primeira edição do evento HackMed – Conference & Health Hackathon, realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, na Faculdade de Medicina da USP. Durante três dias, profissionais, estudantes e professores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento participaram de uma imersão no universo da saúde. Veja aqui o relato deles.

---

Dia-a-dia na Poli

Hoje está sendo realizada a colação de grau dos formandos de 2019 e semestres anteriores. A cobertura completa será divulgada na segunda-feira.

As fotos estarão disponíveis no Banco de Imagens da Poli, no link.

---

Poli na mídia

Com participação da Poli: Indústria 4.0 é tema de escola de samba

10/02/2020 – A Rosas de Ouro, uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval paulistano, vai levar a Indústria 4.0 para a avenida neste ano, com o tema “Tempos Modernos”. Em colaboração com empresas de tecnologia e três instituições de ensino superior, a escola vai levar ao Sambódromo do Anhembi diferentes experiências digitais interativas. Entre as universidades, estão participando a Poli-USP, o Centro Universitário FEI e o Instituo Mauá de Tecnologia. Leia mais.

Jornal da USP: Rochas sintéticas simulam condições do pré-sal e facilitam estudos

11/02/2020 - A exploração de petróleo no pré-sal é realizada sob condições extremas: envolvem grandes profundidades, além de alta pressão e temperatura, o que impõe diversos desafios à indústria de petróleo. Durante seu mestrado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o engenheiro Jhonatan Arismendi percebeu que poderia contribuir para solucionar parte destes desafios e ainda facilitar o desenvolvimento de estudos na área. Leia mais.

---

Agenda

---

Bolsas, cursos e editais

Estão abertas as inscrições de processo seletivo para Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Até 27 de março, os interessados nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Poli podem se candidatar a uma vaga. As aulas começam no segundo quadrimestre de 2020. Veja mais informações.

NAP.Mineração oferece bolsa de pós-doutorado em Sustentabilidade e Uso da Terra

Estão abertas as inscrições para uma bolsa de pós-doutorado na Poli. O foco da pesquisa é usos da terra e conflitos em áreas de mineração artesanal e em pequena escala de ouro (ASGM) na Amazônia Brasileira. Veja as informações completas aqui.

Estão abertas, até 17 de fevereiro, as inscrições para curso de preparação para provas de proficiência em inglês

A AUCANI lançou um edital para o curso avançado presencial de inglês para alunos de graduação e pós que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica da USP. Veja aqui os detalhes.

Inscrições para oficina "Writing a Summary" terminam na próxima terça-feira

Estão abertas as inscrições, até 19 de fevereiro de 2020, para o Edital 1263/ 2020 – LEUSP – Oficina Writing a Summary (1º semestre), oficina de inglês presencial dirigido aos alunos de graduação e pós-graduação do campus da capital.

Fulbright Brasil e CAPES oferecem bolsas para doutorado pleno nos Estados Unidos

A Comissão Fulbright Brasil em parceria com a Capes oferece até 20 benefícios para desenvolver pesquisa em universidades americanas.

Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) oferece bolsa para aperfeiçoamento em francês

Estão abertas as inscrições à oferta de bolsa para cursos de aperfeiçoamento em francês para um estudante brasileiro, promovida pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica).

---

Quadro de avisos

Professores da USP estão coletando assinaturas para carta aberta ao Reitor

A divulgação de carta aberta ao Reitor da USP, sobre a carreira docente na USP e questões remuneratórias, nos foi solicitada pelo professor Marcos Simplicio Jr., do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli.

O documento pode ser acessado aqui, e os seguintes professores podem ser procurados por quem desejar assinar a carta: João Marcelo Alves (ICB) jotajj@usp.br, Bruno Gualano (FM) gualano@usp.br, Carlos Takeshi Hotta (IQ), hotta@iq.usp.br, Paula Marcelino (FFLCH) prpmarcelino@gmail.com, Cibele Maria Russo Novelli (ICMC) cibele@icmc.usp.br, Katiuchia Sales (FMRP) atiuchia.sales@gmail.com, Daniel de Angelis Cordeiro (EACH) daniel.cordeiro@usp.br.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---

Escola Politécnica
Universidade de São Paulo


Expediente
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes
Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de Comunicação
Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Amanda Rabelo – jornalista
Rosana Simone Vieira da Silva - analista de comunicação

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pela Comunicação Institucional da Poli-USP. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários.

Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e -mail comunicacao.poli@usp.br,
de segunda a quinta-feira até 12h, impreterivelmente.